COLAÇÕES 2023/2

Unemat entrega 127 novos profissionais à sociedade mato-grossense

Diplomas foram entregues em cerimônias realizadas na quarta (28) e quinta-feira (29) em Rondonópolis, Campos de Júlio e Pontes e Lacerda

Por Nataniel Zanferrari
05/03/2024

Núcleo de Rondonópolis formou 64 alunos; Campos de Júlio entregou 15 diplomas; já Pontes e Lacerda graduou 48 alunos (Foto: Nataniel Zanferrari)

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) entregou os diplomas a 127 novos profissionais em três cerimônias de conferência de grau realizadas na semana passada.

O núcleo pedagógico de Rondonópolis formou 64 alunos em cerimônia realizada na quarta-feira (28); na mesma data, Campos de Júlio entregou 15 diplomas; já Pontes e Lacerda graduou 48 alunos em cerimônia realizada na quinta-feira (29). Os novos profissionais são dos cursos de Administração, Direito, Letras e Zootecnia.

Janete Rodrigues Cotrim conquistou seu diploma em Letras aos 44 anos de idade, concluindo esta etapa com muita emoção. “Só estamos começando. De agora para a frente, passaremos os ensinamentos que aprendemos para nossos alunos, e mostraremos o poder da Unemat aqui em Rondonópolis”, declarou a graduada.

Maria Yollanda Barbosa Soares também recebeu o diploma de licenciada em Letras, mas cursou a graduação no Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda. “Já consegui ser chamada para trabalhar no seletivo do Estado, então já estou exercendo a profissão”, conta Maria Yollanda. “A Unemat foi um divisor de águas para a minha vida, porque foi, a partir dela, que eu ingressei na Educação como profissão. A Unemat é uma casa que nos acolhe e nos ensina, de fato, a seguir no mercado de trabalho”, explica a licenciada.

Graduada em Administração em Campos de Júlio, Elizabeth da Silva Cardoso, que também foi a oradora da turma especial de oferta única, enfatiza que, devido aos diveross obstáculos, a colação é uma conquista. “Nós estamos muito contentes. Falo isso em nome de toda a turma: passamos por tantas dificuldades, principalmente a pandemia, e chegar aqui é um motivo de muito orgulho para todos nós”, disse a administradora. “Sabemos que a Unemat realmente capacita profissionais incríveis. Estamos preparados, já somos excelentes administradores”, assegura Elizabeth.

Já Raimundo Bias Mendes Leão se graduou em Direito aos 62 anos. “Foi um curso de excelente qualidade. Enfrentamos muitas dificuldades ao longo do curso, passamos pela pandemia, mas todos os alunos eram muito comprometidos, uma turma extremamente participativa, cooperativa e pró-ativa, suportada por um excelente coordenador do curso, e a universidade deu todo o apoio que era possível dar, e o resultado de tudo isso foi comprovado pela da aprovação de todos os concluintes na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”, lembra o bacharel. “Hoje me sinto muito realizado e satisfeito de ter feito esse curso e acredito que, apesar da minha idade, ainda quero usar o conhecimento que adquiri na graduação e fazer o melhor para as pessoas”, garante Raimundo.

O prefeito de Campos de Júlio, Irineu Marcos Parmeggiani, lembra que as parcerias entre a Unemat e os municípios são de fundamental importância para o desenvolvimento regional. “Nós estamos distantes de grandes centros, então quando conseguimos fazer uma parceria dessas com a Unemat, nossos alunos ficam aqui, trabalhando, sem precisar ir para fora. É muito gratificante que a Unemat possa sempre estar vindo a Campos de Júlio e às cidades do interior para trazer os ensinamentos a toda a nossa população”, afirma Irineu.


O deputado estadual Valmir Moretto também enfatiza que a educação é o melhor investimento que temos. “Acredito que nada mais justo que todos terem a oportunidade de concluírem um curso de nível superior. É a herança que ninguém tira, e a cada dia se fortalece mais”, assegura o deputado.

“A Unemat, ao longo desses 45 anos, tem sido uma Instituição extremamente inovadora e uma de suas grandes forças é a capacidade que a Instituição tem de, em parceria com os municípios, oferecer Ensino Superior no interior do Estado”, explica a reitora da Unemat, Vera Maquêa. “Com isso, a Universidade cumpre o seu papel e realiza aquilo que é preceituado na Constituição Federal, que é o pacto federativo, a reunião dos entes públicos para o atendimento de demandas da sociedade”, conclui a reitora.

Além da reitora Vera Maquêa, as mesas de autoridades também foram compostas pelo vice-reitor Alexandre Porto e pelos pró-reitores de Administração, Miguel Castilho Júnior, e de Planejamento e Tecnologia da Informação, Darlan Guimarães.

Em Rondonópolis, a mesa também foi composta pelo prefeito José Carlos Junqueira de Araújo; pelo deputado estadual Sebastião Machado Rezende; pelo presidente da Câmara dos Vereadores,  ngelo Bernardino de Mendonça Júnior; pela secretária municipal de Ciência e Tecnologia, Neiva Teresinha do Cól; e pelos diretores Caio César Enside de Abreu e Tiago Pereira, do Câmpus Universitário de Alto Araguaia, unidade responsável pela oferta dos cursos em Rondonópolis.

A mesa foi composta, em Campos de Júlio, pelo prefeito Irineu Marcos Parmeggiani; pelo presidente da Câmara dos Vereadores, Alex dos Santos Araújo; e pelo professor Ariel Lopes Torres, diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus Universitário de Tangará da Serra, responsável pela oferta em Campos de Júlio.

Já em Pontes e Lacerda, a mesa contou com a presença do deputado estadual Valmir Moretto, bem como do diretor administrativo do Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda, Claudeir Dias, e do diretor político-pedagógico e financeiro do Câmpus, Luiz Juliano Valério Geron.



Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!