Projeto inovador

Curso de Especialização em Juventude encerra semestre em grande estilo

A iniciativa é uma parceria entre Unemat, UFMT e Secretarias de Educação

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
14/07/2025

Curso de Especialização é gratuito e presencial com aulas no Câmpus de Sinop (Foto: Carmem Amorim)

O curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização em Juventude e Transformações Sociais Contemporâneas encerrou o semestre 2025/1 em grande estilo no último sábado, 12 de julho.

 

Os pós-graduandos cursaram a disciplina Juventude, Territorialidade e Fronteira que foi ministrada pela professora Rebeca Ferreira de Carvalho que é efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Cáceres e convive cotidianamente com a realidade dos estudantes na fronteira Brasil-Bolívia. Rebeca é mestre em Educação Inclusiva pela Unemat e atualmente é doutoranda em Linguística junto ao PPGL em Cáceres.

 

Na disciplina que teve início na quarta e se estendeu até o sábado a professora abordou os conceitos de juventude, territorialidade e fronteira dentro de uma perspectiva interdisciplinar e com muita dinamicidade propiciando a participação ativa dos 30 pós-graduandos que estão cursando esta especialização.

 

Acadêmicos na disciplina Juventude, territorialidade e fronteira (julho/2025)

 

Atividades já realizadas

 

Antes da disciplina que encerrou o semestre os pós-graduandos já haviam cursado uma frutífera oficina de TCC que foi ministrada pela professora Ana Aparecida Morais de Oliveira que é servidora da Unemat e Doutoranda em Desenvolvimento Socioeconômico na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC e que preparou os acadêmicos para o desafio da construção do projeto de pesquisa. A oficina ocorreu de 02 a 04 de julho e teve grande adesão de todos.

 

Acadêmicos na oficina de TCC (julho/2025)

 

Em junho a professora Patrícia Simone Nogueira, docente da Universidade Federal de Mato Grosso ministrou duas disciplinas. A primeira, Estado e Políticas Públicas de Juventude situou esse campo de disputa e os principais temas que demandam políticas. Na segunda, Metodologia da Pesquisa em Ciências Sociais a contribuição se deu na diferenciação entre método, metodologia e abordagem qualitativa e quantitativa. Foi uma semana bem intensa com aulas de segunda a sábado.

 

Acadêmicos na disciplina Estado e Políticas Públicas de Juventude (junho/2025)

 

Anteriormente a professora Aline Wendpap Nunes de Siqueira também docente da UFMT em Cuiabá e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea ministrou a disciplina Juventude, Cultura e Redes Sociais. Ela exibiu a série Adolescência da Netflix e trouxe debates esclarecedores sobre a condição juvenil, identidade e sociabilidade a partir das plataformas digitais.

 

Acadêmicos na disciplina de Juventude, Cultura e Redes Sociais (abril/2025)

 

Em março, na abertura do curso o professor Miguel Rodrigues Netto ministrou a disciplina Fundamentos de Sociologia da Juventude que deu as bases teóricas para sustentar as pesquisas neste campo com a apresentações das matrizes teóricas.

 

Acadêmicos na disciplina de Fundamentos de Sociologia da Juventude (março/2025)

Resultados já alcançados

 

O curso de especialização em Juventude e Transformações Sociais Contemporâneas encerrou o primeiro semestre letivo apenas, mas alguns resultados já podem ser colhidos da iniciativa.

 

Um grande quantitativo de trabalhos foi inscrito no II Congresso Nacional de Pesquisas e Práticas em Educação – CONPEPE realizado entre os dias 08 e 10 de maio. Muitos fizeram comunicação oral e alguns também enviaram resumo expandido para publicação em anais. Outro evento que contou com a participação de nossos pós-graduandos foi o III Encontro Luso-Brasileiro de Geografias Emocionais (III ELGE), com o tema “Das Geografias Criativas às Geografias Digitais”, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de junho de 2025, na UFMT.

 

E para o XXII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários – CONAELL uma parceria interinstitucional propiciou a formação de um GT intitulado: Linguagem, Cultura e Sociedade Contemporânea: análises a partir de atravessamentos midiáticos que será coordenado pelos professores Ana e Miguel da Unemat e Aline da UFMT.

 

Outra iniciativa é a produção de um ebook intitulado Youth in Movements (Juventude em Movimentos) que será publicado até setembro pela editora Contribuciones e reunirá capítulos produzidos pelos pós-graduandos dentro das disciplinas.

 

Com essa inciativa que teve origem no projeto de pesquisa: Juventude, políticas públicas e ensino de sociologia: conexões e diálogos se abriu a possibilidade de oferta de formação continuada de excelente qualidade e de forma interdisciplinar e interinstitucional.

 

O curso coordenado pela professora Ana Aparecida Morais de Oliveira ainda contemplou as mestrandas de Sociologia Celina Elias Gomes Gonçalves, Graziele Paceliuka De Cáprio Cardovani e Osmara Evangelista Barbosa que são professoras efetivas da Secretaria de Estado de Educação – SEDUC e tiveram a oportunidade de participar de disciplinas como auxiliares o que rendeu uma nova experiência na formação continuada.

 

Na opinião da pós-graduanda Isabela Ferreira Borchers “O curso de pós-graduação lato sensu em Juventude chegou no momento certo, logo após eu concluir a graduação em Pedagogia. Estava em busca de uma especialização que fizesse sentido com a minha trajetória, e a temática da juventude combinou perfeitamente com meu processo de formação. As aulas são excelentes, com conteúdos atuais e extremamente relevantes para a sociedade. Cursar essa especialização tem ampliado muito meu olhar e meus conhecimentos, principalmente na vivência escolar. Por ser oferecida de forma presencial pela UNEMAT, a pós tem uma base muito sólida, tanto nos conceitos quanto na prática, contribuindo de forma significativa para minha formação e para meu desempenho profissional”.

 

O sentimento até agora é de satisfação e com certeza o segundo semestre será de muitas conquistas com a conclusão deste muito bem sucedido e projeto inovador.

 

Reunião com os pós-graduandos para definição do calendário 2025/2 (junho/2025)

 

Aula inaugural do curso de especialização (março/2025)


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!