28/11/2018 09:10 – por Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

Os 22 acadêmicos da segunda turma do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras (PPGLetras) da Unemat/Sinop apresentaram o andamento de suas pesquisas, nos dias 21, 22 e 23 de novembro. A atividade integrou o II Seminário de Pesquisa em Letras que reuniu trabalhos nas linhas de Estudos Linguísticos e Literários. A programação, centrada na temática “Múltiplas Faces da Linguística e da Literatura: vozes amazônicas”, contou com a participação de docentes do PPGLetras e dos professores convidados Patrícia Nakagome (UnB), Maristela Cury Sarian (Unemat/Cáceres) e Ruberval Maciel (UEMS).


Segundo a coordenadora do PPGLetras, Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos, o evento tem o objetivo de contribuir com a construção das pesquisas dos mestrandos através da socialização dos estudos. “Os professores convidados nos ajudam a repensar os processos orientativos e a dialogar com as teorias utilizadas em outros contextos. É uma oportunidade para que os mestrandos potencializem suas produções e reflitam sobre os caminhos”, ressaltou.


A professora da UnB, Dra. Patrícia Nakagome, realizou a conferência Leitura literária:
ignorância e emancipação. E, em seguida, pode conhecer as investidas científicas da linha de
Estudos Literários. Ela destacou o engajamento dos discentes e dos docentes. “O que vi de
mais especial aqui foi o envolvimento das pessoas. Professores e alunos prestigiando uns aos
outros. O que vi aqui foi um ambiente bem mais colaborativo do que os outros, o que culmina
em trabalhos com temas relevantes e hipóteses interessantes”, comentou.


Para a professora Dra. Maristela Cury Sarian (Unemat/Cáceres), que acompanhou a apresentação dos trabalhos da linha de Estudos Linguísticos, em especial os na área de Análise do Discurso, o destaque do evento está na interlocução. “Temos aqui um espaço de encontro com profissionais de outras instituições. Há também uma importante troca de saberes e experiências entre os programas da universidade. Os trabalhos apresentados são fortes, necessários e atuais. Muito bem orientados e estruturados”, elogiou a professora que também ministrou a conferência O Movimento do Analista do Discurso no Processo de Constituição e de Leitura do Arquivo.


A maturidade do PPGLetras foi o aspecto salientado pelo convidado da UEMS, Prof. Dr. Ruberval Franco Maciel. Ele participou das apresentações das pesquisas dos mestrandos nas áreas de Linguística Aplicada e Sociolinguística e também falou sobre Translinguagem como Prática Transgressiva nos Estudos de Linguagem. “O grupo da Unemat tem mostrado crescimento tanto na quantidade quanto na qualidade dos trabalhos. Estou muito feliz com o que vi aqui. Pretendo voltar sempre que me convidarem”, concluiu.