SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Projeto Político Pedagógico

Arquivo do Projeto Político Pedagógico Vigente
Perfil Profissional

6 Perfil do egresso Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação na área da Computação - DCNs (MEC, 2016), todos os cursos de bacharelado na área de Computação, incluindo os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação, devem assegurar a formação de profissionais dotados: De conhecimento das questões sociais, profissionais, legais, éticas, políticas e humanísticas; Da compreensão do impacto da computação e suas tecnologias na sociedade no que concerne ao atendimento e à antecipação estratégica das necessidades da sociedade; De visão crítica e criativa na identificação e resolução de problemas contribuindo para o desenvolvimento de sua área; Da capacidade de atuar de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo; De utilizar racionalmente os recursos disponíveis de forma transdisciplinar; Da compreensão das necessidades da contínua atualização e aprimoramento de suas competências e habilidades; Da capacidade de reconhecer a importância do pensamento computacional na vida cotidiana, como também sua aplicação em outros domínios e ser capaz de aplicá-lo em circunstâncias apropriadas; Da capacidade de atuar em um mundo de trabalho globalizado.

Candidato(a) à Área

A área de Computação no Brasil não possui regulamentação para a categoria, permitindo um campo amplo de atuação profissional, mas a matriz curricular foi construída para que os egressos estejam aptos a: Atuar em empresas da área de Computação; Atuar como empreendedores na área da Computação; Prosseguir na carreira acadêmica;

Atuar em atividades de pesquisa e desenvolvimento associadas a institutos, universidades e centros de pesquisa. As aptidões específicas que devem ser desenvolvidas pelos acadêmicos em cada um destes campos são apresentadas a seguir. Atuação em empresas da área de Computação O profissional formado no curso de Bacharelado Sistemas de Informação poderá atuar em empresas de diferentes ramos de atividades, no setor específico de computação e/ou desenvolvimento, implementação e gerenciamento de sistemas computacionais, desempenhando as funções de analista de sistemas, projetista de sistemas, analista de suporte de sistemas, de chefia intermediária e superior. Esses profissionais atuam em empresas da área computacional que prestam serviços e produtos, como por exemplo: empresas de consultorias e em empresas dedicadas ao desenvolvimento tanto de hardware quanto de software. Visando à formação dos egressos que atuarão em empresas na área da Computação, os alunos deverão estar aptos para se entrosar, o mais rapidamente possível, em empresas com diferentes características. Para esse fim as seguintes habilidades devem ser desenvolvidas: Conhecer os principais modelos de estruturas e de técnicas utilizadas nas organizações; Desenvolver a capacidade de atuação em equipes multidisciplinares com o desenvolvimento de um bom relacionamento com outros profissionais (tanto da área de computação como com clientes de outras áreas em geral); Prática de exposição oral e escrita de temas da Computação; Desenvolver a capacidade de se adaptar a novas tecnologias.

Atuação como empreendedores na área da Computação Os egressos que atuarem como empreendedores na área da computação deverão possuir aptidões similares aos egressos que atuantes em empresas já consolidadas, com o desenvolvimento de uma aptidão adicional: a capacidade empreendedora. Dessa forma, as habilidades que devem ser trabalhadas são: Conhecer os principais modelos de estruturas e de técnicas utilizadas nas organizações; Desenvolver a capacidade de atuação em equipes multidisciplinares com o desenvolvimento de um bom relacionamento com outros profissionais (tanto da área de computação como com clientes de outras áreas em geral); Desenvolver a capacidade empreendedora. Carreira acadêmica e atuação em atividades de pesquisa A opção pela carreira acadêmica é mais uma possibilidade para os egressos do Bacharelado em Sistemas de Informação da UNEMAT. Neste caso, os alunos darão continuidade aos estudos na área de computação por meio de programas de pós-graduação: especialização, MBA, mestrado e doutorado. O egresso em Sistemas de Informação que atuar em Pesquisa e Desenvolvimento estará associado a centros de pesquisa, em IES e empresas que fomentam o progresso da área da computação, promovendo a inovação tecnológica. O egresso que optar por prosseguir em carreira acadêmica desenvolverá suas atividades em universidades, institutos, fundações e em centros de pesquisa. As habilidades que deverão ser desenvolvidas são: Aprofundamento do conhecimento em área (ou áreas) específica (s) da computação ou inter/multidisciplinar visando uma contribuição para o desenvolvimento da área específica; Aquisição de formação teórica sólida e experiência em desenvolvimento de projetos com metodologia de pesquisa bem definida;

