Presente para Sinop

Unemat presenteia a sociedade com novos profissionais qualificados em meio a celebração de seus 35 anos de atuação em Sinop

Autoridades acadêmicas, familiares e amigos prestigiaram três cerimônias de outorga de grau

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
01/08/2025

Mesa de autoridades na Cerimônia de Outorga de Grau em Sinop (Foto: Miguel Rodrigues Netto e Jean Carlos)

A Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT está realizando as cerimônias de outorga de grau dos concluintes de seus cursos em 2025/1. Em Sinop três cerimônias ocorreram entre os dias 30 e 31 de julho e ao todo 126 licenciados e bacharéis receberam seus diplomas em cerimônias repletas de alegria e emoção.

 

A história da UNEMAT em Sinop se confunde com a própria trajetória do município que hoje conta com mais de 220 mil habitantes segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e que possuía apenas 38.374 habitantes em 1991 um ano após a chegada do Núcleo de Ensino de Sinop em 1990. O Câmpus se orgulha de ter sido a primeira experiência de expansão da UNEMAT com oferta de cursos fora de sua sede em Cáceres. Essa experiência exitosa mudou a história de mais de 7 mil formados por aqui.

 

A população cresceu cerca de seis vezes. A economia se diversificou e a instituição que chegou à cidade com a oferta de três licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia hoje oferta 10 cursos de graduação, seis de mestrado e vai inaugurar o Doutorado em Letras no próximo dia 05 de agosto. E se contarmos com a oferta de formação continuada por meio dos cursos de pós-graduação lato sensu podemos dizer que são mais de 20 opções em diversas áreas do conhecimento.

 

A UNEMAT cresceu junto com Sinop e acompanhou as mudanças na economia, no espaço urbano, na educação e na cultura. Sua história é tão entrelaçada com a cidade que até as datas comemorativas quase se justapõe dado que o Câmpus Universitário de Sinop faz 35 anos em 10 de setembro e apenas quatro dias depois é o aniversário de fundação de Sinop que fará 51 anos. E foi com esse clima festivo que o anfiteatro da unidade imperial recebeu centenas de pessoas dentre formandos, professores, técnicos, familiares e amigos para celebrar a conquista do tão sonhado curso superior na universidade pública.  

 

As cerimônias foram divididas de acordo com as faculdades as quais pertencem os cursos. Assim na noite de 30 de julho receberam o grau os licenciados em Geografia, Letras e Pedagogia. Já na manhã do dia 31 de julho foi a vez de bacharéis em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Sistemas de Informação e licenciatura em Matemática. E fechando a festa na noite de 31 de julho os bacharéis em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.

 

Anfiteatro esteve lotado nas três sessões de Outorga de Grau

 

Discursos dos graduados

 

Em cada cerimônia uma emoção diferente. Na cerimônia dos graduandos vinculados a Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem – Fachlin, a licenciada em Geografia Maria Gorett da Silva iniciou seu discurso com uma pergunta: qual o papel do professor educador? Em sabias palavras ela afirmou que educar vai muito além da transmissão de conhecimento e que pode transformar vidas. Olhando para a plateia ela quis destacar as graduandas que são mães e que muitas vezes precisaram levar seus filhos para a faculdade. Ela falou do vigor e da alegria com que trilharam seus cursos para chegar até este momento.

 

Na cerimônia dos cursos da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas – Facet, coube a bacharela em Sistemas de Informação Rennata Arruda Santos proferir o discurso. Ela disse “celebramos aqui a perseverança e o compromisso com os nossos sonhos. Nos ensinaram que o conhecimento é uma força poderosa”. A graduada destacou a dificuldade de cada um em se formar, agradeceu os familiares e a UNEMAT por proporcionar uma formação de qualidade e muito acessível a todos.

 

Na última cerimônia o discurso mais impactante. Representando os bacharéis dos cursos vinculados a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas – Facisa, o bacharel em Ciências Econômicas Samuel dos Santos Braga trouxe uma profunda reflexão sobre o papel da universidade pública enquanto um direito de cidadania. Ele ressaltou que “a UNEMAT não é apenas uma universidade, mas uma porta aberta. Ela rompe com os padrões e permite que uma mãe solo, um trabalhador e um jovem preto da periferia possam sentar no banco universitário e realizar seus sonhos”. A plateia muito impactada vibrou quando o novo formado finalizou dizendo: “viva a universidade pública e viva a UNEMAT!”.

