COLAÇÕES 2023/1

Unemat concede grau a 113 formandos em Alta Floresta, Nova Mutum e Pontes e Lacerda

Durante a semana passada, a Universidade entregou 113 novos profissionais à sociedade mato-grossense em três dias de cerimônia

Por Nataniel Zanferrari
21/08/2023

(Foto: Deivid Sulzbacher Fontes)

A festa continua na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) com a temporada 2023/1 de colações de grau. Agora foi a vez dos câmpus de Alta Floresta, Nova Mutum e Pontes e Lacerda que, juntos, entregaram 113 novos profissionais à sociedade mato-grossense.

A grande novidade desta temporada é que, pela primeira vez em 45 anos, os formandos recebem o diploma já no ato da colação de grau. As instituições de Ensino Superior devem entregar os diplomas de seus graduados em um período de até 90 dias mediante solicitação. Anteriormente, a Unemat disponibilizava os diplomas cerca de 60 dias após o requerimento. Nas colações deste semestre, todos os graduados já saíram da cerimônia com o diploma válido e assinado, graças a um esforço conjunto dos servidores da Universidade.

O reitor em exercício, Alexandre Porto, destacou a extraordinária força de vontade dos formandos. “Sabemos que muitos de vocês trabalhavam o dia inteiro e ainda se esforçavam para ir à aula à noite, alguns até vindos de outros municípios para poderem estudar”, disse o reitor.

“Por isso, além de manterem a ética e solidariedade, peço que sejam sempre gratos e sempre defendam nossa Universidade. A gratidão que vocês demonstraram em seus discursos aos pais, professores e técnicos é muito importante, mas é necessária a gratidão à Instituição em si, esta Universidade pública, gratuita e de qualidade, que se esforça para estar presente em todo o Estado e, podem ter certeza, é patrimônio do povo de Mato Grosso”, afirmou Porto.


ALTA FLORESTA

O Câmpus Universitário de Alta Floresta, em cerimônia realizada na quarta-feira (16), colou grau de 41 formandos em Agronomia, Ciências Biológicas, Direito e Engenharia Florestal.

“Agarrem as oportunidades e procurem o espaço de vocês, mas façam isso exercendo vossas profissões de coração e com responsabilidade”, disse a diretora político-pedagógica e financeira de Alta Floresta, Ivone Vieira da Silva.

Agora formada em Ciências Biológicas, Neisa Pimenta Luiz espera colher os frutos de tudo que plantou com sua família e seus professores. “A Unemat foi uma casa, uma família que me ajudou de braços abertos, com muito amor e carinho”, conta a formada.

Ângela Cristina de Sales Parra, bacharel em Direito, garante que a Unemat representou uma grande oportunidade de conquistar o Ensino Superior. “Este diploma representa novas portas que se abrem para mim de agora em diante. Graças ao excelente ensino que a Unemat tem, eu já consegui passar na prova da Ordem de Advogados do Brasil já no 9º semestre”, afirma a advogada.


NOVA MUTUM

Na quinta-feira (17), o Câmpus Universitário de Nova Mutum entregou os diplomas a 19 graduados em Administração, Agronomia e Ciências Contábeis.

O diretor político-pedagógico e financeiro do câmpus, Agilson Poquiviqui, lembra que a formação destes novos profissionais só é possível graças ao qualificado corpo docente e técnico da Instituição. “A Universidade é feita de pessoas para pessoas. Não há como desenvolver educação sem que acreditemos nas pessoas”, reforçou Agilson.

A agrônoma Taynara Vedoi Gonçalves declara que, de agora em diante, planeja trabalhar contribuindo para a cidade, já que continuará em Nova Mutum. “Foi uma jornada bem difícil, com muitos obstáculos. A Unemat me deu uma oportunidade de construir uma carreira, de ter uma formação gratuita”, conta Taynara.

Jonathan Aguetoni Sartori recebeu o diploma de bacharel em Ciências Contábeis após uma trajetória árdua conciliando estudos e trabalho. “Não foi fácil, mas, em busca de um sonho e do conhecimento, enfrentamos as adversidades”, conta Jonathan.


PONTES E LACERDA

Com sete graduados em Letras, 21 em Zootecnia e 25 em Direito, o Câmpus Universitário de Pontes e Lacerda realizou sua cerimônia de colação de grau na última sexta-feira (11).

A diretora político-pedagógica e financeira do câmpus, Jocilaine Garcia, lembra que não são somente os formandos que têm a agradecer. “Uma palavra que define bem o que estamos sentindo essa noite é gratidão. Assim como vocês hoje estão agradecendo a nós em seus discursos, nosso agradecimento mais que especial é para vocês, queridos formandos e formandas, por terem escolhido a nossa Unemat, o nosso câmpus de Pontes e Lacerda, como a Instituição de formação profissional de vocês”, disse a diretora. “Vocês são uma fonte inesgotável de inspiração para a nossa Unemat e em todas as dimensões de nossa vida”, assegurou Jocilaine.

A zootecnista Priscila Lima Sales lembra que a trajetória foi difícil. “Chegar até aqui é sinônimo de vitória, porque sabemos que nem todos têm acesso a uma Universidade pública, gratuita e de qualidade”, conta Priscila. “É gratificante fazer parte da história da Unemat, uma Instituição de qualidade com professores incríveis, qualificados e dedicados. Tive a experiência de trabalhar como estagiária na Unemat e é uma experiência única, porque você conhece a fundo como é a Universidade em si e como ela precisa trabalhar então. Isso dá uma experiência magnífica ao acadêmico, então quem tiver a oportunidade de ser estagiário na Unemat,  eu recomendo muito” conta a formada.


PRÓXIMAS COLAÇÕES DE GRAU:

25 DE AGOSTO

Lucas do Rio Verde (Engenharia Civil e Engenharia de Alimentos)


29 DE AGOSTO

Sinop (Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Geografia, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação)


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!