Main Menu Top Menu

Curso de Sistemas de Informação

Coordenador do Curso: Prof. Dr. Marcelo Leandro Holzschuh
e-mail: facetsinop@unemat.br

>>>Site alternativo do curso<<<

Downloads do curso

SOBRE O CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Período: Noturno
Duração: 08 semestres 
Entrada: 80 vagas anuais ( 40 pelo Sisu e 40 pelo Vestibular)

TÍTULO: Bacharel em Sistemas de Informação

Símbolo do Curso

O curso de Sistemas de informação é considerado de atividade-meio, que visa a formação de profissionais em computação ou informática com intuito principal de automatizar sistemas para gerência de informação nas organizações. A área de Sistemas de Informação lida com sistemas complexos em empresas e governo, com a necessidade de conhecimentos técnicos e organizacionais em seu projeto, desenvolvimento e gerenciamento para trazer suporte na tomada de decisão e nas estratégias das organizações. Os Sistemas de Informação e as Tecnologias da Informação e Comunicação nas organizações destacam-se pelo uso eficiente de recursos oferecendo um impacto significativo na produtividade e na competitividade das empresas nacionais e internacionais, em um mundo globalizado e competitivo.

Em Sistemas de Informação abrange-se em sua formação a aquisição de conhecimento teórico e prático, de técnicas e ferramentas computacionais necessárias para desenvolver, selecionar, aplicar e gerir soluções de forma a atender às necessidades da sociedade. Os conhecimentos adquiridos na formação do Bacharelado em Sistemas de informação estão vinculados principalmente as áreas de Ciência da Computação, Matemática e Administração. O curso visa uma formação sólida na área da computação, com uma grande diversidade de conteúdos como: algoritmos e complexidade; arquitetura e organização de computadores; banco de dados; circuitos digitais; computação gráfica; engenharia de software; estruturas de dados; fundamentos de linguagens; inteligência artificial e computacional; interação humano-computador; linguagens formais e autômatos; lógica; multimídia; processamento de imagens; processamento distribuído; processamento paralelo; programação; realidade virtual; redes de computadores; robótica; segurança; sistemas embarcados; sistemas operacionais; entre outros. A formação do Bacharelado em Sistemas de Informação agrega outras áreas como Ciências da Natureza e Contexto Social e Profissional.

O bacharel em Sistemas de Informação é uma evolução natural do profissional de tecnologia da informação, o curso proporciona o alinhamento dos conhecimentos em computação e o conhecimento em gestão. Sua formação é focada no desenvolvimento, manutenção e gestão de sistemas de informação dos dados de uma organização, seja para capturar, armazenar ou processar estes dados. O profissional formado no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação poderá atuar em empresas de diferentes ramos de atividades, no setor específico de computação e/ou desenvolvimento, implementação e gerenciamento de sistemas computacionais, desempenhando as funções de analista de sistemas, projetista de sistemas, analista de suporte de sistemas, de chefia intermediária e superior. Esses profissionais atuam em empresas da área computacional que prestam serviços e produtos, como exemplo: empresas de consultorias e em empresas dedicadas ao desenvolvimento tanto de hardware quanto de software. Além disso, o profissional poderá atuar em pesquisa científica, bem como ser capaz de inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura de tecnologia da informação em organizações.