Biodiversidade

Congresso nacional da Rede Bionorte será realizado em Cuiabá

Presidente do Congresso se reúne com governador de Mato Grosso para apresentar programação dos eventos da Bionorte sobre sustentabilidade, inovação científica e uso responsável dos recursos naturais da Amazônia

Por Nilson Cortinhas – Rede Bionorte
15/04/2025

(Foto: Divulgação Rede Bionorte)

O presidente do Congresso Brasileiro de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia (CBBA), Evandson José dos Anjos Silva, que também coordena, a nível estadual, o Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte e professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), esteve reunido com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, para apresentar os principais pontos da programação do evento, que será realizado em setembro deste ano, em Cuiabá.

A proposta do congresso é ampliar as discussões sobre sustentabilidade, inovação científica e uso responsável dos recursos naturais da Amazônia, com enfoque especial nos biomas da região e na integração entre estados amazônicos.

Durante o encontro, Evandson destacou a importância do envolvimento dos governos estaduais na promoção de políticas públicas e projetos que valorizem a biodiversidade e fomentem o desenvolvimento sustentável com base na ciência. Ele detalhou painéis temáticos, conferências magnas e rodas de conversa que compõem a programação do congresso, voltada para pesquisadores, gestores públicos, estudantes e lideranças comunitárias.

“O apoio institucional dos governos estaduais é essencial para o fortalecimento da nossa agenda. O Mato Grosso é um dos protagonistas da Amazônia brasileira e, por isso, tem um papel estratégico nas discussões sobre conservação e inovação biotecnológica”, afirmou.

Ao final da reunião, Evandson agradeceu a recepção do governador e reafirmou o compromisso do congresso com o diálogo federativo e a construção coletiva de soluções sustentáveis. “Fiquei honrado com a receptividade do governador Mauro Mendes. Sua atenção à pauta científica e ambiental demonstra compromisso com um futuro mais equilibrado para o nosso país. O Congresso será um espaço de construção conjunta, e contar com o apoio do Mato Grosso é fundamental para o êxito dessa missão.”


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!