Main Menu Top Menu

Curso de Ciências Econômicas

Coordenador do Curso: Prof. Paulo José Korbes
e-mail: economia@unemat-net.br
Telefone: 66 3511 2147

Downloads do curso

SOBRE O CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
  Período: Matutino
  Duração: 08 semestres
   Entrada: 100 vagas anuais ( 50 pelo Sisu e 50 pelo Vestibular)

TÍTULO: ECONOMISTA
Símbolo do Curso

O economista estuda os fenômenos relacionados à produção e ao consumo de bens e serviços que envolvam ou não dinheiro. Ele ajuda construir, ampliar e preservar o patrimônio de pessoas, empresas e governos. Desenvolve planos para a solução de problemas financeiros, econômicos e administrativos nos diversos setores de atividade – comércio, serviços, indústria ou finanças. Esse profissional se dedica tanto a grandes questões, referentes a um país ou a uma região, quanto a problemas de pequenas empresas ou investidores individuais. Graças a essa versatilidade, encontra trabalho em entidades privadas, institutos e órgãos municipais, estaduais e federais. Pode atuar, ainda, como consultor autônomo.

Analisar dados e fazer prognósticos exigem mais que conhecimentos técnicos. É preciso combinar a orientação tórica específica com uma sólida formação histórica. Assim, além de Matemática Financeira, Estatística e Econometria, o currículo traz disciplinas que ensinam a interpretar as diversas correntes do pensamento econômico e a entender a evolução econômica e social brasileira e internacional. As matérias optativas, por sua vez, ampliam o conhecimento teórico e metodológico das Ciências Econômicas a outra questões, como as relacionadas ao meio ambiente. A carga de leitura, em Português e línguas estrangeiras é grande. É necessária a elaboração de um trabalho de conclusão de curso e algumas instituições podem exigir estágio como parte da formação. Prepare-se para aguçar seu senso crítico, a fim de acompanhar os seminários e participar dos debates em sala de aula sobre as ideias das diversas escolas econômicas. Algumas faculdades oferecem graduação para área específicas de atuação, como agroindústria.

O Curso de Economia da UNEMAT permite formar cidadãos aptos para planejar e lidar com a diversidade e a complexidade de conjunturas presentes na teia de elementos que constituem os seres econômicos e suas decisões. Portanto, o economista é o profissional que otimiza recursos (financeiros ou não) de forma a melhorar a qualidade de vida da sociedade, das organizações e dos indivíduos. Os economistas têm uma função central nas empresas, bancos, instituições públicas e privadas devido a sua grande capacidade de gerar, interpretar e quantificar dados, ao mesmo tempo em que trata de análises históricas e componentes sociais e financeiros.