Jornada de Educação

Jorneduc completa 25 anos com debate sobre "Escola e Diferença", em Cáceres

Evento científico e acadêmico ocorre de 08 a 11 de setembro

Por Danielle Tavares
04/09/2026

(Foto: Assessoria Evento)

De 8 a 11 de setembro, a cidade de Cáceres sediará a XVII Jornada de Educação (Jorneduc), organizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). As inscrições para participação podem ser feitas até o dia 7 de setembro, diretamente no site: meuevento.unemat

Com o tema “Escola e Diferença: cartografias de saberes, vidas e territórios”, o evento comemora seus 25 anos de trajetória, dedicados ao debate científico e ao estreitamento de laços entre a Educação Básica, a pós-graduação e a comunidade escolar.

A realização é uma iniciativa do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências de Educação e Linguagem (Facel) junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da instituição.

Destaque internacional

A solenidade de abertura ocorre na noite do dia 8 de setembro, no Centro de Convenções do Município de Cáceres "Maria Sophia Leite" (Sicmatur). O destaque do primeiro dia será a conferência proferida pelo pesquisador argentino Mariano Narodowski (Universidad Torcuato Di Tella).

No dia 9 de setembro, a programação matutina traz Mesa Redonda, focada em Justiça Climática e Sustentabilidade, com a presença de Fábio Feldmann (fundador da SOS Mata Atlântica) e de docentes da Unemat. No período vespertino haverá colóquios simultâneos: Educação do Campo, Educação e questões étnico-raciais, Gênero e Sexualidade.

A noite do segundo dia abordará a Educação Inclusiva na conferência das professoras Maura Corcini (Unisinos) e Tatiane Lebre Dias (UFMT).

Na manhã de 10 de setembro, será debatida a Avaliação na Pós-Graduação e os desafios para o quadriênio 2025-2028, com a presença do coordenador da área de Educação da Capes, Ângelo Ricardo de Souza. À tarde, serão realizadas apresentações de trabalhos científicos (comunicações orais e pôsteres) no Câmpus Cavalhada. A noite reserva a conferência "Escola e políticas públicas", ministrada por Carlos Augusto Abicalil (MEC/Sintep) e Marilda Oliveira Costa (PPGEdu/Unemat).

O último dia do evento (11 de setembro) trará debates sobre a infância na Mesa Redonda 3, com os professores José Gonçalves Gondra (UERJ) e Cesar Donizete Pereira Leite (Unesp). O encerramento do evento, na noite do dia 11, será consolidado com a conferência do renomado Prof. Dr. Alfredo Veiga-Neto (UFRGS), que discutirá o tema "Pensando Escola, Currículo, Inclusão e Diferença".

Serviço

Evento: XVII Jornada de Educação (Jorneduc - Edição de 25 Anos).

Data: 08 a 11 de setembro.

Local principal: Centro de Convenções do Município de Cáceres "Maria Sophia Leite" (Sicmatur).

Realização: Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) e curso de Pedagogia da Unemat.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!