Acolhimento

Curso de Pedagogia acolhe acadêmicos em aula inaugural

Acadêmicos de Pegagogia, mestrandos do Profei e ProfSocio, docentes e técnicos marcaram presença

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
10/04/2024

Acadêmicos de pedagogia, mestrandos, professores e técnicos lotaram auditório da Câmara de Vereadores. (Foto: Miguel Rodrigues Netto)

Foi uma noite de festa, acolhimento e formação. Assim acadêmicas e acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia foram recebidos em aula inaugural realizada na quinta-feira, 04 de abril no auditório Deputado Jorge Abreu da Câmara de Vereadores de Sinop. A acolhida teve como tema “Pedagogia, Ciência e Práxis para uma Educação Transformadora”.
 
O cerimonial desta vez foi diferente. Quem conduziu os trabalhos foi a professora Leandra Inês Seganfredo Santos e ela deu o tom do encontro com alegria, descontração e muito calor humano. Logo no começo o professor Josivaldo Constantino dos Santos brindou a plenária com o poema Sou professor, lapido diamante. Esse foi só o começo de uma noite muito especial aqueles que escolheram a pedagogia como missão de vida.
 
Na mesa de autoridades estiveram presentes Fernanda Coan representando o DPPF do Câmpus Júlio Benatti, Judite do Carmo diretora da Fachlin, Hélio Jr. Coordenador do curso de Pedagogia, Almir Arantes presidente do Núcleo Docente Estruturante do curso, Irene Beber representante do Profei, Roberto Arruda coordenador do ProfSocio, Letícia Santos representante do Centro de Assuntos Estudantis – Caest e João Carlos Machado do Centro Acadêmico de Pedagogia.
 
Todas as autoridades foram breves em seus discursos saudando os participantes. A professora Fernanda Coan explicou que o evento estava ocorrendo na Câmara de Vereadores em virtude do Anfiteatro do Câmpus estar em reforma; a professora Judite ressaltou que “a gente forma professores para estar na escola então lá também é nosso espaço”.
 
O professor Almir explicou a importância do NDE e de outros conselhos existentes na universidade. Já a técnica Letícia Santos explicou que o Caest é um espaço que além de orientar sobre bolsas e auxílios também oferece assistência pedagógica e psicológica aos estudantes. Por fim o acadêmico João Carlos conclamou os estudantes a ocupar o espaço da universidade que em sendo pública é de todos.
 

Professoras e Professores do curso de Licenciatura em Pedagogia


Antes da mesa temática houve espaço para apresentação dos professores do curso de Pedagogia e performance da professora Maria Albanisa que junto com os acadêmicos de seu projeto encantou a todos recitando histórias infantis.  
 
A mesa temática intitulada Pedagogia, Ciência e Práxis para uma Educação Transformadora teve início com a professora Edneuza Alves Trugillo que apresentou o curso de licenciatura em Pedagogia mostrando que dentre as diversas possibilidades de atuação na educação básica e superior estão a docência, a pesquisa educacional e a gestão educacional.
 
A professor Irene C. Romero Beber apresentou o Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (Profei) que é um programa em rede nacional da qual a UNEMAT faz parte e que se constitui uma forma de continuidade dos estudos para quem se gradua em pedagogia. Ela trouxe em detalhes as linhas de pesquisa e os docentes que integram o curso.
 
Já o professor Roberto Alves de Arruda apresentou os principais aspectos do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) que também é uma possibilidade de pós-graduação para graduados em pedagogia no rol das ciências humanas e sociais. Ele também palestrou sobre a práxis e a educação transformadora abordando o tema sob a tradição marxista e oferecendo um panorama geral aos acadêmicos. 


No fim todos ficaram satisfeitos, mas já pensando na próxima edição do evento. Boa sorte a todos os ingressantes em pedagogia, que sejam anos de boa formação e sucesso acadêmico.




Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!