Main Menu Top Menu

Curso de Engenharia Civil

Coordenador do Curso: Profª. Ms. Karen Wrobel Straub Schneider
e-mail: engenhariacivil.sinop@unemat.br

Downloads do curso

SOBRE O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

Período: Integral 
Duração: 10 semestres 
Entrada: 80 vagas anuais ( 40 pelo Sisu e 40 pelo Vestibular)

TÍTULO: Engenheiro Civil

Símbolo do Curso

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais e portos. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação.Com base nesses dados, o profissional desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício, definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação, calculando os efeitos dos ventos e das mudanças de temperatura na resistência dos materiais usados na construção. Esse profissional também pode dedicar-se à administração dse recursos prediais, gerenciando a infraestrutura e a ocupação de um edifício.

Disciplinas como Matemática, Física, Estatística, Desenho e Lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo e desenho. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, o acadêmico cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas, como Estruturas, Construção Civil, Hidráulica e Saneamento, Transportes ou Geotecnia.

Em geral, os engenheiros recém-formados são bem aceitos no mercado. No setor público, há vagas em diversos órgãos. Na iniciativa privada, o profissional pode trabalhar em construtoras de habitações, rodovias, barragens, fundações ou em empresas de consultoria que prestam serviços de inspeção, reforço e laudos no ramo da construção civil.