Transformando vidas e a sociedade sinopense

Cerimônia de Conferência de Grau celebra os 35 anos da UNEMAT em Sinop

Câmpus iniciou suas atividades em 10 de setembro de 1990 com três cursos. Atualmente são 17 entre graduação e pós-graduação.

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
17/02/2025

Momentos marcantes das cerimônias de conferência de grau (Foto: Miguel Rodrigues Netto e Elisangela Hoffmann)

A Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT está em festa em Sinop. O câmpus instalado na maior cidade do norte mato-grossense completa em 2025 seus 35 anos de instalação. Carregando o pioneirismo de ser a primeira experiência de ensino a ser ofertada fora da sede de Cáceres em 1990, o câmpus vive um grande momento com suas estruturas sendo renovadas, a chegada de novos cursos de pós-graduação, novos servidores técnicos-administrativos e a expectativa de concurso docente.

 

Um dos marcos desse início de comemoração foi a solenidade de outorga de grau aos formandos 2024/2 que ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro em três sessões sendo a primeira para os cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas; a segunda para os cursos de licenciatura em Matemática e bacharelado em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação e a terceira solenidade para os cursos de licenciatura em Geografia, Letras e Pedagogia.

 

Anfiteatro esteve lotado nas três sessões de Conferência de Grau

 

Nas três sessões a mesa de autoridades contou com a presença da Magnífica Reitora da Unemat professora Vera Lúcia da Rocha Maquêa, acompanhada da Pró-reitora de Ensino de Graduação professora Nilce Maria da Silva, da Pró-reitora de Assuntos Estudantis professora Juliana Vitória Matiello, do Pró-reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação técnico-administrativo Darlan Guimarães Ribeiro, do Diretor Político-Pedagógico e Financeiro do Câmpus de Sinop professor Júlio Cesar Beltrame Benatti e do Diretor Administrativo técnico-administrativo Eduardo Gimenes Volpini. Nas duas primeiras sessões houve também a participação do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação professor Allan Kardec Benitez. Na primeira sessão compôs a mesa de autoridades o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas professor Vandersezar Casturino; na segunda sessão foi a vez do diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas professor Emivan Ferreira da Silva e na terceira sessão foi a diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem professora Judite de Azevedo do Carmo.

 

Discursos

 

Na primeira sessão o discurso coube a bacharela em Ciências Econômicas Keila da Silva Herculano. Ela destacou que a data “simboliza o esforço e aprendizagem de cada formando” A graduada ressaltou que nesse momento “recordamos amizades construídas, cada desafio enfrentado que nos transformou nas pessoas que somos hoje”. Ela finalizou dizendo que vê um futuro cheio de possibilidades e desafios.

 

Na segunda sessão foi a vez da bacharela em Sistemas de Informação Larrubia da Fonseca emocionar os presentes. Ela disse que “por muitas vezes os desafios pareciam intransponíveis”. A formada agradeceu os professores e os familiares que ajudaram a construir essa vitoriosa caminhada e também destacou que todos ali estão muito bem preparados para os desafios futuros.

 

Já na terceira sessão o licenciado Euller da Silva Faria roubou a cena com um discurso ao mesmo tempo emocionante e crítico, refletindo sobre a profissão alcançada e sobre seus desígnios. “Educar transcende a simples transmissão de conhecimento. É preciso inspirar e transformar e estimular o pensamento crítico”. Ele também fez menção as amizades adquiridas no árduo percurso formativo repleto de aprendizagem e superação.

 

O emocionante momento da outorga de Grau

 

Fala das autoridades

 

O DPPF do câmpus de Sinop professor Júlio Cesar Beltrame Benatti destacou a alegria de poder conferir grau aos acadêmicos novamente em casa após a completa reforma do anfiteatro. Ele pontuou que ao longo dos 35 anos a UNEMAT já formou mais de 7 mil profissionais em Sinop e que o Estado de Mato Grosso precisa desses profissionais bem formados para continuidade de seu desenvolvimento econômico e social.

