21/12/2019 11:10 – por Facisa

No último dia 11 do mês de dezembro foi realizado o projeto Fábrica de Negócios sobre a orientação do prof. Marcelo Rosa na CDL – Câmera de dirigentes lojistas – de Sinop. O projeto tem viés na fomentação de propostas de novos negócios, em que acadêmicos da 7º fase do curso de Administração do Campus da Unemat de Sinop pesquisam e trabalham informações técnicas de um possível negócio no simulador 3.0 do Sebrae.

 

Após meses de pesquisas, análises, orientações de docentes de diferentes áreas da administração e alimentação do simulador, os acadêmicos defendem seus negócios para uma junta de empresários do seguimento proposto, onde são sabatinados e apontados por forças e fragilidades do negócio. Por fim os empresários avaliadores levantam as plaquinhas se investiriam ou não no negócio.

 

O Projeto ocorre em parceria com a Unemat, Sebrae, CDL e ACES além de vários empresários convidados. De acordo com Marcelo Rosa – coordenador do projeto – tal projeto funciona como uma incubadora de negócios, em que ficam abertos para possíveis stakeholders que possam interessar em tocar o negócio adiante, além de estimular a cultura empreendedora nos acadêmicos.

 

Outro ponto ressaltado pelo coordenador do projeto é uso de simuladores empresariais para gestão das empresas e também criação de novas empresas, com o uso dessas ferramentas o empreendedor pode simular cenários, avaliar riscos e possíveis oportunidades antes mesmo de abrir o negócio evitando assim possíveis falhas apontadas com antecedência pelos simuladores.