Tradição

Emoção, reconhecimento e muitas histórias marcam o primeiro dia do XX CONAELL

Evento segue hoje com vasta programação

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
14/11/2023

Da esquerda para direita: Júlio Benatti DPPF/Sinop, Judite Carmo Diretora Fachlin, Henrique Roriz coordenador XX CONAELL, Juliana Schweikart coordenadora curso de Letras, Adriana Lins vice-coord. PPG Letras e Genivaldo Sobrinho coord. ProfLetrasf (Foto: Miguel Rodrigues Netto)

Começou em grande estilo. Essa foi a sensação dos que acompanharam o primeiro dia do XX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, o já tradicional CONAELL. A abertura do evento ocorreu na tarde desta segunda (13/11) no mini auditório do Centro de Estudos e Investigações - CEI, nas dependências do Câmpus Universitário de Sinop, unidade Imperial. Mesmo sendo no período vespertino onde muitos profissionais estão trabalhando nas escolas pode-se dizer que houve boa presença de público. 


A abertura contou com apresentação cultural do projeto Unemat in Concert abrilhantando ainda mais o evento. Importante destacar que a temática do XX CONAELL "deslocamentos, paisagens e ambientes de trabalho em contextos pós-pandêmicos", remete justamente a momentos singelos como esse onde se pode apreciar de forma presencial uma apresentação cultural. Algo que foi por muito tempo um impeditivo do contexto pandêmico e do qual o próprio colóquio sofreu as repercussões quando precisou realizar a edição de 2021 de forma remota. 


Apresentação do projeto Unemat in Concert


A mesa de autoridades foi composta na sequência e contou com as representações acadêmicas do câmpus. A professora Adriana Lins Precioso, vice-coordenadora do PPG Letras enfatizou que o XX CONAELL "celebra 20 anos de pesquisa, extensão e ensino de qualidade e se consolida como espaço de formação e produção científica". A professora Juliana Freitag Schweikart, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras destacou que "são 20 anos dedicados a ciência, ao ensino e a cultura perpassando isso tudo". Já o professor Henrique Roriz Aarestrup Alves, coordenador desta edição do evento enfatizou a consolidação do CONAELL: "vivemos um processo de amadurecimento e esses vinte anos celebram isso e nesse espaço podemos estabelecer conexões e criar conhecimento juntos". Por fim o professor Júlio César Beltrame Benatti, Diretor Político-Pedagógico e Financeiro do Câmpus de Sinop propôs uma retrospectiva dizendo: "esses eventos fazem pensar como a Unemat era antes e como evoluiu". Uma prova disso é que o espaço onde se deu a abertura dessa edição não existia em 2003, ano inicial do evento. O cerimonial foi realizado pela professora Bruna Sousa mestranda do PPG Letras e Diretora Educacional do Colégio Marista Santo Antônio.


Homenagem


Um momento emocionante e marcante para os presentes ocorreu por uma muito bem vinda "quebra de protocolo". Antes da mesa sobre os 20 anos do CONAELL a professora Juliana Freitag chamou a frente a professora Graci Leite Morais da Luz e o professor Antônio Aparecido Mantovani que tiveram seus atos de aposentadoria publicados em Diário Oficial e passam agora a integrar o quadro de servidores aposentados. Foi visível a emoção de muitos que ali estavam que mal podiam conter as lágrimas ao relembrar as trajetórias e as relações diretas e indiretas pelas décadas de trabalho incansável destes professores dedicados a Unemat.


A professora Graci fez questão de dizer que após 30 anos, 11 meses e 8 dias estava se aposentando. O professor Mantovani agradeceu a todos pela bela homenagem e lembrou que alguns ali foram seus acadêmicos: "Juliana foi minha aluna na graduação e hoje é minha coordenadora de curso e Genivaldo foi meu aluno também, das primeiras turmas e depois se tornou um parceiro para vida toda e está na coordenação do ProfLetras ... eu só tenho que agradecer". A professora do curso de ciências contábeis Fernanda Mosseline fez questão de comparecer ao evento para cumprimentar a amiga Graci e não conseguiu proferir muitas palavras sendo tomada pela emoção que culminou com um longo abraço. Com certeza um momento para a história e para ser lembrado nas edições vindouras. 


Professores Henrique Alves, Aparecido Mantovani, Neusa Philippsen, Graci Leite e Juliana Schweikart


Após tanta emoção a programação seguiu com as mesas temáticas. Destaque para a mesa que reviveu os 20 anos de CONAELL e teve como palestrantes as professoras Graci Leite de Moraes e Luzia Aparecida Oliva. A mesa não foi uma palestra e sim uma boa conversa sobre os primórdios do evento. Luzia mostrou fotos antigas, certificados, contou que na primeira edição foram cinco dias de evento acadêmico e um sexto dia de encerramento voltado as tradições gaúchas. Ela contou o inusitado acontecimento ocorrido em 2012 na edição que trouxe como temática os vinte anos da obra Dialética da Colonização de Alfredo Bosi, professor da USP quando a organização enviou uma carta ao professor, mas que devido a sua aposentadoria ficou no escaninho do departamento por mais de um ano sendo respondida carinhosamente em 2013.  Uma verdadeira retrospectiva em perspectiva já apontando os caminhos do CONAELL como evento que contribuiu também no processo de implantação da pós-graduação stricto sensu em Letras, conforme relembrou Luzia. No período noturno ocorreram mesas no auditório do Colégio Marista Santo Antônio, fechando assim o primeiro dia do evento.


E no segundo dia: o que virá?


A programação do XX CONAELL está repleta de atividades neste segundo e último dia de evento. No período matutino e vespertino acontecem as sessões de comunicação oral de forma online. No período vespertino também ocorrem 11 minicursos sendo três presenciais nas dependências da Unemat, unidade Jardim Imperial e oito por meio de salas virtuais. No período noturno novamente no Colégio Marista Santo Antônio ocorre a conferência "Representações do trabalho (análogo ao de) escravo na literatura internacional e brasileira" tendo com palestrante o professor Valter Zanin da Universitá Degli Studi di Padova, Itália com mediação do professor Henrique Roriz Aarestrup Alves. Na sequência a mesa redonda "Escritas femininas produzidas em Mato Grosso" encerra o evento e terá como palestrantes as professoras Adriana Lins Precioso da Unemat e Marli Walker do IFMT e a mediação estará com a pós-doutoranda do PPG Letras/Unemat Ana Cláudia Servilha Martins Poleto. 


O XX CONAELL tem uma página própria com muitas informações. Acesse aqui para conhecer.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!