 

O Pró-reitor da PRPTI técnico-administrativo Darlan Guimarães Ribeiro se emocionou ao dizer que é bom voltar para casa sendo ele um egresso do curso de Ciências Econômicas. Ele disse que a UNEMAT não é grande porque foram investidos mais de 15 milhões em infraestrutura nos últimos dois anos e também o fato de possuir mais de 80% do seu corpo docente com mestrado ou doutorado não representa toda sua grandeza. Ele disse que o maior legado da instituição é se confundir com a história de Sinop, formando diferentes gerações de profissionais em momentos chave do município e mostrar o impacto que a UNEMAT tem em toda essa região.

 

A Pró-reitora da PRAE professora Juliana Matiello destacou a importância desse momento solene na vida dos formandos e de seus familiares. Ela disse “quando nós, as autoridades entramos recebemos aplausos, mas quando os seus entram é esplêndida a alegria. Sentimos como se vocês estivessem entrando nesse tapete vermelho com eles”.

 

A Pró-Reitora da PROEG professora Nilce Maria da Silva que tem muita autuação na área de educação inclusiva, tendo coordenado o mestrado profissional em Educação Inclusiva do câmpus de Sinop ressaltou o esforço da acadêmica Natália Rosas Bregolato que é surda e concluiu o curso de licenciatura em Pedagogia. Nilce também destacou quão árdua é a trajetória ao longo do curso, mas que tem certeza de que nessa caminhada foram muito mais momentos felizes do que tristes.

 

O Secretário da Seciteci professor Allan Kardec disse que nessas andanças por Mato Grosso participando das colações de grau da UNEMAT e também das Escolas Técnicas ele se emociona a cada abraço e a cada ato porque sabe do poder de transformação na vida das pessoas. Ele citou a própria história de origem humilde que ingressou na antiga Escola Técnica Federal – ETF para fazer o curso Técnico em Eletrônica que lhe rendeu seu primeiro emprego e a partir daí galgar todas as formações acadêmicas até o doutorado concluído na UFMT. Ele pediu que cada formado retorne um pouco do que recebeu para a família e que só saiam quando puderem estabelecer um vôo sólido.

 

A Magnífica Reitora professora Vera Lúcia da Rocha Maquêa ressaltou nas três sessões que o dia era de festa porque ali se encerrava um ciclo de muitas lutas e conquistas. Ele destacou alguns momentos da vida acadêmica como o TCC a qual disse “que é o momento em que chegamos ao limite entre a ignorância e nosso saber”. Ela se solidarizou com os acadêmicos dizendo que “estudar é uma atitude muito solitária”. Elogiou um dos oradores dizendo “é a primeira vez que vejo um orador olhando para o futuro como você fez” e também se alegrou dizendo que a vida é assim em que tudo acontece ao mesmo tempo: “agora mesmo estou vendo aqui na minha frente uma professora que acabou de se formar amamentando seu filho”.

 

Mãe e professora: Elizangela Oliveira da Silva amamenta seu filho durante a Colação de Grau

 

Acadêmicos receberam seus diplomas no ato da Colação de Grau

 

Depoimentos

 

A bacharela em Administração Ana Beatriz Berça Ferreira nos disse que estudar em uma universidade pública como a UNEMAT: “é uma oportunidade única porque eu não teria condições de pagar uma faculdade particular e isso sem contar a qualidade do curso que tive. Por isso tenho muita gratidão”, revelou emocionada.

 

O licenciado em Letras Sérgio Ricardo Pedro nos disse que “com certeza esse é um dia que não mais esquecerei. Minha esposa está aqui e ela também se formou em Letras no semestre passado na UNEMAT. Nossa família está em festa”.

 

Gabriela Duarte ainda é acadêmica, mas já veio prestigiar a colação e sentir o gostinho de pegar o diploma: “eu vim ver uma amiga que está se formando em Pedagogia. Achei muito legal sentir essa emoção e isso de já sair com o diploma na mão achei sensacional. Faltam dois anos, mas não vejo a hora de ser a minha vez. Nem sei como vou me sentir no dia”, brincou.

 

Nessas cerimônias muitas histórias se repetem, muita gente se emociona, os familiares se orgulham de seus formandos e a sociedade se alegra de receber novos profissionais aptos nas mais diversas áreas do conhecimento. Que a UNEMAT continue por muitos anos transformando vidas por meio da educação pública, gratuita e de excelência! 

 

A bacharela em Administração Ana Beatriz exibe orgulhosa seu diploma 

 

Licenciados/as em Letras exibem seus diplomas


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!