Parceria estratégica

Curso de especialização recebe palestra com professor de universidade catarinense

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
11/08/2025

Pós-graduandos acompanham a transmissão no laboratório R7 (Foto: Miguel Rodrigues Netto)

O curso de especialização em Juventude e Transformações Sociais Contemporâneas recebeu nesta última sexta-feira, 08 de agosto, uma excelente palestra que foi proferida pelo professor João Henrique Zanelatto, da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, de Criciúma/SC. A palestra intitulada “A história e organização da luta dos trabalhadores no Brasil” fez parte da programação da disciplina Juventude e Mundo do Trabalho que foi ministrada pela professora Ana Aparecida Morais de Oliveira. A palestra foi transmitida por meet e os pós-graduandos se reuniram no laboratório de informática para acompanhar a transmissão.

Os pós-graduandos puderam conhecer todo o percurso histórico de lutas da classe trabalhadora brasileira, desde o início do século XX com as primeiras greves e organizações de classe até os dias atuais. O professor Zanelatto demonstrou que todas as conquistas que hoje temos como férias, 13º salário, liberdade de associação e a própria CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, não foram concessões de governos e sim resultado de mobilização de homens e mulheres muitas vezes anônimos que constroem a história do país.

Respondendo a perguntas feitas pelos pós-graduandos o professor apontou os desafios para a juventude no movimento sindical. Disse que o jovem é chamado a participar mais e se sindicalizar para que seja um agente de mudança e que entre os sindicatos há aqueles combativos e os pelegos, que corroboram com os patrões, e que só por meio da luta há possibilidade de avanços. João destacou ainda que na atualidade muitos jovens desprezam a CLT e querem ser autônomos, mesmo nas piores condições de exploração e que existe também uma espécie de sindicatofobia em que o papel de luta dessas entidades não é levado em consideração e que muitos preferem saídas individuais às coletivas.

O professor João Henrique Zanelatto é docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico – PPGDS, da Unesc, possui doutorado em História pela PUC/RS e pós-doutorado pela UFPR. É Membro do Grupo de Pesquisa em História Econômica e Social de Santa Catarina (UNESC) e do Centro de Estudos de Estado, Política e Direito (NUPED/UNESC). Coordena o GT Mundos do Trabalho da ANPHU/SC e possui autoria e organização de diversos livros como “Mundos do Trabalho em Santa Catarina” publicado pela Editora da Unesc.

A servidora técnica-administrativa Ana Aparecida Morais de Oliveira atua no Câmpus de Sinop e atualmente está em licença qualificação cursando Doutorado em Desenvolvimento Socioeconômico na Unesc, em Criciúma sob orientação do professor João Zanelatto. Ana fez período sanduíche na Universidade Nacional de Entre Rios – UNER, Argentina como bolsista Capes e coordena o curso de pós-graduação em Juventude e Transformações Sociais Contemporâneas que está em curso em Sinop.

A parceria entre Unemat e Unesc por meio desta palestra reforça um dos principais objetivos da Capes para o quadriênio 2025-2028 que é o estabelecimento de redes de cooperação de pesquisa. A qualificação de Ana já rendeu participações em eventos, publicações, aproximou estudantes dessas universidades e deu visibilidade à Unemat. É assim que pensamos a pós-graduação de forma a valorizar os acadêmicos e mostrar as potencialidades.

O próximo capítulo desta parceria já está marcado para o período de 15 a 18 de setembro de 2025 no VII Seminário Internacional em Direitos Humanos e Sociedade promovido pela Unesc em que pós-graduandos da Unemat apresentarão comunicações orais. É pesquisa de qualidade e com inserção social sendo desenvolvida por aqui.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!