01/10/2020 09:04:13 – por Nataniel Zanferrari e Lygia Lima

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) prorrogou até o dia 5 de outubro o prazo para os interessados em concorrer a bolsas de iniciação a docência e de supervisor no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid).  Os dois editais tiveram a data de inscrição prorrogadas e podem ser acessados clicando aqui .

O resultado final será publicado no dia 22 de outubro. Todos os trâmites da seleção serão realizados de forma online, e durante a pandemia Durante a pandemia as atividades, que são realizadas no ambiente escolar estão ocorrendo de modo remoto, onde o acadêmico auxilia e acompanha os trabalhos de ensino do professor da escola.

O edital seleciona 360 bolsistas de Iniciação à Docência que, ao ingressar no Programa, tenham concluído menos de 60% da carga horária regimental de curso, e 45 bolsistas supervisores que seja professores das escolas de Educação Básica da rede pública de ensino que integram o projeto. Estes professores são responsáveis por planejar, acompanhar e supervisionar as atividades dos estudantes de Licenciatura nas escolas.

A bolsa é de R$ 400 para os alunos e R$ 765 para os professores da rede pública de ensino.

 

O Programa

O Pibid é um programa da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos alunos dos cursos de Licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de Educação Básica.

Esta é uma modalidade de bolsa na qual o estudante também pode ter outra atividade de trabalho e remuneração, bastando que tenha disponível por mês 32 horas para as atividades de ensino na escola de educação básica. O objetivo do Pibid é propiciar ao acadêmico a experiência profissional na sua área de estudos, o que deve repercutir na melhoria da sua formação.

Vagas

São ofertadas vagas para os câmpus de Alta Floresta, Alto Araguaia, Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino, Juara, Médio Araguaia, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda, Rondonópolis, Sinop e Tangará da Serra.

As vagas são para os núcleos de Ciências Biológicas, Educação Física, Filosofia e Ciências Sociais, Física, Geografia, História, Licenciatura Intercultural Indígena, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia e Pedagogia Indígena.