Co-criação de valor: Um panorama dos estudos recentes

Geovane Paulo Sornberger, Arlete Redivo

Resumo


Co-criação consiste na interação entre consumidores e produtores quando da criação de valor ao mercado, situação cada vez mais presente nas organizações, dado o ambiente inovativo em que estão inseridas. Este artigo analisa as publicações recentes sobre esse tema com vistas a identificar os contextos explorados por esses estudos. As buscas realizadas na base de dados EBSCO Discovery Service resultaram na compilação de 125 papers, nos quais foram identificadas 94 palavras-chave que, após categorizadas, deram origem a oito contextos abordados com maior frequência durante o período analisado. Por meio de uma análise de conteúdo realizada nos resumos dessas publicações, encontramos evidências que sugerem que, em todos os oito contextos identificados, as organizações envolvidas estão se dando conta de que converter o consumidor em uma nova fonte de competência é essencial. Limitações do estudo e sugestões para pesquisas futuras são apresentadas ao final.


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Área do conhecimento: Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo

Ano de fundação: 2008

ISSN: 2175-1722

Título abreviado: RC&A

E-mail: rca@unemat.br

Unidade: Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas - FACISA