INOVAÇÃO

HackaMT debate, desenvolve e propõe soluções para Saúde de Cáceres

Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso, é a sétima edição da maratona e quarta com a Unemat na organização

Por Nataniel Zanferrari
14/04/2025

O HackaMT é um hackathon, uma maratona tecnológica colaborativa que foca no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor público (Foto: Nataniel Zanferrari)

Cáceres recebeu pela segunda vez o HackaMT, uma maratona de soluções inovadoras para o setor público. A Edição Pantanal ocorreu na Casa Daveron e recebeu 54 participantes e 13 mentores durante sexta-feira (11), sábado (12) e domingo (13), debatendo, desenvolvendo e propondo soluções para a saúde do município de Cáceres.

O HackaMT é promovido em uma parceria entre diversos órgãos: Unemat, Seciteci-MT, Prefeitura de Cáceres, Parque Tecnológico de Mato Grosso, Fapemat e MTI (Foto: Nataniel Zanferrari)

Promovida em uma parceria entre diversos órgãos do Governo do Estado de Mato Grosso, o HackaMT é um hackathon, uma maratona tecnológica colaborativa que foca no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor público. A cada edição, o evento é realizado em diferentes municípios de diferentes regiões do Estado, contando com realizadores locais dos ecossistemas de inovação. A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) já esteve envolvida na organização local em quatro edições.

É a sétima edição da maratona, promovida em uma parceria com Prefeitura Municipal de Cáceres, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci-MT), Parque Tecnológico de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e Empresa Mato-Grossense de Tecnologia da Informação (MTI).

A abertura do evento foi conduzida pelo professor Mauro Francisco dos Santos Júnior, do curso de Sistemas de Informação do câmpus da Unemat em Sinop (Foto: Nataniel Zanferrari)

Durante três dias de imersão, os participantes desenvolveram propostas para a resolução de um dos três problemas envolvendo a Saúde, temática escolhida pela Prefeitura de Cáceres: falta de gestão integrada para controle de arboviroses; desperdício de imunobiológicos e dificuldade de acesso ampliado às vacinas; e dificuldade de mapeamento das unidades básicas de saúde do município.

Além da experiência única, proporcionada por uma maratona de inovação com palestrantes e mentores de referência no ecossistema regional e nacional, a equipe campeã foi contemplada com bolsas para desenvolver a ideia vencedora, totalizando R$ 91.200.

A equipe campeã foi a Imunize-ME, composta por Geovana Carolina Mendes Costa, Gustavo Gonzaga da Silva, Laryssa Marques, Léo Walker da Silva e Weslley Jean Ferreira Pereira, que apresentou solução para o desperdício de imunobiológicos e dificuldade de acesso ampliado às vacinas classificou 

A segunda colocada, Maxcontrol, formada por Alexandre de Souza Strada, Igor Ferraz, Jéssica Galiassi, Luffy Rossa, Regis de Oliveira e Vitor Jesus, e a terceira colocada, Visita Ágil, composta por Alberto Barcelos, Camily Buck, Kleverson Jara, Wilcker Neckel e William Oliveira, classificaram-se ao propor soluções para o primeiro desafio, falta de gestão integrada para controle de arboviroses.

A equipe Imunodose, composta por Carlos Marcos, Carlos Miguel, Emilly Rocha e Pedro Fernandes, recebeu o prêmio Superação, por terem rompido barreiras e realizado boas entregas.

Os participantes foram auxiliados por 13 mentores (Foto: Nataniel Zanferrari)

Aluno do sétimo ciclo de Ciência da Computação da Unemat em Cáceres, Leonardo Ribeiro de Alcântara participou de um hackaton pela terceira vez. “Recebemos muito aprendizado com os mentores e é sempre uma experiência boa e diferente participar dos hackathons, com o desafio de desenvolver ou resolver o problema”, conta Leonardo.

Já Paulo Henrique Proença de Barros, aluno do sétimo ciclo de Letras na Unemat de Cáceres, participou pela primeira vez. “Também sou empreendedor e trabalho com comunicação e marketing digital, então querendo aprender muito, trocar ideias, mudar um pouco a minha perspectiva de trabalho como microempreendedor, como comunicador, aplicado em soluções inteligentes”, comenta Paulo.

Aluna do curso de Tecnologia em Sistemas para Internet do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), Lorenna Vitória de Souza e Silva participa pela primeira vez do HackaMT, mas já foi aluna do curso de Formação Inicial e Continuada de Desenvolvedores de Sistemas (FicDev) da Seciteci. “Estou bem empolgada. Pelo o que eu vi das edições anteriores, parece ser uma experiência bem divertida”, disse Lorenna no início do evento.

“Estamos muito felizes com a realidade atual do HackaMT. Os participantes sempre ansiosos para embarcarem nesta jornada de desafios, hoje na área da saúde, é sempre recompensador”, afirmou o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec (Foto: Nataniel Zanferrari)

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Allan Kardec, agradeceu as parcerias, em especial a Prefeitura Municipal de Cáceres, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Unemat. “Estamos muito felizes com a realidade atual do HackaMT. Os participantes sempre ansiosos para embarcarem nesta jornada de desafios, hoje na área da saúde, é sempre recompensador”, afirmou o secretário.

“As soluções desenvolvidas aqui, em um clima de muita energia e harmonia, abordam situações importantes na área de Saúde”, enfatiza a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio. “É uma experiência maravilhosa, ainda mais com a Agência de Inovação da nossa Universidade mergulhada nisso”, garante a pró-reitora.

O diretor da Aginov, Fernando Selleri, declara a experiência como positiva. “O hackathon é um momento de muita interação, extremamente criativo, uma maratona onde os participantes trabalham em torno da resolução de um problema real, propondo soluções orientadas a questões sociais”, explica Selleri.

“O HackaMT oferece aos nossos estudantes, e também à comunidade externa, a possibilidade de apresentar soluções criativas para os problemas reais que temos na gestão pública e criar a possibilidade, inclusive, de que eles venham, em um futuro próximo, a produzir suas próprias empresas”, declara a reitora da Unemat, Vera Maquêa (Foto: Nataniel Zanferrari)

A reitora da Unemat, Vera Maquêa, conta que a maratona é enriquecedora aos participantes. “O HackaMT oferece aos nossos estudantes, e também à comunidade externa, a possibilidade de apresentar soluções criativas para os problemas reais que temos na gestão pública e criar a possibilidade, inclusive, de que eles venham, em um futuro próximo, a produzir suas próprias empresas”, declara a reitora.

A abertura do evento foi conduzida pelo professor Mauro Francisco dos Santos Júnior, do curso de Sistemas de Informação do câmpus da Unemat em Sinop. Graduado em Informática, mestre em Ciência da Computação e doutorando em Metodologias para Inovação, Mauro Júnior já atuou como avaliador de startups em programas de investimento  e como embaixador na Associação Brasileira de Startups.

Além de Allan Kardec e Vera Maquêa, a abertura também contou com a presença do gerente de Unidade de Gestão de Novos Negócios da MTI, Ailton Machado, do gestor local de Inovação do Sebrae, Fabrício Castrillon, e do secretário municipal de Assuntos Estratégicos de Cáceres, Jeremias Pereira Leite.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!