ificidade escolhida; Desenvolver a capacidade de atuação em equipes com o desenvolvimento de um bom relacionamento com outros profissionais, estando aberto a pluralidades, a inter/multidisciplinaridade e ao constante diálogo. Independentemente da opção escolhida pelo aluno, o Bacharelado em Sistemas de Informação da UNEMAT visa formar um egresso que tenha conhecimento da responsabilidade de sua atuação no mercado de trabalho, no sentido de contribuir para o aprimoramento da sociedade em geral. Dessa forma, o egresso deste curso deve estar apto a trabalhar como agente transformador da sociedade em que está inserido, visando o progresso, o desenvolvimento sustentável e, principalmente, a aplicação da tecnologia visando corroborar para a construção de uma sociedade comprometida com a ética e com mais justiça social.

Competências e Habilidades do Profissional

As DCNs acrescentam ainda que, levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, os cursos de bacharelado em Sistemas de Informação devem prover uma formação profissional que revele, pelo menos, as habilidades e competências para: Selecionar, configurar e gerenciar tecnologias da Informação nas organizações; Atuar nas organizações públicas e privadas, para atingir os objetivos organizacionais, usando as modernas tecnologias da informação; Identificar oportunidades de mudanças e projetar soluções usando tecnologias da informação nas organizações; Comparar soluções alternativas para demandas organizacionais, incluindo a análise de risco e integração das soluções propostas; Gerenciar, manter e garantir a segurança dos sistemas de informação e da infraestrutura de Tecnologia da Informação de uma organização; Modelar e implementar soluções de Tecnologia de Informação em variados domínios de aplicação; Aplicar métodos e técnicas de negociação; Gerenciar equipes de trabalho no desenvolvimento e evolução de Sistemas de Informação; Aprender sobre novos processos de negócio; Representar os modelos mentais dos indivíduos e do coletivo na análise de requisitos de um Sistema de Informação; Aplicar conceitos, métodos, técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos em sua área de atuação; Entender e projetar o papel de sistemas de informação na gerência de risco e no controle organizacional; Aprimorar experiência das partes interessadas na interação com a organização incluindo aspectos da relação humano-computador; Identificar e projetar soluções de alto nível e opções de fornecimento de serviços, realizando estudos de viabilidade com múltiplos critérios de decisão; Fazer estudos de viabilidade financeira para projetos de tecnologia da informação; Gerenciar o desempenho das aplicações e a escalabilidade dos sistemas de informação

Metodologia

As disciplinas que compõem a matriz curricular visam abranger as áreas de pesquisa do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação promovendo iniciativas de extensão e inovação para a região ao qual o curso está inserido. As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dos professores atuantes no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Universitário de Sinop concentram-se nas seguintes áreas da Computação: Computação Aplicada; Sistemas de Computação; Sistemas de Informação; Computação Educacional; O quadro docente que atua no curso de Bacharelado de Sistemas de Informação tem seus esforços intensificados em pesquisas que envolvam Algoritmos Paralelos, Microeletrônica, Redes, Sistemas Distribuídos, Sistemas Embarcados, Realidade Virtual, Sistemas de Informações Geográficas e Informática Educacional. A extensão visa traduzir em benefícios diretos à comunidade os conhecimentos adquiridos tanto no nível do ensino, quanto no da pesquisa. As atividades de extensão estão fortemente relacionadas com as habilidades dos professores e acadêmicos, sendo estes os elementos ativos que levam o conhecimento produzido na Universidade para fora de suas paredes, atingindo toda a comunidade. As atividades de extensão devem permitir aos alunos uma forma de aplicarem os conhecimentos adquiridos no curso em prol da comunidade, permitindo assim um maior intercâmbio com a Universidade. Entre as atividades de pesquisa e extensão que o Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação oferece estão:

