PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO

Bancas de Defesa

Data: 17/06/2026 Hora: 14:00

Local: Sala online de vídeochamada GoogleMeet (https://meet.google.com/dgy-geuc-jwm)

Título: ÍNDICE DE VALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA PARA SINOP: ESTRATÉGIA E FERRAMENTA PARA ANÁLISE DO MERCADO

Palavras-chave: modelo de preços hedônicos; mercado imobiliário; software

Páginas: 202

Resumo: A mensuração de preços no mercado imobiliário representa um desafio recorrente nas análises urbanas e econômicas, dada a diversidade de atributos que influenciam o valor dos imóveis. O município de Sinop, apesar de seu crescimento acelerado, apresenta desafios urbanísticos como ocupação dispersa e valorização desigual do solo, o que torna relevante a construção de uma ferramenta capaz de revelar padrões de valorização. Para lidar com essa complexidade, os modelos de preços hedônicos têm se consolidado como ferramenta capaz de decompor o valor dos imóveis em função de suas características. Este trabalho teve como objetivo desenvolver um software que integre um índice de valorização imobiliária baseado em modelo hedônico, com aplicação na cidade de Sinop, Mato Grosso. O sistema foi concebido para automatizar a coleta de dados de imóveis ofertados em plataformas digitais, qualificar as informações coletadas, estimar preços e gerar indicadores comparativos para apoio à tomada de decisão. A metodologia compreendeu seis etapas: revisão bibliográfica e estudo prospectivo; construção da Matriz SWOT e do Business Model Canvas; estruturação do modelo hedônico; análise dos fatores associados aos preços; desenvolvimento do software; e registro do programa de computador junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Como resultado, foi desenvolvido um software que realiza coleta automatizada de dados imobiliários, organiza os registros, apoia a qualificação das informações, integra o modelo hedônico e gera o Índice de Valorização Imobiliária (IVI). O modelo estimado indicou maior consistência para as variáveis tamanho do imóvel, quantidade de banheiros, tipo de imóvel e localização agregada por zona urbana. O IVI converteu os preços estimados em medida comparativa, enquanto o IVI temporal permitiu acompanhar oscilações mensais no período analisado. Foram concluídos a Matriz SWOT, o modelo de negócios e o registro do programa de computador no INPI. Conclui-se que a pesquisa contribuiu para a análise do mercado imobiliário de Sinop ao integrar coleta automatizada, modelagem estatística e software em uma solução aplicada à geração de indicadores imobiliários.

Membros da Banca:

Presidente - LINDOMAR PEGORINI DANIEL - UNEMAT

Membro Interno - CLEITON FRANCO - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - FERNANDO SELLERI SILVA - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - UDILMAR CARLOS ZABOT - UNEMAT

Data: 27/03/2026 Hora: 13:30

Local: https://meet.google.com/qne-vyzc-mpw

Título: Legislação Municipal de Inovação: Estudo Sistêmico e Proposta Normativa para Nova Mutum – MT

Palavras-chave: governança multinível; ecossistema de inovação; legislação municipal.

Páginas: 159

Resumo: A inovação tecnológica é um dos principais vetores de desenvolvimento socioeconômico contemporâneo, com impacto direto na competitividade territorial e na capacidade de enfrentar desafios sociais complexos. No Brasil há um conjunto de instrumentos legislativos de incentivo à inovação em nível nacional, assim como o estado de Mato Grosso já possui sua legislação de inovação estruturada. No entanto, no nível municipal, as políticas públicas de inovação ainda carecem de integração, planejamento de longo prazo e mecanismos de avaliação consistentes. Esse cenário também se observa em Nova Mutum (MT), que, apesar de possuir instrumentos normativos relacionados à inovação, não dispõe de uma política municipal estruturada capaz de articular de forma sistêmica atores e iniciativas. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor um marco normativo para a Política Municipal de Inovação de Nova Mutum, contribuindo para a consolidação de uma estratégia local de desenvolvimento inovador. A metodologia adota uma abordagem qualitativa de caráter exploratório-descritivo, estruturada em quatro etapas: (i) revisão bibliográfica e documental, incluindo análise sistemática de dissertações e teses sobre políticas municipais de inovação com análise temática; (ii) pesquisa documental telematizada em municípios de Mato Grosso com análise temática; (iii) caracterização do ambiente da pesquisa por meio de análise documental e grupos focais; e (iv) desenvolvimento e validação de uma minuta de política municipal de inovação junto ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontam para a fragmentação normativa existente no município de Nova Mutum, constatou-se a existência de instrumentos legais relacionados ao Parque Tecnológico, ao Programa Inova Mutum e ao Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, ainda com baixo nível de integração e efetividade prática. Ao final, consolida-se a proposição de uma minuta de lei construída de forma participativa, validada com os atores institucionais.  

