Sociedade agradece

Em noite de festa UNEMAT outorga grau a 84 novos profissionais em Sinop

Novos bacharéis e licenciados ressaltam a importância da universidade pública

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
09/08/2024

Vice-Reitor Alexandre Porto presidiu a cerimônia de outorga de grau (Foto: Miguel Rodrigues Netto)

A Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT realizou na noite desta quinta-feira, 08 de agosto de 2024 no Centro de Eventos Dante Martins de Oliveira em Sinop a cerimônia de outorga de grau aos formandos de seus cursos de bacharelado e licenciatura. Ao todo 84 acadêmicos receberam o grau a que tens de direito de bacharéis em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Sistemas de Informação e licenciados em Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia.

 

A cerimônia de outorga de grau foi presidida pelo Vice-Reitor Alexandre Gonçalves Porto e a mesa de autoridades também foi composta pelo Pró-Reitor de Administração Miguel Castilho Júnior, Diretor Político-Pedagógico e Financeiro do Câmpus de Sinop Júlio César Beltrame Benatti, Diretor Administrativo Eduardo Gimenes Volpini, Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem Judite de Azevedo do Carmo, Diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas Maicon Aparecido Sartin e Diretor em exercício da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Lindomar Pegorini Daniel.

 

A licenciada em Geografia Vanessa Lima de Oliveira fez o discurso em nome de todos os formandos. Ela ressaltou a importância dos familiares “que deram muito suporte emocional como às vezes financeiro”. Emocionada ela disse: “saímos daqui não só com um diploma, mas com a capacidade de transformar o mundo em que vivemos”. A licenciada ainda enalteceu a importância da UNEMAT em todo seu processo formativo.

 

Entre as autoridades nada de longos discursos e sim pontos de reflexão. Assim foi o professor Júlio César Benatti afirmando “que a universidade é um espaço de estudo e também social e que deixa saudade”. Ele também afirmou que “a educação superior é a forma mais rápida e democrática de ascensão social”. O Pró-Reitor Miguel Castilho chamou a atenção ao fato de que “construir essa universidade é uma tarefa de muita gente, um esforço coletivo” Ele fez um pedido aos acadêmicos: “voltem a essa casa e brilhem nas profissões que escolheram sendo referência”.

 

O Vice-Reitor Alexandre Porto afirmou que “a UNEMAT tem essa capacidade de mudar vidas. Ele também fez o convite para que os agora formados possam voltar e dar continuidade em seus estudos em nível de pós-graduação. E encerrou fazendo um apelo: “levem para a vida a defesa da universidade pública que por muitas vezes é atacada e também sejam felizes”.

 

Centro de Eventos Dante de Oliveira ficou lotado para cerimônia da UNEMAT

 

Entre a plateia que lotou as dependências do Centro de Eventos Dante de Oliveira muitas histórias podiam ser contadas. Em no meio da multidão estava Isabel Joana de Oliveira mãe de uma das formandas em Ciências Contábeis. Ela nos contou que a família veio do Pará em busca de uma nova oportunidade de vida e pelo sonho de ter uma pessoa da família com curso superior: “toda a família está orgulhosa dela porque sabemos de todas as dificuldades encontradas até chegar nessa noite. Ela será inspiração para muitos e vemos que alcançar esse nível de estudo no Brasil ainda é para uma minoria, mas com certeza, a UNEMAT permite que muita gente possa sonhar com essa oportunidade”.

 

O jovem Leandro Souza Andrade que cursa ainda o ensino médio, mas estava na cerimônia ao lado de uma tia ao nos ouvir conversar com Isabel se manifestou de forma espontânea e disse: “também quero estudar nessa universidade. Ainda não escolhi o curso, mas espero estar com vocês daqui dois anos”.

 

Que o jovem Leandro possa realizar seu sonho e com ele tantas outras pessoas que buscam uma oportunidade de mudança de vida possam ainda estudar na UNEMAT, pois ela é Patrimônio do Povo de Mato Grosso e alarga suas fronteiras para abrigar aqui brasileiros de todas as origens. Viva a universidade pública.

 

Licenciados/as em Letras exibem seus diplomas ao lado dos professores homenageados


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!