Internacionalização

Unemat amplia leque de acordos internacionais

Projetos comuns em diversas áreas de pesquisa, mobilidade acadêmica, doutorado sanduíche bilateral e pós-doutorado são possibilidades da internacionalização entre a Unemat e as Instituições de Ensino Superior da República Tcheka

Por Hemília Maia
11/04/2025

Reitora da Unemat, Vera Maquêa, embaixadora da República Tcheka, Pavla Havrlíkivá, e chefe do Escritório de Representação de MT em Brasília, Leonardo Albuquerque, reunidos em Brasília (Foto: Divulgação)

A reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Vera Maquêa, esteve reunida com a embaixadora da República Tcheka, Pavla Havrlíkivá, em Brasília, na quinta-feira (10.04). Durante o encontro, realizado na embaixada, foram discutidas áreas concretas de colaboração com o setor acadêmico, entre os dois países, na agricultura, meio ambiente, recursos hídricos e biodiversidade.

Vera Maquêa estava acompanhada pelo chefe do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília, Leonardo Ribeiro Albuquerque, e de gestores e pesquisadores da Unemat. A reitora ficou entusiasmada com o resultado da reunião.

“A Unemat vem reforçando os acordos internacionais já existentes e ampliando para novas Instituições de Educação Superior. O objetivo é o fortalecimento das ações de internacionalização com vistas a melhorar cada vez mais a formação em cursos de graduação e pós-graduação. Vamos fazer ótimas parcerias com universidades e instituições de ensino superior da República Tcheka. Um ganho para a comunidade acadêmica e para as duas nações”, afirmou Maquêa.

Diretor de Gestão e Mobilidade de Intercâmbio da Unemat, Ben Hur Marimon

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unemat, Áurea Ignácio, pontua que a cooperação bilateral é uma forte estratégia para uma real internacionalização nas universidades. “Propomos a realização de projetos conjuntos em diversas áreas do conhecimento iniciando com estudos na área de agricultura, agricultura de precisão e novas tecnologias; outra área bem discutida foi a sustentabilidade incluindo pesquisas de monitoramento de pescado e propostas de estudos focados nas mudanças climáticas sobre os seres vivos e a produção. Nessa cooperação bilateral poderemos incluir a mocidade docente e discente com doutorado sanduíche bilateral, pós-doutorado...”, exemplifica Ignácio.

“Fico muito feliz de poder ter contribuído para este encontro. Saímos com um balanço positivo e agora é continuarmos as tratativas de cooperação. A embaixadora demonstrou interesse em algumas áreas específicas que a República Tcheca quer cooperar com a Unemat e  a universidade tem expertise em diversas áreas, com muita excelência no Centro-Oeste e no Brasil”, avaliou Leonardo Albuquerque.  

Francisco LLedo, Mariana Barros, Anderson Amaral, Leonardo Albuquerque, Áurea Ignácio, Pavla Havrlíkivá, Ben Hur Marimon e Vera Maquêa na embaixada da República Tcheka, em Brasília

Também participaram da reunião o diretor de Gestão e Mobilidade de Intercâmbio, Ben Hur Marimon, o assessor de Gestão do Escritório de Relações Internacionais, Anderson Amaral; o assessor de Gestão para Assuntos Administrativos e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos ProfÁgua, Francisco Lledo, todos professores e pesquisadores da Unemat, e a profissional técnica, Mariana de Oliveira Barros, do Escritório de Representação de Mato Grosso em Brasília.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!