Membros da Banca:

Presidente - CAMYLA PIRAN STIEGLER LEITNER - UNEMAT

Membro Interno - WALESKA MALVINA PIOVAN MARTINAZZO - UNEMAT

Membro Externo à Instituição - CLAUDIO JOSE DO NASCIMENTO - UFPE

Membro Externo à Instituição - DANIEL SANTIAGO CHAVES RIBEIRO - UNIFAP

Membro Externo à Instituição - ROSANA LAURA DE CASTRO FARIAS RAMIRES - PUC - SP

Data: 25/03/2026 Hora: 14:00

Local: https://meet.google.com/srh-maeu-wio

Título: COMPRA PÚBLICA DE INOVAÇÃO EM UNIVERSIDADES FEDERAISBRASILEIRAS: GUIA DE APOIO À ETEC E CPSI                                      

Palavras-chave: Compra Pública de Inovação; Encomenda Tecnológica; ContratoPúblico para Solução Inovadora; Universidades Federais; Design Science Research

Páginas: 128

Resumo: Esta dissertação desenvolve e avalia, para o âmbito das Universidades Federaisbrasileiras, um Guia de Apoio à Compra Pública de Inovação (CPIN) voltado àoperacionalização da Encomenda Tecnológica (ETEC) e do Contrato Público paraSolução Inovadora (CPSI). Ancorada na premissa de que o arcabouço legal existentenão garante, por si, a adoção de instrumentos de inovação orientada à demanda, apesquisa parte do entendimento de que a efetividade da CPIN depende de condiçõesorganizacionais, governança e mecanismos de gestão do risco tecnológico. O objetivocentral consistiu em desenvolver um artefato prático, didático e normativamentealinhado para orientar gestores universitários na escolha do instrumento adequado nacondução de processos de CPIN, com rastreabilidade decisória e segurançaprocedimental. Metodologicamente, adotou-se desenho aplicado, exploratóriodescritivo,com abordagem mista, estruturado pela Design Science Research (DSR),integrando: (i) Revisão Sistemática da Literatura, segundo a lógica CIMO, para mapearcontextos, mecanismos e resultados associados à CPIN; (ii) pesquisa documental enormativa sobre ETEC e CPSI; (iii) diagnóstico em um UF e levantamento nacional comgestores de compras das 69 UF´s, via Fala.BR e Google Forms; e (iv) construção,demonstração e avaliação do artefato por meio de capacitação piloto em umauniversidade federal. Os resultados evidenciam adoção ainda incipiente de ETEC eCPSI nas UF´s, explicada por desconhecimento operacional, limitações de equipe,insegurança jurídica/receio do controle e ausência de rotinas padronizadas paradecisões sob incerteza. Em resposta, o Guia consolida fluxos, checklists e modeloseditáveis, incorporando TRL, especificação funcional, etapas de teste/validação, gestãode riscos e governança mínima, de modo a reduzir assimetrias de conhecimento eaumentar a rastreabilidade das decisões. Conclui-se que a lacuna central éoperacional, não normativa, e que o artefato possui potencial para qualificar o gastopúblico e ampliar a capacidade universitária de contratar soluções inovadoras.

Membros da Banca:

Presidente - GEOVANA ALVES DE LIMA FEDATO - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - IVOR PROLO - UNEMAT

Membro Externo à Instituição - Edilson Pereira Marins - UFMT

Membro Externo à Instituição - Ronaldo David Viana Barbosa - UFSC

Data: 24/03/2026 Hora: 14:00

Local: meet.google.com/tiu-tjgv-beh

Título: Gestão da Propriedade Intelectual: Sistematização das Produções Técnicas e Tecnológicas da Pós-Graduação Profissional da UNEMAT

Palavras-chave: Palavras-Chave: Propriedade intelectual. Produção técnica e tecnológica. Mestrado profissional. Gestão da inovação.

