SEREX

Parceria entre instituições públicas de Ensino Superior realiza 15º Seminário de Extensão do Centro-Oeste

Com 107 trabalhos da Unemat, evento ocorreu em Cuiabá entre terça (27) e quinta-feira (29)

Por Nataniel Zanferrari
30/08/2024

(Foto: Nataniel Zanferrari)

Uma parceria entre as instituições públicas de Ensino Superior de Mato Grosso realizou a 15ª edição do Seminário Regional de Extensão Universitária do Centro-Oeste (Serex) entre terça (27) e quinta-feira (29) em Cuiabá.

De natureza acadêmica, científica e cultural, o evento foi organizado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em conjunto com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) e realizado no Teatro da UFMT.

 

Participação recorde da Unemat

Os 300 trabalhos inscritos foram divididos nas áreas temáticas de Comunicação, Cultura e Arte, Direitos Humanos e Justiça Social, Educação e Formação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Saúde e Bem-Estar, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Alunos, professores e técnicos da Unemat tiveram 107 trabalhos aprovados para apresentação durante o Seminário, dentre os 300 que totalizaram o evento. Desse quantitativo, mais de 90 são de acadêmicos. “Nós correspondemos a mais de um terço dos trabalhos apresentados. É um número muito representativo”, garantiu Everton Nascimento, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unemat e um dos organizadores do evento.

“Nós estamos cheios de orgulho da participação massiva da Unemat neste Seminário”, declarou a reitora da Unemat, Vera Maquêa, na abertura do evento. “Nós entendemos que, o que a Universidade tem feito pela extensão no interior do Estado por meio dos seus câmpus, é de fundamental importância para que aquilo que a Universidade representa para a sociedade: para que traga de fato as soluções para os problemas que esta sociedade tem”, afirmou Vera.

 

Seminário Regional de Extensão Universitária

O Serex tem o propósito de estimular, ampliar e aprofundar o debate sobre as práticas de Extensão Universitária entre as instituições públicas e privadas da Região Centro-Oeste. “Pretendemos, com este evento, ampliar e fortalecer cada vez mais a extensão universitária no Estado de Mato Grosso e na região Centro-Oeste”, contou Everton Nascimento.

Esta edição trouxe como tema 'Extensão Universitária: Desafios contemporâneos e soluções inovadoras para a sociedade'. “É um seminário também vinculado aos nossos encontros nacionais de reitores e pró-reitores de extensão, onde debatemos todos os avanços necessários para a qualificação da extensão no País e também nas nossas regiões”, disse a pró-reitora de Extensão da UFR, Cláudia Araújo. “Então o Serex é uma grande oportunidade de refletir sobre nossas práticas, conhecermos melhor cada uma das nossas ações e avançarmos na extensão por um objetivo comum de todas as nossas instituições”, concluiu Cláudia.

Everton foi eleito coordenador da Regional Centro-Oeste do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (Forproex). A pró-reitora de Extensão da Universidade Federal de Goiás (UGF), Luana Ribeiro, foi eleita como vice-coordenadora. A posse será em novembro, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp/SP), durante o Encontro Nacional do Forproex.

 

O evento

A abertura do evento contou com a palestra magna ‘Fomentando uma cultura de inovação com extensão, ciência e cultura’, com o professor Eduardo Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Aluno de Ciências Biológicas da Unemat, Paulo Vitor Bezerra da Silva, representou o Laboratório de Biologia Parasitária (LabPar) no evento, do qual participa pela primeira vez. “Meu orientador sempre me incentivou, me inscrevi e o trabalho foi aprovado e agora estou aqui, e estou gostando muito. Eu fui incentivado desde o primeiro semestre da graduação a me integrar em um laboratório para começar a pesquisa e a extensão. É muito importante o aluno ter esse contato desde o início”, conta o aluno.

Nicole Viana Ribeiro é aluna de Direito da UFMT em Barra do Garças e também participou do evento pela primeira vez. “A extensão universitária é uma experiência única, um momento de interação, de troca de saberes com a comunidade, porque entramos com uma visão fechada de levar conhecimentos para fora, mas, quando começamos a participar da extensão, vemos que, na verdade, é uma troca. Levamos conhecimento, mas também recebemos”, explica Nicole.

A 15ª edição do Seminário contou com a participação de instituições de todas as unidades federativas do Centro-Oeste brasileiro: de Goiás participaram o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes) e as universidades de Rio Verde (UniRV), Estadual de Goiás (UEG), Federal de Goiás (UFG) e Federal de Jataí (UFJ); do Mato Grosso do Sul estiveram presentes o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMS) e as universidades Católica Dom Bosco (UCDB) e Federal da Grande Dourados (UFGD); e, do Distrito Federal, a Universidade de Brasília (UnB); além das quatro instituições organizadoras representando o Estado de Mato Grosso.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!