GEOGRAFIA

Coordenação do Curso: MARCOS DOS SANTOS

Título do Profissional: LICENCIADO EM GEOGRAFIA/LICENCIADA EM GEOGRAFIA

Convênio Acadêmico: CONTÍNUA

Modalidade de Curso: Noturno

Sobre o curso
O Curso

O único curso de Geografia do norte de Mato Grosso tem sua trajetória iniciada em 2011, por meio da RESOLUÇÃO Nº 048/2011 – CONSUNI – Conselho Universitário, que cria o curso de Licenciatura em Geografia, a ser implantado a partir de 2012 no Campus Universitário do Vale do Teles Pires, município de Colíder. As entradas para o curso em Colíder se deu até o ano de 2016, quando pela decisão do Conselho Universitário por meio da Resolução Nº 037/2016 – CONSUNI, foi aprovado a migração do curso para o Campus Universitário de Sinop, com sua primeira turma iniciada no segundo semestre de 2017.

Desde então o curso cresceu, iniciou uma série de projetos de pesquisas, firmou parcerias locais, nacionais e internacionais, demonstrando a importância dos estudos desenvolvidos pelo grupo de professores e da ciência geográfica no norte de Mato Grosso. Além disso, a realização de eventos e a execução do programa PIBID ajudam a divulgar e fortalecer o curso frente a comunidade acadêmica e sociedade local.

 

Perfil Profissional

As expectativas ao formar o egresso do curso de Licenciatura em Geografia no campus de Sinop são de que tenha uma sólida formação no âmbito da Geografia e nas práticas referentes às atividades de docência. Desta forma, destacam-se dois perfis de egressos para o curso:

Perfil Comum aos Graduados

  1. Atuação ética, crítica, autônoma e criativa;
  2. Autonomia intelectual;

III. Respeito à pluralidade inerente aos ambientes profissionais e à própria sociedade como um todo;

  1. Atuação propositiva na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade.

Perfil Específico dos Licenciados em Geografia

  1. Compreensão dos elementos e processos concernentes ao meio natural e ao construído, com base nos fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da Geografia e na aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social;
  2. Domínio e permanente aprimoramento das abordagens científicas pertinentes ao processo de produção e aplicação do conhecimento geográfico.