Main Menu Top Menu
Atendimento

Telefones: (66) 3511-2117 / 2118
e-mail: biblioteca.sinop@unemat.br
Horário de atendimento: 

 

 

Sala: D9

Equipe

Supervisora: Maria Camila Ribeiro Macedo

Bibliotecário: Luiz Kenji Umeno Alencar

Auxiliares de Biblioteca: Douglas Luis Natari Barbosa, Emerson Lopes da Silva, Geni Bernachi Batista, Junio Willian Alves Oliveira, Letícia Santos Lima de Oliveira, Maria Pedra de Aguiar Castro, Olinda Barbosa Dantas.

 

Serviços

Informações sobre acesso, empréstimos e outros 

  • Quem pode acessar a biblioteca?
    O acesso para consulta local é livre e irrestrito para a sociedade.
  • Quem pode realizar empréstimos de livros?
    Os empréstimos domiciliares somente podem ser feitos para usuários vinculados à UNEMAT de qualquer Campus (acadêmicos, técnicos e professores).
  • Quantos volumes podem ser emprestados?
    A Resolução 045/2016-CONSUNI prevê as seguintes condições:
    I. Alunos de graduação poderão efetuar o empréstimo de até 06 (seis) itens cumulativamente pelo prazo de 07 (sete) dias;
    II. Alunos de pós-graduação poderão efetuar o empréstimo de até 07 (sete) itens cumulativamente pelo prazo de 14 (quatorze) dias;
    III. Professores poderão efetuar o empréstimo de até 07 (sete) itens cumulativamente pelo prazo de 14 (quatorze) dias;
    IV. Profissionais Técnicos do Ensino Superior – PTES poderão efetuar o empréstimo de até 07 (sete) itens cumulativamente pelo prazo de 14 (quatorze) dias.

IMPORTANTE: o usuário não pode ter restrições nos sistemas
da Universidade e nem poderá levar 2 (dois) exemplares idênticos.

  • Que sistema de catalogação é utilizado?
    Acervo catalogado pelo AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition), nível 2 de descrição e parcialmente classificado segundo a CDU (Classificação Decimal Universal) e Tabela Cutter-Sanborn
  • A biblioteca é informatizada?
    O acervo da biblioteca está totalmente inserido na base de dados (servidor físico está localizado em Cáceres), utilizado pelo software Gnuteca para realização de Empréstimo, Renovação e Devolução de materiais, além de contar com consulta ao acervo via Internet. O sistema de automação é interligado aos demais Campi da UNEMAT, permitindo que o usuário transite e utilize qualquer biblioteca da rede (desde que esteja em pleno gozo de seus direitos).
  • Utilizando computadores ligados à rede da UNEMAT é possível consultar gratuitamente periódicos SCOPUS e ScienceDirect.
  • A biblioteca fornece serviço de reprografia?
    Não. Os serviços de reprografia, recuperação de informações e impressão são oferecidos por empresa terceirizada, localizada ao lado da biblioteca.
  • Quanto de espaço temos na biblioteca?
    A biblioteca possui uma área de 549,90 m², divididos entre parte administrativa, acervo e salão de estudos e salas de estudo em grupo

Penalidades para atrasos de devolução

A Resolução 045/2016 CONSUNI modificou o regime de penalidades para atrasos na devolução de livros e agora não prevê mais a multa diária por livro atrasado. A partir desta norma a penalidade é a SUSPENSÃO  (empréstimo, renovação, reserva online)  do cadastro do usuário por 02 (dois) dias para cada material devolvido em atraso.

  Obs: O usuário que teve livro(s) devolvido(s) com atraso antes do dia 26/04/2018 deverá pagar a multa (que já foi gerada).


 Informações sobre renovações  e reservas de material

As renovações/reservas podem ser feitas diretamente pelo sistema Gnuteca ( http://biblioteca.unemat.br/) ou no balcão de atendimento.


Uso das salas de estudos em grupo

  • A sala de estudo em grupo será disponibilizada para usuários vinculados à Unemat, pelo período máximo de 2 horas diárias.
  • Será permitida a renovação do tempo de uso, desde que não haja reserva para outro usuário.
  • As salas serão disponibilizadas para grupos com no mínimo 3 e máximo 6 pessoas.
  • As salas poderão ser reservadas, antecipadamente, pessoalmente e/ou por telefone (3511-2114). Reservas feitas com antecedência deverão ser confirmadas junto ao Balcão de Atendimento, no dia anterior ao solicitado. Na falta da confirmação a cabine poderá ser cedida a outro grupo.
  • A disponibilidade das salas seguirá a ordem da solicitação de reserva.
  • A placa da sala será liberada no Balcão de Atendimento a um responsável pelo grupo (que se responsabilizará para manter a ordem na sala, cumprimento do horário, etc), mediante apresentação de documento de identificação e assinatura no “Registro de Uso – Salas de Estudo em Grupo”.
  • Consideram-se documentos de identificação para efeito deste Artigo: Carteira de Identificação do Estudante, RG, CNH, carteira funcional ou crachá institucional.
  • Findo o uso da sala os usuários deverão retirar seus objetos particulares e as obras do acervo da biblioteca, fechar a porta e devolver a placa no Balcão de Atendimento, solicitar e acompanhar a baixa no registro de uso.
  • O grupo que se ausentar da sala por mais de 15 minutos perderá o direito de permanência pelo tempo reservado caso exista demanda de uso por outro grupo.
  • O usuário será responsável pela conservação da sala utilizada e indenizará a biblioteca, com o valor correspondente, em caso de danos às instalações e ao mobiliário.
  • Os objetos dos usuários, porventura deixados na sala serão recolhidos e guardados na biblioteca por 24 horas.
  • A Biblioteca não se responsabilizará por nenhum tipo de material particular recolhido nas salas.

As omissões e particularidades não contemplados neste Regulamento serão resolvidos pela supervisão da Biblioteca.