Iniciativa

Acadêmicos de Geografia participam de palestras formativas

Atividades reforçam o compromisso do curso com a prática profissional

Por Miguel Rodrigues Netto
10/11/2023

Acadêmicos prestigiaram atividade no auditório da Unemat (Foto: Nayhara Freitas)

Acadêmicos do curso de Licenciatura em Geografia participaram nesta última quinta-feira (09/11) de uma atividade prática coordenada pela professora Nayhara Freitas Martins Gomes. As palestras foram transmitidas de forma remota o que não impediu uma grande repercussão entre os acadêmicos que compareceram em bom número ao auditório do Centro de Estudos e Investigações (CEI) da Unidade Imperial para acompanhar as palestras.


Eulália Gomes que é Sócia e fundadora da cooperativa Canteiros e da Associação Horizontes Agroecológicos e também está a frente da Superintendência de Segurança Alimentar, Nutricional e Agroecologia da Prefeitura de Contagem/MG proferiu a palestra com o tema "Cooperativa de Agricultura Urbana 'Canteiros'". Já Patrícia Ferraz que é Gerente de Programas e Projetos Sustentáveis da Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo proferiu a palestra sobre o projeto "Elas no campo e na Pesca" que trata de empoderamento e protagonismo feminino no campo.


As palestras fazem parte de atividades inerentes a disciplina Geografia Agrária ministrada pela professora Nayhara Freitas e que a partir da unidade temática 3 estuda a questão da extensão rural, incentivo a formação de lideranças comunitárias e movimentos sociais e segundo a professora já vem ocorrendo de forma contínua na disciplina. Conforme relato da professora " O curso de Geografia da Unemat tem buscado complementar a formação dos nossos estudantes para além dos limites da universidade e na ocasião, tivemos duas palestras centradas nos temas Cooperativa Canteiros, de Agricultura Urbana e uma segunda sobre o projeto "Elas no Campo e na Pesca" que estimula lideranças femininas.  Os temas foram apresentados e debatidos por profissionais que já atuam no mercado. Além da troca de experiências, tivemos como objetivo estimular a criatividade de nossos alunos para que no futuro eles mesmos possam implementar novos projetos desta natureza em nossa cidade.


Pela acolhida e recepção da atividade a professora diz que estuda transformar tais práticas em eventos com possibilidade de créditos de extensão: "com certeza estou pensando em ações extensionistas para 2024", conclui a docente.




Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!