Câmpus de Sinop tem seu primeiro Doutorado aprovado pela Capes
Doutorado em Letras será implantado em 2025
Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
24/09/2024
Foi com imensa alegria que a comunidade universitária de Sinop recebeu a notícia da aprovação do APCN pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para implantação a partir de 2025 do curso de Doutorado acadêmico em Letras.
A aprovação desse curso representa o esforço de muitas pessoas que por anos vem batalhando pela consolidação dos estudos linguísticos e literários no contexto amazônico. O próprio Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literário – CONAELL que alcança este ano sua 21ª edição e que teve mais de 460 trabalhos inscritos de muitos estados e de outros países ajuda a contar essa história.
Com a aprovação o Programa de Pós-Graduação em Letras da Unemat/Sinop – PPGLetras, passa a contar com mestrado e doutorado se consolidando como centro formador de pesquisadores/as altamente qualificados no campo dos estudos linguísticos e literários.
Essa história começou em 1990 quando um dos três cursos implantados em Sinop foi o de Licenciatura em Letras. A graduação que está prestes a completar 35 anos ajudou a formar os primeiros professores para atendimento da demanda das escolas e parte destes docentes retornou a universidade e constituíram seu quadro profissional.
Após a realização de concursos públicos para a carreira docente em 1998 e 2006 o curso de Letras recebeu novos profissionais que se juntando aos que aqui já estavam consolidaram o curso e fortaleceram a perspectiva de implantação de um programa de pós-graduação o que ocorreu em 2015 com a aprovação da Capes do mestrado acadêmico em Letras.
Em pouco tempo o PPGLetras se tornou um polo difusor e formador de pesquisadores no campo das Letras. Com seu projeto ousado de manter tanto os estudos linguísticos quanto os estudos literários como linhas de pesquisa contribuiu significativamente para a formação docente não apenas de Sinop e região imediata, mas de diversos outros estados brasileiros.
A aprovação do doutorado vem no momento em que o PPGLetras vai completar 10 anos e o curso de Licenciatura em Letras 35 anos. Esta aprovação reforça a vanguarda das letras na Unemat e em Sinop, pois será o primeiro curso de doutorado implantado no câmpus.
A previsão inicial é de que o primeiro edital para ingresso no doutorado saia em 2025 com a oferta de 15 vagas divididas entre estudos linguísticos e estudos literários. O corpo docente é formado por professores majoritariamente do câmpus de Sinop, mas conta também com a contribuição de docentes de Alto Araguaia, Tangará da Serra e outras universidades parceiras.
Na estrutura do PPGLetras os docentes atuam em grupos de pesquisa e projetos tanto de pesquisa, quanto de ensino e extensão. Os discentes participam ativamente da organização de eventos, ministram minicursos e tem alto índice de produção acadêmica. A aprovação da Capes vem consolidar este processo e abrir novas perspectivas. Vida longa ao PPGLetras!
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
- Campus de Sinop recebe visita de estudantes de Lucas do Rio Verde
- PROFSOCIO está com inscrições abertas até 20 de novembro
- Candidatos a Conselhos Superiores devem se inscrever de 11 a 25 de novembro
- Professores do curso de Geografia da Unemat - Campus de Sinop realizam aula de campo em Colíder
- Mesa redonda debaterá sobre inovação, tecnologia e transformação digital na UNEMAT
- Unemat leva inovações científicas ao Fórum do Futuro na Noruega: Soluções Sustentáveis para a Agricultura Tropical
- Professor da UNEMAT participa de Exercício Militar da FAB
- UNEMAT promove VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Letras
- Professores do curso de Geografia da Unemat - Campus de Sinop realizam aula de campo em Colíder