Main Menu Top Menu

Curso de Engenharia Elétrica

Coordenador do Curso: Profa. Dra. Adriana Souza Resende
e-mail: engenhariaeletrica.snp@unemat.br

Site alternativo do curso

Downloads do curso

SOBRE O CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

Período: Integral 
Duração: 10 semestres 
Entrada: 80 vagas anuais ( 40 pelo Sisu e 40 pelo Vestibular)

TÍTULO: Engenheiro Eletricista

Símbolo do Curso

Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que estuda a energia elétrica, suas propriedades e também o eletromagnetismo. A principal atribuição do Engenheiro Eletricista é projetar e construir usinas de energia (tais como hidrelétricas, nucleares e termelétricas), linhas de transmissão e sistemas elétricos em geral, tais como motores elétricos, veículos elétricos, máquinas, entre outros. Na carreira do Engenheiro Eletricista, este profissional poderá escolher entre dois ramos principais de atuação: Eletrotécnica (Engenharia Elétrica Pesada) e Eletrônica (Engenharia Elétrica de Precisão). No ramo de atuação Eletrotécnica, o profissional vai atuar projetando e dando suporte a grandes sistemas, tais como usinas, motores elétricos pesados e instalações elétricas industriais. Na área da Eletrônica, o engenheiro eletricista vai atuar em sistemas menores e de maior precisão, tais como máquinas e circuitos eletrônicos, pequenos robôs e sistemas de controles eletrônicos.

Para ter sucesso no curso, é importante ter afinidade com Física e Matemática. O interessado deve gostar também de resolver problemas e investir na solução encontrada. O trabalho do engenheiro não é imediatista e exige paciência, dedicação e organização.

Apesar da área pública ser dominante em quantidade de empregos, há espaço para os engenheiros eletricistas em empresas privadas. O trabalho se concentra em indústrias, prestação de serviços e elaboração de projetos.