Encontro Nacional de Cerimonial Universitário supera expectativas na Unemat
O evento ocorreu pela primeira vez em Mato Grosso
Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
23/09/2025

A Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat sediou no período de 17 a 20 de setembro o XV Encontro Nacional de Cerimonial Universitário. O evento reuniu no Câmpus Universitário de Sinop diversos profissionais de instituições universitárias de todas as regiões do país. O público unematiano também aderiu em peso e todos os campi da instituição enviaram representantes. Foi um evento em que as tendências do cerimonial universitário deram o tom e a aprendizagem foi significativa.
A abertura do evento organizado pelo Fórum Nacional dos Organizadores de Cerimônias Universitárias e Acadêmicas das Instituições de Ensino Superior Brasileiras – Forcies ocorreu na quarta-feira, 17 e contou com a presença da magnífica Reitora da Unemat Vera Lucia da Rocha Maquêa que esteve compondo a mesa com o presidente do Forcies Gilson Eloi Mafuza, a coordenadora da região centro-oeste do Forcies Marcela Ceri, o diretor do Forcies Jean Carlos de Souza, servidor da Unemat, o diretor Político-Pedagógico e Financeiro de Sinop Júlio Cezar Beltrame Benatti e o diretor Administrativo Eduardo Gimenes Volpini.
Foto: Elisangela Hoffmann

Reitora Vera Maquêa ao lado do presidente do FORCIES Eloi Mafuza
Na palestra de abertura a Reitora Vera Maquêa explanou sobre o papel estratégico do cerimonial da Unemat, trazendo um panorama das atribuições e realizações do setor na instituição, sendo responsável pela imagem institucional e todas as cerimônias e eventos.
A quinta-feira foi recheada de atividades formativas e destacamos a mesa “Tecnologia e inovação no Cerimonial: tendências tecnológicas para modernizar as cerimônias universitárias. Esta mesa foi mediada pelo presidente do Forcies Eloi Mafuza e pelo diretor do Forcies/Unemat Jean Carlos de Souza contando com a presença de empresas de Sinop que inovam no setor.
O palestrante Evandro representante de uma empresa de sonorização falou da verdadeira revolução que está ocorrendo no setor: “hoje é possível fazer eventos com imagem 8K”. Ele disse que além da qualidade ser infinitamente melhor, hoje: “é muito mais fácil manusear os equipamentos que são mais leves e fazem múltiplas funções o que reduz muito a quantidade de fios e cabos”. Cassiano que trabalha no ramo de fotografia explicou que desde o surgimento em 1839 a fotografia passa por transformações sendo que a partir dos anos 2000 ocorreu o processo de digitalização. “Hoje é possível o formando escolher as fotos que vão compor seu álbum no conforto de sua casa, sendo que antes ele pagava por algo e não sabia bem o que iria levar”.
Letícia que atua no ramo de marketing avisou que estamos vivendo “uma nova comunicação para novos tempos”. Ela ressaltou que as redes sociais deram uma nova dimensão para os eventos pois tem uma repercussão maior e viral. Já Teolindo, conhecido como Téo, apresentou a expertise da Fundação de Apoio – FAEPEN na gestão de eventos que envolve desde controle de inscrições, gestão financeira, plataformas digitais e muitas outras facilidades que permitem mais agilidade e melhores resultados.

Mesa temática com representantes de empresas de Sinop discutiu inovação no setor de cerimonial
Após esta mesa a palestra “Inteligência emocional e gestão de conflitos: como resolver desafios com diplomacia” foi apresentada de forma síncrona pelo secretário geral do Forcies Wilderson Queiroz. Ele trouxe diversos exemplos em que o cerimonial precisa lidar com gestão de crise e como o papel de diplomacia é eficaz nestes casos. Ele exemplificou com um caso ocorrido na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, onde é responsável pelo cerimonial em que uma formanda adepta do candomblé quis colar grau de branco, o que contrariava as normas do cerimonial que estabelece a beca de cor preta. E com muito diálogo e consulta às normas e legislações vigentes conseguiu encontrar uma solução amigável contemplando a acadêmica sem que isto descaracteriza-se a cerimônia de conferência de grau.
Na sexta-feira a palestra “Oratória no Cerimonial Universitário: Técnicas e dicas para o Mestre de Cerimônias” proferida pelo vice-presidente do Forcies e cerimonialista da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG Tchaikowisky Oliveira foi um verdadeiro curso de formação. Com uma riqueza de detalhes Tchai como é conhecido explicou em detalhes a rotina do cerimonialista e os cuidados que deve se cercar no exercício da profissão. Ele disse que momentos como o Forcies são importantes: “porque é na troca e na interação que aprendemos, na concordância e na discordância”. Em outro momento Tchai Oliveira disse que: “o cerimonialista deve ser um modelo de respeito ao ser humano e por isso não deve usar palavras que suscitem constrangimento e discriminação”. Ele disse que discrição é a palavra-chave do bom cerimonialista que sustenta a cerimônia com a palavra sem chamar a atenção para si.

Vice-presidente do FORCIES Tchaikowisky Oliveira apresenta técnicas para o Mestre de Cerimônias
Próxima parada UNIR ...
No fim do evento foi escolhida a próxima sede que abrigará o XVI Encontro Nacional de Cerimonial Universitário. E o encontro será realizado em 2026 na Universidade Federal de Rondônia – UNIR. A instituição fundada em 1982 possui oito câmpus e receberá o evento no Câmpus de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia.
Conversamos com a Assessora de Cerimonial e Protocolo da UNIR Débora Cristina de Araújo e ela nos revelou que: “como hoje a universidade está implantando os ritos de cerimonial, receber o evento vai ajudar muito neste processo de institucionalização. Por isso inclusive trouxemos treze servidores para Sinop, para aprender um pouco mais do processo de cerimonial”.
A UNIR teve a maior delegação externa no XV Forcies. Na apresentação institucional um vídeo deu uma pequena mostra do que espera os participantes. Muita diversidade e diálogo com a sociedade amazônica marcam os mais de 40 anos de atuação da UNIR. A Unemat se orgulha de ter sediado tão relevante encontro. Que venha o próximo FORCIES!

Assessora de Cerimonial da UNIR Débora Cristina: instituição receberá próximo encontro em 2026
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Câmpus de Sinop oferta 81 vagas em quatro mestrados profissionais
- Unemat inaugura obras no Câmpus de Sinop com a presença do governador Mauro Mendes
- Unemat está com inscrições abertas para pós-graduação em Economia & Negócios
- Sessão da Câmara de Vereadores celebra os 35 anos do Câmpus da UNEMAT em Sinop
- Unemat oferta curso de pós-graduação em Controladoria e Gestão Agroindustrial
- Câmpus de Sinop está com inscrições abertas para pós-graduação em Finanças Empresariais
- Curso de especialização recebe palestra com professor de universidade catarinense
- Unemat está com inscrições abertas para pós-graduação em Economia & Negócios