Main Menu Top Menu

Curso de Ciências Contábeis

Coordenador do Curso: Prof. Sérgio Guaraci Prado Rodrigues
e-mail: contabeis@unemat.br
Telefone: 66 3511 2148

Downloads do curso

SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
  Período: Matutino
  Duração: 08 semestres
   Entrada: 100 vagas anuais ( 50 pelo Sisu e 50 pelo Vestibular

TÍTULO: CONTADOR

Símbolo do Curso

É a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. O contador planeja, coordena e controla os registros negociais (compras, vendas, investimentos e aplicações) de uma empresa, permitindo que se tenha uma visão precisa do patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para que tomem decisões sobre a direção do negócio. Orienta, mostra e indica os pontos de atenção, como o volume de despesas acima da média. Registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Também pode ajudar a traçar planos de investimento. Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contabilista, é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade. Tornou-se obrigatório, desde junho de 2010, submeter-se a um exame para obter o registro.

O primeiro ano do curso de Ciências Contábeis é ocupado principalmente com as disciplinas básicas, como Sociologia, Português, Economia, Direito e Administração. Em seguida é a vez das disciplinas voltadas para a formação técnica e gerencial, como Teoria da Contabilidade, Planejamento e Contabilidade Financeira. Há também aulas de Legislação Comercial, Direito e Planejamento Tributário. No terceiro ano começam as aulas de Auditoria e Perícia. É importante participar de seminários e assistir a palestras sobre questões da atualidade, oferecidos pelas melhores escolas, para se manter informado e atualizado.

O campo de atuação do profissional contábil é bastante amplo e diversificado. O profissional pode ser contador, exercendo as contabilidades financeira, geral, fiscal, societária, de custos, gerencial e estratégica. A contabilidade financeira ou contabilidade geral, quando aplicada a atividades específicas, recebe uma “nova roupagem, considerando-se as peculiaridades no ramo de atividade em que ela é aplicada. Algumas dessas atividades precisam ser abordadas no curso, considerando, principalmente, as demandas regionais. Assim, surgem as contabilidades hospitalar, hoteleira, imobiliária, cooperativa e os seminários avançados de contabilidade. O bacharel também pode atuar na auditoria interna (empregado da empresa) e auditoria externa (como autônomo ou em empresa de auditoria), perícia contábil, análise financeira, consultoria, empresário da contabilidade, entre outros ramos.