Atendimento |
Telefones: (66) 3511-2117 / 2118
e-mail: biblioteca.sinop@unemat.br
Horário de atendimento:
Sala: D9
Equipe |
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Supervisora: Maria Camila Ribeiro Macedo
Bibliotecário: Luiz Kenji Umeno Alencar
Auxiliares de Biblioteca: Douglas Luis Natari Barbosa, Emerson Lopes da Silva, Geni Bernachi Batista, Junio Willian Alves Oliveira, Letícia Santos Lima de Oliveira, Maria Pedra de Aguiar Castro, Olinda Barbosa Dantas.
Serviços |
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Informações sobre acesso, empréstimos e outros
- Quem pode acessar a biblioteca?
O acesso para consulta local é livre e irrestrito para a sociedade. - Quem pode realizar empréstimos de livros?
Os empréstimos domiciliares somente podem ser feitos para usuários vinculados à UNEMAT de qualquer Campus (acadêmicos, técnicos e professores). - Quantos volumes podem ser emprestados?
A Resolução 045/2016-CONSUNI prevê as seguintes condições:
I. Alunos de graduação poderão efetuar o empréstimo de até 06 (seis) itens cumulativamente pelo prazo de 07 (sete) dias;
II. Alunos de pós-graduação poderão efetuar o empréstimo de até 07 (sete) itens cumulativamente pelo prazo de 14 (quatorze) dias;
III. Professores poderão efetuar o empréstimo de até 07 (sete) itens cumulativamente pelo prazo de 14 (quatorze) dias;
IV. Profissionais Técnicos do Ensino Superior – PTES poderão efetuar o empréstimo de até 07 (sete) itens cumulativamente pelo prazo de 14 (quatorze) dias.
IMPORTANTE: o usuário não pode ter restrições nos sistemas
da Universidade e nem poderá levar 2 (dois) exemplares idênticos.
- Que sistema de catalogação é utilizado?
Acervo catalogado pelo AACR2 (Anglo-American Cataloguing Rules, 2nd edition), nível 2 de descrição e parcialmente classificado segundo a CDU (Classificação Decimal Universal) e Tabela Cutter-Sanborn - A biblioteca é informatizada?
O acervo da biblioteca está totalmente inserido na base de dados (servidor físico está localizado em Cáceres), utilizado pelo software Gnuteca para realização de Empréstimo, Renovação e Devolução de materiais, além de contar com consulta ao acervo via Internet. O sistema de automação é interligado aos demais Campi da UNEMAT, permitindo que o usuário transite e utilize qualquer biblioteca da rede (desde que esteja em pleno gozo de seus direitos). - Utilizando computadores ligados à rede da UNEMAT é possível consultar gratuitamente periódicos SCOPUS e ScienceDirect.
- A biblioteca fornece serviço de reprografia?
Não. Os serviços de reprografia, recuperação de informações e impressão são oferecidos por empresa terceirizada, localizada ao lado da biblioteca. - Quanto de espaço temos na biblioteca?
A biblioteca possui uma área de 549,90 m², divididos entre parte administrativa, acervo e salão de estudos e salas de estudo em grupo
Penalidades para atrasos de devolução
A Resolução 045/2016 CONSUNI modificou o regime de penalidades para atrasos na devolução de livros e agora não prevê mais a multa diária por livro atrasado. A partir desta norma a penalidade é a SUSPENSÃO (empréstimo, renovação, reserva online) do cadastro do usuário por 02 (dois) dias para cada material devolvido em atraso.
Obs: O usuário que teve livro(s) devolvido(s) com atraso antes do dia 26/04/2018 deverá pagar a multa (que já foi gerada).
Informações sobre renovações e reservas de material
As renovações/reservas podem ser feitas diretamente pelo sistema Gnuteca ( http://biblioteca.unemat.br/) ou no balcão de atendimento.
Uso das salas de estudos em grupo
- A sala de estudo em grupo será disponibilizada para usuários vinculados à Unemat, pelo período máximo de 2 horas diárias.
- Será permitida a renovação do tempo de uso, desde que não haja reserva para outro usuário.
- As salas serão disponibilizadas para grupos com no mínimo 3 e máximo 6 pessoas.
- As salas poderão ser reservadas, antecipadamente, pessoalmente e/ou por telefone (3511-2114). Reservas feitas com antecedência deverão ser confirmadas junto ao Balcão de Atendimento, no dia anterior ao solicitado. Na falta da confirmação a cabine poderá ser cedida a outro grupo.
- A disponibilidade das salas seguirá a ordem da solicitação de reserva.
- A placa da sala será liberada no Balcão de Atendimento a um responsável pelo grupo (que se responsabilizará para manter a ordem na sala, cumprimento do horário, etc), mediante apresentação de documento de identificação e assinatura no “Registro de Uso – Salas de Estudo em Grupo”.
- Consideram-se documentos de identificação para efeito deste Artigo: Carteira de Identificação do Estudante, RG, CNH, carteira funcional ou crachá institucional.
- Findo o uso da sala os usuários deverão retirar seus objetos particulares e as obras do acervo da biblioteca, fechar a porta e devolver a placa no Balcão de Atendimento, solicitar e acompanhar a baixa no registro de uso.
- O grupo que se ausentar da sala por mais de 15 minutos perderá o direito de permanência pelo tempo reservado caso exista demanda de uso por outro grupo.
- O usuário será responsável pela conservação da sala utilizada e indenizará a biblioteca, com o valor correspondente, em caso de danos às instalações e ao mobiliário.
- Os objetos dos usuários, porventura deixados na sala serão recolhidos e guardados na biblioteca por 24 horas.
- A Biblioteca não se responsabilizará por nenhum tipo de material particular recolhido nas salas.
As omissões e particularidades não contemplados neste Regulamento serão resolvidos pela supervisão da Biblioteca.