Suporte a inovação: atuando principalmente com projetos de extensão que visam apoiar iniciativas de inovação; Suporte ao empreendedorismo com base tecnológica: fomentando o surgimento de negócios de base tecnológica, utilizando metodologias ativas de ensino que desenvolvem habilidades empreendedoras; Desenvolvimento de sistemas, realidade virtual e aumentada aliadas a inteligência artificial para auxiliar a Secretaria de Segurança Pública do Estado e o Governo de Estado como um todo; Desenvolvimento de ferramentas para o agronegócio: através de projetos de pesquisa e extensão que visam auxiliar os agricultores no monitoramento de pragas, doenças e nutrientes em plantas; Desenvolvimento de ferramentas para o Ensino à Distância: através de projetos de pesquisa e extensão para auxílio na implantação e manutenção de créditos à distância; Avanços em sistemas computacionais: por meio de projetos de pesquisa e inovação os sistemas computacionais são aplicados na resolução de problemas, novos sistemas computacionais são propostos e seus desempenhos são testados, contribuindo com o avanço destes sistemas e com o estado da arte da área de sistemas computacionais. Atuar em pesquisas voltadas a Ciência da Computação: atuando no desenvolvimento de modelos, algoritmos, redes e protocolos; Oferta de cursos de extensão; Cooperação com a comunidade com a realização de atividades como feiras e cursos; Palestras em escolas públicas e privadas; Integração do acadêmico na sociedade com atividades voluntárias; Participação em programas comunitários e inserção social; Auxiliar, através de parcerias, as prefeituras que pretendam implantar disciplinas de Computação Educacional nas escolas municipais. Preparação de alunos monitores para cursos de extensão; Realização de consultorias para programas assistenciais e empresas locais respeitando as normas e regulamentações vigentes;

Fomento do desenvolvimento de incubadoras e parques tecnológicos;

Sistema de Gestão do Curso

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação - UNEMAT visa oferecer uma sólida formação básica em Computação, Matemática, Teoria dos Sistemas, Engenharia de Software, Administração e Ciência da Informação (entendendo os fundamentos da ciência e do conhecimento e provendo uma dimensão política além da tecnologia). Além disso, o curso deve prover formação tecnológica e complementar com ênfase no estudo das organizações. O egresso do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação deverá possuir o conhecimento e a base necessária para engajar-se e orientar-se com facilidade nas diferentes áreas de aplicação em que poderá trabalhar. Isto é, o egresso deve possuir conhecimento teórico e prático e maturidade para atuar em diferentes domínios da computação, sendo capaz de lançar mão de metodologias e técnicas atuais úteis para modelar, analisar e resolver problemas da área de computação e de aplicações da computação em outras áreas. O egresso será preparado para seguir os diferentes caminhos profissionais, dentre os quais se destacam: continuidade na atuação da carreira acadêmica; atuação em empresas da área da computação, organizações e indústrias; P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) e atuação como empreendedores na área. 3.1 Carga horária, integralização de créditos. No curso de Bacharelado em Sistemas de Informação os créditos serão distribuídos de acordo com a INSTRUÇÃO NORMATIVA 003/2019-UNEMAT. Compreendendo créditos teóricos (T) e práticos (P), podendo ser ofertados na modalidade presencial ou à distância. Os créditos teóricos obrigatórios compreendem aulas teóricas. Os créditos práticos obrigatórios compreendem: I – Aula prática como componente curricular; II – Aula em laboratório, e; III – Aula de Campo. O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação possui um total de 3000 (três mil) horas, equivalentes a 200 (duzentos) créditos. Deste total de horas, estão destinadas 120 (cento e vinte) horas de Estágio Supervisionado, 60 (sessenta) horas de Atividades Complementares, 300 (trezentas) horas para atividades de extensão universitária e 390 (trezentos e noventa) horas de créditos à distância. As 390 (trezentos e noventa) horas à distância estarão diluídas nas disciplinas da Unidade Curricular II. O tempo ideal para integralização do curso é de 8 semestres (4 anos)

A relação de disciplinas que compõem o curso de Bacharelado em Sistemas de Informação está dividida em Unidades Curriculares (ou núcleos de estudos), segue a descrição das respectivas Unidades Curriculares:

Unidade Curricular I – Núcleo de estudos de formação geral e humanística: disciplinas de Formação Geral de diferentes áreas de conhecimento, englobando conteúdos antropológicos, sociológicos, filosóficos, éticos, políticos, comportamentais, econômicos, bem como de iniciação aos fundamentos epistemológicos e metodológicos da ciência; Unidade Curricular II – Núcleo de estudos de formação específica: compreende os conteúdos específicos, profissionais necessários para o desenvolvimento das competências e habilidades de formação do aluno; Unidade Curricular III – Núcleo de estudos complementares/integradores: disciplinas de Formação Complementar, que visam a ampliar e enriquecer a formação do acadêmico. Unidade Curricular IV – Núcleo de estudos livres: disciplinas que tem como objetivos ampliar a formação dos acadêmicos, eles poderão escolher onde cursar independentemente de faculdade ou instituição (eletivas livres).

Avaliação do Curso

As avaliações de desempenho dos acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação seguem o disposto na Resolução nº 054/2011 - CONEPE seção V.