Ficha Cadastral  Regulamento  Galeria de Fotos


Sobre o Projeto

A Olimpíada de Matemática da UNEMAT – Campus de Sinop é tradicionalmente realizada desde o ano de 2005, abrangendo alunos (a partir do quinto ano do Ensino Fundamental) de escolas públicas e particulares do município de Sinop.

Entendemos que as olimpíadas científicas têm contribuído para a formação de recursos humanos em nosso país e assim, como toda olimpíada científica, a presente visa promover a identificação e a valorização de alunos habilidosos, neste caso, em Matemática. Além disso, em virtude do evento estar vinculado a ações de extensão universitária, o objetivo do mesmo veio se moldando no sentido de agir também como inclusão social, à medida que atinge escolas mais carentes de recursos em diversos aspectos e também têm sido um indicador de pontos cruciais no ensino de Matemática, tendo em vista que uma parte considerável das questões das provas são elaboradas de acordo com os descritores mencionados pelo SAEB – Sistema de Avaliação da Educação Básica.

As provas das Olimpíadas se dividem em três fases, nas quais apresentam questões objetivas na primeira fase, questões objetivas e discursivas na segunda fase e por fim, apenas questões discursivas na terceira fase. Além disso, os alunos que participam deste concurso são classificados em níveis, a saber, quinto ano do Ensino Fundamental (Nível I) sexto e sétimo ano do Ensino Fundamental (Nível II), oitavo e nono ano do Ensino Fundamental (Nível III) e Ensino Médio (Nível IV). Ao final da terceira fase ficam determinados os medalhistas em cada nível.

A abrangência deste evento é um de seus pontos fortes. O gráfico abaixo mostra a quantidade de alunos inscritos em todas as edições do concurso:


CONTATO

e-mail: olimpiadasdematematica@unemat-net.br
 
 
 EQUIPE
Coordenadora: Profª Ma. Polyanna Possani da Costa Petry.
Membros:
Profª Ma. Chiara Maria Seidel Luciano Dias;
Prof. Dr. Emivan Ferreira da Silva;
Prof. Me. João Gabriel Ribeiro;
Prof. Dr. Miguel Tadayuki Koga;
Prof. Dr. Rogério dos Reis Gonçalves;
Acadêmicos bolsistas:
Lucas Pereira  e Maria Luiza Figueiredo
equipe
olimpiadas-equipe