29/06/2018  11:10 – por Saidy K. M. Souza

Acadêmicos do curso de Administração do Campus de Sinop e a equipe do projeto “Cilu II – Rede Social do Livro” criaram no último dia 26/06/18 um local chamado de “Espaço da Honestidade” no Campus de Sinop. Trata-se de um estande junto à Biblioteca Livre que o projeto Cilu disponibiliza no Campus onde os usuários poderão fazer doações  em dinheiro depositando na caixa de arrecadação. A iniciativa segue os moldes de sistemas vistos em outros países nos quais pessoas, principalmente pequenos produtores rurais, disponibilizam produtos em estandes de autoatendimento onde o próprio comprador paga e faz seu troco sem nenhuma pessoa para fiscalizar.

Além de arrecadar fundos que serão revertidos para o projeto, o intuito também é desenvolver o senso de honestidade e confiança nas pessoas, pois a caixa fica em local de fácil acesso ao público. Os livros doados pela comunidade acadêmica estarão disponíveis em uma estante para leitura no local ou para aquisição pelo valor de R$ 5,00. Trata-se de um valor simbólico que será revertido em favor do projeto Cilu II, para sua continuidade.

De acordo com a acadêmica Aline Silva “o espaço é aberto e de autoatendimento. O maior desafio é justamente testar a honestidade do acadêmico e da sociedade em geral.” No próximo semestre o Espaço da Honestidade estará disponível desde o início das aulas. O Projeto Cilu II – Rede Social do Livro é coordenado pelo professor Ronald Tavares da Silva e o Espaço da Honestidade está sendo realizado pelos acadêmicos da 6ª Fase que integram o ADM Social, de responsabilidade da professora Salli Baggenstoss, ambos do Curso de Administração – Campus Sinop.