 

Bacharel em Ciências Econômicas Samuel Braga discursa na sessão de Outorga de Grau

 

Autoridades

 

As mesas de autoridades foram formadas pela Magnífica Reitora da UNEMAT professora Vera Lúcia da Rocha Maquêa, a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação professora Áurea Regina Alves Ignácio, o Diretor Político-Pedagógico e Financeiro do Câmpus de Sinop professor Júlio Cesar Beltrame Benatti, O Diretor Administrativo do Câmpus técnico-administrativo Fernando Akihito Sato representando o titular Eduardo Gimenes Volpini, além dos diretores de faculdade e coordenadores de cursos de acordo com cada cerimônia, sendo na primeira cerimônia: a Diretora da Fachlin Judite de Azevedo do Carmo, coordenador de Geografia Marcos dos Santos, Coordenadora de Letras Juliana Freitag Schuweikart e o representante do curso de Pedagogia Marion Machado Cunha; na segunda cerimônia estiveram o Diretor da Facet Emivan Ferreira da Silva, coordenador de Engenharia Civil Marlon Leão, coordenador de Engenharia Elétrica Vlademir de Jesus Silva Oliveira, coordenadora de Matemática Adriana Souza Resende e coordenador de Sistemas de Informação Ivan Luíz Pedroso Pires; e na terceira cerimônia: o Diretor da Facisa Vandersézar Casturino, a coordenadora de Administração Adriana Regina Redivo, a coordenadora de Ciências Contábeis Fernanda Mosseline Josende Coan e a coordenadora de Ciências Econômicas Angela Ester Mallmann Centenaro.

 

Nas falas de autoridades houve ênfase em cada cerimônia a algum aspecto relevante. O DPPF Júlio Benatti destacou que a UNEMAT iniciou sua caminhada em Sinop vocacionada para a formação de professores e que ao longo dos anos foi diversificando a oferta para atender os novos desafios que se apresentavam. Ele apontou que o exercício do magistério é uma tarefa árdua em que mais de 70% dos ingressantes em licenciatura evadem. Ele falou também aos novos bacharéis da área de negócios dizendo que estes cursos ajudaram Sinop a diversificar a economia e superar a crise do extrativismo vegetal no início do século XXI e concluiu dizendo: “é difícil encontrar uma empresa na região que não tenha relação direta ou indireta com a UNEMAT”.

 

A Pró-Reitora Áurea Ignácio situou cada curso ali representado destacando a importância que tem no cenário global atual. Ela disse para as novas licenciadas em Geografia, Letras e Pedagogia: “Que empoderamento das mulheres, aqui hein!” e destacou como o Brasil e o mundo precisa de professores. Para os bacharéis de engenharia e sistemas ela apontou os desafios da sustentabilidade que as novas tecnologias impõem. Também dialogou com os licenciados em Matemática dizendo que esse profissional é extremamente requisitado atualmente e também conversou com os bacharéis da área de negócios dizendo que hoje o mundo espera um profissional que melhore não apenas a empresa, mas também o ambiente, as cidades e a vida das pessoas. Ela reforçou o convite para que todos voltem e aproveitem as diversas oportunidades de mestrado e doutorado na UNEMAT.

 

Já a Magnífica Reitora Vera Maquêa destacou a persistência das mulheres formadas em Geografia, Letras e Pedagogia: “as mulheres estão muito estudiosas e mesmo com as crianças no braço vão conquistando este espaço acadêmico. Hoje são maioria em todas as áreas e todos os níveis de ensino”. Na cerimônia matutina, a reitora frisou que a vida intelectual é muito solitária e também se emocionou quando citou a presença da ex-reitora Ana Di Renzo a qual classificou como grande reitora. Na última cerimônia Maquêa quebrou o protocolo pedindo que a plateia cantasse parabéns para a aniversariante Fernanda Mosseline Coan que coordena o curso de Ciências Contábeis. A reitora ainda elogiou muito o discurso do bacharel em Ciências Econômicas Samuel Braga: “parabéns pelo discurso, pela politização e consciência. Em mais de trinta cerimônias que a gente fez este ano esse é um discurso que representa não só seus colegas, mas todos os estudantes. Continue defendendo a universidade pública”, enfatizou.

 

Familiares e amigos

 

Em todas as três sessões os amigos e familiares foram lembrados e sua importância no processo formativo dos novos bacharéis e licenciados foi ressaltada. Em muitos momentos a emoção deles era flagrante e as lágrimas corriam abundantemente. Uma dessas pessoas era Jeisiane Karla Martins, amiga de uma das formandas em Administração. Ela nos relatou que fez o ensino médio com a amiga, mas que se separaram no ensino superior. “Eu estudei com ela na escola Nilza Pipino aqui em Sinop. No ensino superior eu optei por um curso em uma instituição particular, mas ela disse que queria estudar na UNEMAT. No semestre passado ela foi na minha formatura e agora eu venho na dela, está tudo lindo, uma grande universidade com certeza. E quem sabe a gente não se junta novamente para fazer um mestrado aqui como a reitora disse”, finalizou feliz.

 

Em sua trajetória de 35 anos a UNEMAT vem mudando a realidade não só de Sinop, mas de toda a região. Seus profissionais encaram o desafio de desenvolver o colosso no ocidente do imenso Brasil, como diz o hino do nosso estado. Que muitas outras histórias possam passar por aqui. Vida longa a universidade pública e vida longa a UNEMAT!

 

Momentos marcantes da cerimônia: Outorga de Grau, expectativa dos formandos e juramento


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!