Unemat realiza aula magna do curso de doutorado em Educação
O Programa de Pós-Graduação em Educação inicia curso de doutorado e ano comemorativo do aniversário de 15 anos do curso de mestrado
Por Hemília Maia
18/03/2025

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou Aula Magna da primeira turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) nesta terça-feira, 18 de março. O PPGEdu, que tem conceito 4, atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), completa 15 anos, neste mês.
A cerimônia, realizada no Auditório Edival dos Reis, em Cáceres, também deu início ao ano comemorativo do aniversário do PPGEdu que teve 252 dissertações defendidas na década e meia de existência. O Programa exibiu vídeo histórico com depoimentos e imagens de ex-alunos e ex-professores e de muitas turmas que pelo Programa passaram.

A coordenadora do PPGEdu, professora Loriege Bitencourt, lembrou que em 2023, os professores do Programa foram desafiados a propor o doutorado em Educação.
“Os 15 anos do curso de mestrado, que hoje começamos a comemorar, não foi pensado, planejado, desenvolvido por uma ou duas pessoas. Foi por muitos que acreditaram que era possível e buscaram, e buscaram por muitas vezes. Até que a gente conseguiu. E foi importante essas pessoas não terem desistido. Por isso, agora temos o mestrado e o doutorado. A primeira APCM foi enviada em 2017, e nos serviu de bússola para um momento em que estávamos mais preparados para submeter a nova proposta. Precisou que alguém nos desafiasse, que nos dissesse a hora e a professora Áurea nos disse”, cutucou a coordenadora que agradeceu pela provocação.
"A hora chegou, a hora é agora. Vocês podem e vocês devem submeter a proposta do doutorado”, foram estas as minhas palavras, contou rindo a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, Áurea Ignácio confirmando que a meta é a consolidação dos doutorados e a expansão dos mestrados para doutorados. “Eu realmente desafiei toda a equipe do Programa, e eu quero dizer para vocês que o PPGEdu assumiu o desafio e a meta agora é o conceito 5”, desafiou, novamente, a pró-reitora.

Áurea reforçou que conceito 5 se faz com produção docente e discente, com extensão, com apoio do câmpus, da bibliografia da banca... “E, a gente consegue consolidar a pós-graduação na universidade, sendo uma universidade de peso, todo mundo junto, formando um time de mestrado, doutorado e Educação”, disse Áurea.

Atualmente, a Unemat oferece 36 cursos de pós-graduação stricto sensu dentro de 27 programas. São 24 mestrados, sendo 11 de mestrado acadêmico, 1de mestrado profissional e 12 de mestrado profissional em rede. Além de 12 doutorados, sendo 8 de doutorado acadêmico institucional, 3 de doutorado acadêmico em rede e 1 de doutorado profissional em rede.

O vice-reitor, Alexandre Porto, memorou que em 2004, ele era um dos primeiros doutores na Universidade e que o fortalecimento e a consolidação da pós-graduação, no interior do Estado de Mato Grosso aconteceu em muito pouco tempo, se comparada a outras Instituições de Ensino Superior no país. “Hoje a Unemat tem programas de doutorado em cidades como Cáceres, e até em municípios com populações muito pequenas no Brasil, como é o caso de Nova Xavantina e Barra do Bugres que possuem pouco mais de 24 e 29 mil habitantes, respectivamente, graças a política de qualificação implementada pela Instituição”, pontuou Alexandre Porto.
Alunos do ensino médio, da Escola Estadual 11 de Março, apresentaram números de dança do Siriri Mato-grossense e, por meio do projeto Atravessando Fronteiras, da cultura latina.

Também participaram da mesa de autoridades, os pró-reitores de Ensino de Graduação, Nilce Maria, e de Extensão e Cultura, Everton Nascimento; a diretora Político-Pedagógico e Financeira do câmpus de Cáceres, Rinalda Bezerra e o vice-coordenador do PPGEdu, Riller Riverdito.
Pós-Graduação em Educação: pertencimento, participação e impactos sociais
Alice Miriam Happ Botler, mestre em Educação, doutora em Sociologia e professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE-Recife) realizou a palestra “Pós-Graduação em Educação: pertencimento, participação e impactos sociais” para os 14 alunos ingressantes da primeira turma de doutorado do programa e para os alunos veteranos e ingressantes do curso de mestrado.

“A escolha desse tema que parece bastante amplo, se deu justamente para tratar de um tema tão amplo quanto a educação. A gente precisa buscar alguns recursos e eu, então, junto com a Loriege, escolhemos esses conceitos básicos para discutir um pouco e problematizar, fazer questões, para que vocês possam refletir um pouco”, explicou a professora Alice que está envolvida no processo de conquista do doutorado desde 2023, como consultora, nas ações de desenvolvimento do documento para Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN), do doutorado de Educação da Unemat por sua expertise em avaliar propostas de mestrado e de doutorado.
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