Consciência e Luta

NEAB/ENCRESPAR realiza evento no Câmpus de Sinop

Evento tratou sobre a implantação de um NEAB no Câmpus de Alta Floresta

Por Miguel Rodrigues Netto (com informações da professora Sandra Pereira de Carvalho).
06/05/2024

(Foto: Projeto ENCRESPAR)

No dia 05 de abril de 2024 (sexta-feira) aconteceu nas dependências do Câmpus Universitário da Unemat em Sinop, uma ação organizada pelo Núcleo de Estudos sobre Africanidades, Diáspora e Populações Negras – NEAB/ENCRESPAR intitulada, “O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Unemat em Sinop: contribuições ao campo do enfrentamento ao racismo institucional", coordenado pela Profa. Dra. Sandra Pereira de Carvalho e pelo Prof. Dr. Paulo Alberto dos Santos Vieira coordenadora e vice coordenador do ENCRESPAR, respectivamente. O ENCRESPAR foi institucionalizado pela Portaria 248066/2021.
 
A ação que foi desenvolvida durante os períodos matutino e vespertino teve como propositura apresentar uma contextualização sobre a criação do NEAB/ENCRESPAR para um grupo de estudantes dos Cursos de Biologia e Direito da Unemat, Câmpus de Alta Floresta que estão se organizando para a criação de um NEABI dentro de seu Campus.
 
Do Campus de Alta Floresta participaram as discentes do Curso de Direito: Aline Barros Veras e Lilian Gabrielei de Souza e do Curso de Biologia a discente Dalila de Jesus Silva e como observadora a docente do Curso de Biologia: Profa. Dra. Rosane Duarte Rosa Seluchinesk.
 
Do NEAB/ENCRESPAR, participaram os docentes do Curso de Pedagogia: Profa. Me. Elizangela Gomes dos Santos Siebiger e o Prof. Me. Flávio Penteado de Souza, além deles também marcou presença a professora da rede municipal de educação Profa. Me. Joice Ribeiro da Silva.
 
Ainda estiveram presentes a discente do Curso de Letras Marcia Ana do Nascimento que é presidenta do Conselho da Igualdade Racial em Sinop e Idamara Cruz, coordenadora do Coletivo Todas as Cores do município de Sorriso.
 
O encontro, proposto pelo NEAB/ENCRESPAR e fortemente estimulado por acadêmicas do Câmpus Universitário de Alta Floresta resultou nos seguintes encaminhamentos:
 
Sugestão de criação de um NEAB da Unemat Campus de Alta Floresta. Esta proposição será levada à Comunidade Acadêmica para apreciação de estudantes, técnicos (as) e docentes interessados(as).
Convite para participação no evento organizado no município de Rondonópolis: Encontro dos NEABs de Mato Grosso.
 
Organização de um Curso de Extensão de Letramento Racial ofertado pelo NEAB/ENCRESPAR para discentes do Campus de Alta Floresta mobilizados no projeto Pró-NEABI-AF.
 
Os encaminhamentos serão apreciados neste coletivo do Pró-NEABI-AF.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!