Ação de Extensão

Diálogos andantes sobre o ensino de sociologia: estender para compreender e acolher no PROFSOCIO em Mato Grosso.

Por Equipe PROFSOCIO
28/06/2024

equipe (Foto: Equipe PROFSOCIO)

No dia 22 de junho do ano corrente, o PROFSOCIO-UNEMAT de Sinop, realizou a segunda ação de extensão do Projeto Diálogos andantes sobre o ensino de sociologia: estender para compreender e acolher no PROFSOCIO em Mato Grosso. O propósito é potenciar a qualificação de professoras/es da área de Ciências Humanas e Sociais para o exame de acesso ao edital de seleção do PROFSOCIO da UNEMAT, visando a formação de futuras/os professoras/es pesquisadoras/es para o Ensino de Sociologia na atuação com jovens do Ensino Médio. Para isso, entendemos que é necessário: a) Promover a articulação entre universidade e sociedade, na integração com as escolas públicas do Estado, em torno de uma proposta de cidadania; b) Apresentar o programa e esclarecer dúvidas preliminares sobre o processo de inscrição e os documentos necessário para o certame; c) Conhecer as trabalhadoras (es) da educação básica, os temas dos projetos de extensão e as metodologias, desenvolvidos no âmbito do ensino de sociologia e, d) Inserir as/os mestrandas/os do PROFSOCIO às práticas de ações de extensão, inclusive, visando a continuidade das interlocuções após a formação no mestrado profissional.

Para a ação no município de Juara-MT, o PROFSOCIO-UNEMAT mobilizou um grupo composto por quatorze pessoas, entre professoras(es) e mestrandas(os). As três linhas de pesquisa do programa foram representadas: a) Educação, escola e sociedade: Prof. Dr. Roberto Alves de Arruda, coordenador do Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Prof. Dr. Helio Vieira Junior, Prof. Dr. José de Souza Neto, além das(os) mestrandas(os): Claudivania Barbon Anderle, Fernando Castilhero Monteiro, Francy Laura de Moraes e Quezia Nunes Junkes de Souza Kienen; b) Juventude e questões contemporâneas: Profa. Dra. Marinês da Rosa, Profa. Msc. Elizângela Gomes dos S. Siebiger e as mestrandas: Adriana Kelly Bandeira de Araujo e Osmara Evangelista Barbosa; e, c) Práticas de ensino e conteúdos curriculares: Profa. Dra. Edneuza Alves Trugillo, Profa. Dra. Sandra Pereira de Carvalho e a mestranda Renata Lucia Maluf. O Prof. Dr. Oseias Carmo Neves participou da “escuta sentida”.

Em um ambiente acolhedor, preparado pelas professoras Fabiana Alessandra dos Santos e Tatiane Luzia Vasseli, trabalhadoras da educação e líderes sindicais no SINTEP-MT, subsede de Juara, fomos acolhidas(os) na Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica José Dias. Ao longo da tarde, interagimos com vinte e duas trabalhadoras(es) da Educação Básica, atuantes em Juara e Vale do Arinos. Ao apresentarmos o Programa de Mestrado Profissional de Ensino de Sociologia, desde a composição do corpo docente e discente, acolhemos muitas questões sobre a forma de ingresso e possibilidade de permanência, tendo em vista que o PROFSOCIO é destinado às professoras(es) em exercício profissional. 

Na segunda etapa dos “Diálogos andantes”, em Juara, organizamos pequenos grupos mediados pelo corpo docente e discente do PROFSOCIO. A “escuta sentida” e o formulário são os instrumentos da pesquisa na imersão empírica que busca conhecer nossas(os) interlocutoras(es).  São momentos potentes de (re)conhecimento dos pares atuantes na Educação Básica. Na ocasião, encontramos trabalhadores da educação comprometidos e em busca de conhecimentos para melhor qualidade de ensino nas práticas em sala de aula.

O projeto de extensão “Diálogos andantes para o ensino de Sociologia: estender para compreender e acolher no PROFSOCIO”, segue nas ações previstas ao longo do Estado de Mato Grosso, conforme as andarilhagens freirianas. A próxima ação está prevista para o mês de agosto no município de Sorriso e envolverá os municípios circunvizinhos.




Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!