Cultura

Projeto Unemat En Concert abre inscrições para oficinas com instrumentos musicais

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
13/03/2024

Professor Hobedes Vieira em oficina com seus alunos de violoncelo Bruna Valentim, Ana Carolina e Jeferson Zanini (Foto: Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional)

A Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT comunica a comunidade sinopense que estão abertas as inscrições para oficinas em instrumentos musicais cada um em horário específico. Estas vagas serão disponibilizadas por meio do projeto de extensão Unemat En Concert coordenado pelo professor José de Souza Neto e sob a execução técnica da professora Rosângela Guedes.
 
As oficinas estão ocorrendo no Centro Municipal de Formação – CEFORME que fica na avenida dos Jacarandás em prédio anexo a Secretaria Municipal de Educação de Sinop/MT. A idade mínima para participar das oficinas é de 15 anos para todos instrumentos, com exceção do teclado em que a idade é de 13 anos.
 
Com relação as oficinas de cordas com violino há três vagas disponíveis com utilização do violino do projeto e mais três vagas para interessados que tiverem o próprio instrumento. Já para viola de arco são duas vagas sendo uma com instrumento do projeto e outra para quem tiver sua própria viola. No caso do violoncelo há uma vaga para aluno que tiver o próprio instrumento.
 
Quanto a oficina de teclado há seis vagas para quem for utilizar o instrumento do projeto e mais duas vagas para quem tiver seu próprio teclado. E em relação a oficina de violão há cinco vagas para quem já tem conhecimento do instrumento e mais dez vagas para iniciantes.
 
Os interessados devem comparecer ao CEFORME a partir das 18 horas no dia 26 de março para inscrição e entrevista para oficinas de violino, viola e violoncelo e no dia 27 para oficinas de teclado e violão.
 
Na visão do professor José de Souza Neto, coordenador do projeto, “a ideia é ofertar vagas para os membros da comunidade, sobretudo de escolas públicas que tem mais dificuldade em acessar cursos de música que geralmente são pagos e ficam fora da renda dessas famílias”. O professor ainda ressalta que “a universidade cumpre seu papel não só de levar a oportunidade de aprender um instrumento musical como também conhecer o repertório internacional com músicas clássicas, o nacional e também o nosso regional com músicas mato-grossenses sendo assim um meio de divulgação da cultura no município de Sinop”, finaliza.
 
Na opinião de Rosângela Guedes, professora do projeto “o Unemat En Concert contribui para o desenvolvimento de habilidades musicais, oportunizando aulas em instrumentos variados, como oficinas de Teclado, Violão, Violino, Viola Clássica e Violoncelo. Já é sabido a relevância e o grande poder de interação que o estudo musical oferece ao ser humano, despertando sensações diversas, tornando-se uma das formas de linguagem muito apreciada por facilitar a aprendizagem, desenvolver técnicas de execução e instigar a memória das pessoas. A música, além de ser facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, também amplia o conhecimento musical do aluno, como um bem cultural”, avalia.

Para os interessados em algum dos cursos segue o link para manifestação de interesse. Cada candidato deve escolher apenas 1 dentre os cursos disponíveis.


https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScMVv3izt6gjNksbIDgrUCy5mu5LcDZz_DwXUA02lgHV3qwNg/viewform




Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!