22/03/2019 09:59 – por Facet

A professora Luciana Mafalda Elias de Assis, docente da Unemat – Campus Universitário de Sinop, professora do curso de Licenciatura em Matemática, lotada na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – FACET, acaba de concluir seu doutorado pela Universidade de Estudos de Torino (UNITO) na Itália.
 
Cursou o programa de doutorado “ Sistemas Complexos para as Ciências da Vida” sob a orientação do professor Ezio Venturino e defendeu em 25/02/2019 a tese de doutorado intitulada “Modelos matemáticos pra interações ecoepidemiológicas, com aplicações de comportamento de bando e tuberculose bovina, e interações de evolução de chamados de alarme” recebendo honras pela importância dos resultados científicos obtidos. 
 
Durante seu doutoramento realizou-se para a tese de doutorado, um convênio acadêmico internacional específico de dupla-titulação com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) no Brasil através do programa de doutorado em “Fisiopatologia Experimental” , cujo principal objetivo  foi promover a cooperação acadêmica  entre ambas universidades. 
 
Como resultado, a professora receberá o título de “Doutora em Sistemas Complexos para as Ciências da Vida” pela Universidade de Estudos de Torino e o título de “Doutora em Ciências” pela Universidade de São Paulo. 
 
A tese apresentada aos programas de doutorado, apresenta vários modelos matemáticos não-lineares aplicados à ecoepidemiologia e à evolução. Realizou-se um estudo detalhado envolvendo modelos do tipo presa-predador considerado um recurso alternativo para o predador, investigando situações de infecção na presa e no predador em modelos separados. 
 
Tal estudo, serviu de aporte teórico para a investigação de problemas como a tuberculose bovina em espécies de animais selvagens, em especial búfalos e leões, apresentado em um modelo específico. Levando-se em conta que a espécie de búfalos possui um comportamento de bando, o modelo descreve também o comportamento de defesa de grupo em que a manada forma uma fronteira protegendo os indivíduos mais fracos e filhotes da predação. 
 
Também desenvolveu-se modelos matemáticos para explicar a evolução dos chamados de alarme em espécies de aves e mamíferos.
 
A banca avaliadora, por unanimidade, concedeu à Luciana Mafalda Elias de Assis Menção Honrosa devido aos valiosos resultados científicos obtidos em sua pesquisa. Isto é motivo de orgulho para nossa Instituição Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT.