Main Menu Top Menu

Curso de Administração

Coordenador do Curso: Profª Drª ADMª Maria Eloisa Karolczak
e-mail: adm.sinop@unemat.br
Telefone: 66 3511 2163

Downloads do curso

SOBRE O CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
  Período: Noturno
  Duração: 08 semestres
   Entrada: 100 vagas anuais ( 50 pelo Sisu e 50 pelo Vestibular)

TÍTULO: ADMINISTRADOR
Símbolo do curso

O administrador é o profissional que organiza, planeja e orienta o uso dos recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo tipo de problema administrativo. Cria métodos, planeja atividades, organiza o funcionamento dos vários setores da empresa, calcula despesas e garante a perfeita circulação de informações e orientações. O seu objetivo é evitar falhas de comunicação, escassez ou excesso de empregados, gastos desnecessários ou outros problemas que gerem desperdício,ineficiência ou déficit orçamentário. Os graduados em Administração ainda realizam verificação de procedimentos e controle de custos. Podem atuar na área de comércio exterior, gestão ambiental e logística, bem como na administração do fluxo produtivo das empresas. Há possibilidades, ainda, no âmbito da análise de sistemas, gestão de informações e marketing. Além de empresas e indústrias, o administrador pode atuar em escolas, hospitais, clubes esportivos, propriedades rurais, fundações, cooperativas, organizações públicas e do terceiro setor.

O curso de Administração visa formar administradores que poderão atuar como executivos e/ou empreendedores, preparados tanto conceitualmente como instrumentalmente, para  contribuírem e comprometer-se com o sucesso das organizações em que atuam. No aspecto corporativo, o sucesso vem da utilização dos princípios e ferramentas da administração estratégica, que envolvem: definição da visão, missão e objetivos; formulação de estratégia, implementação da estratégia e estabelecimento dos sistemas de medição e avaliação estratégicos. A grade curricular do curso apresenta um conjunto de disciplinas relacionadas com as principais áreas funcionais de uma organização, com destaque para Matemática, Economia, Teoria da Administração, Contabilidade, Matemática Financeira, Psicologia Organizacional, Sociologia, Estatística, Gestão de Pessoas, Gestão de Custos, Organização, Sistemas e Métodos, Legislação Empresarial, Administração Mercadológica, entre outras.

O Administrador atua em diversas áreas das empresas: Administração de Material/Logística, Marketing, Produção, Organização e Métodos, Recursos Humanos e Relações Industriais, Administração Financeira e Orçamentária, além de campos conexos. Os Administradores passam por várias etapas dentro de uma empresa, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior, além de atuar em pesquisa e desenvolvimento, plano de negócios e planejamento estratégico, bem como em assessoria, consultoria e perícia.