Páginas: 152

Resumo: Esta dissertação teve como objetivo sistematizar os Produtos Técnicos e Tecnológicos (PTTs) associados às dissertações dos programas de mestrado profissional da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), visando ao registro padronizado, à classificação por categoria e subtipo (taxonomia CAPES) e à triagem inicial quanto à possibilidade de proteção por propriedade intelectual (PI) ou de divulgação pública responsável. A pesquisa foi motivada pela inexistência, na instituição, de um procedimento unificado de identificação, registro e organização dos PTTs, o que reduz visibilidade, dificulta governança informacional e fragiliza decisões sobre proteção e publicidade. Adotou-se como metodologia a Design Science Research para elaboração da solução/artefato, com encadeamento entre identificação do problema, definição dos objetivos, design e desenvolvimento, demonstração, avaliação e comunicação. O estudo consolidou 468 dissertações (2015–2024) e registrou 649 PTTs (287 dissertações com 1 PTT e 181 com 2 PTTs), distribuídos em nove programas e cinco campi, com rastreabilidade por URL e data de acesso. Os registros foram organizados em base de dados estruturada (planilha) com metadados de identificação, temporalidade, autoria e campos de classificação CAPES, além de indicação preliminar de possibilidade de proteção, legislação aplicável e justificativa de enquadramento. Os dados foram apresentados no Relatório Técnico Conclusivo que inclui, ainda, a Matriz de Enquadramento por categoria/subtipo/proteção, um protótipo de formulário digital para cadastramento prospectivo e uma cartilha orientativa. entregue à AGINOV. A avaliação combinou verificação técnico-documental e validação qualitativa por especialistas, com critérios de aplicabilidade, utilidade e aceitação institucional, apontando o artefato como suporte efetivo à governança de PI, condicionado à definição de fluxo, responsabilidades e integração às rotinas institucionais.  

Membros da Banca:

Presidente - GEOVANA ALVES DE LIMA FEDATO - UNEMAT

Membro Interno - WALESKA MALVINA PIOVAN MARTINAZZO - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - FERNANDO SELLERI SILVA - UNEMAT

Data: 18/03/2026 Hora: 09:00

Local: meet.google.com/did-tfkd-bqf

Título: Ambiente Promotor da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Sinop. 

Palavras-chave: habitat de inovação, ecossistema de inovação, parcerias, universidade-empresa-governo.

Páginas: 148

Resumo: A Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) é uma instituição de ensino superior consolidada no Estado. A partir do trabalho realizado pela AGINOV, agência fomentadora de inovação da UNEMAT, com o objetivo de fortalecer sua inserção regional, a universidade tem criado diferentes ambientes de inovação em seus campus no Estado de Mato Grosso. No contexto universitário brasileiro, esses ambientes desempenham a função estratégica de promover a cultura empreendedora e fomentar práticas de inovação, na comunidade acadêmica e demais atores do ecossistema. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi propor um modelo de ambiente promotor da inovação (API) e empreendedorismo, considerando o contexto institucional e territorial da UNEMAT no Campus Sinop. Quanto à metodologia, foi de natureza qualitativa, com objetivos exploratório edescritivo. A pesquisa foi documental, bibliográfica e de campo. O universo de pesquisa compreendeu a comunidade acadêmica, empresários e representantes do governo municipal, sendo assim, foi utilizada a amostragem probabilística. Para o levantamento de dados, foi utilizada a entrevista, com o uso de um roteirosemiestruturado com 15 questões e a utilização de um gravador. Neste sentido, foram realizadas 15 entrevistas, com os atores representantes do governo, empresas e universidade no município de Sinop-MT. Com o consentimento prévio dos participantes, a entrevista foi capturada em áudio para posterior transcrição eanálise dos dados em categorias. A pesquisa encontra-se aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de acordo com o parecer número 7.299.240 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) número 84274824.3.0000.5166. Em relação aos resultados obtidos, estes indicam a percepção de um baixo nível deinovação no setor de atuação dos entrevistados, bem como um consenso entre as hélices quanto aos desafios relacionados a recursos financeiros, à qualificação de mão de obra e à consolidação da cultura de inovação no ecossistema local. A colaboração entre governo, empresas e universidade é percebida predominantemente como fraca. No que se refere às demandas para uma melhor integração ao ecossistema, os atores apontaram a necessidade de recursos financeiros e de parcerias. Ademais, a criação de um ambiente de inovação na universidade é percebida como um fator que favorece o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade. Como contribuição aplicada, o trabalho propõe a implantação de um API na UNEMAT/Sinop, concebido como espaço físico operado por projetos, e apresenta o Acelera Business como primeira experiência de operacionalização.

Membros da Banca:

Presidente - SIRLENE APARECIDA TAKEDA BRESCIANI - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - IVOR PROLO - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - JULIO CESAR BELTRAME BENATTI - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - TALES NEREU BOGONI - UNEMAT

Membro Externo à Instituição - CLAUDIA CRISTINA AULER DO AMARAL SANTOS - UFT

Membro Externo à Instituição - LUIS FELIPE DIAS LOPES - UFSM

Membro Externo à Instituição - SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA - UFT

Data: 16/06/2025 Hora: 14:00

Local: Sala de reunião on-line Google Meet (https://meet.google.com/qas-hmoq-sug)

Título: Avaliação do impacto da presença da Unidade de Referência Tecnológica (URT) para adoção dos sistemas integrados de produção sustentáveis em Mato Grosso

Palavras-chave: Avaliação de Impacto, Integração Lavoura-pecuária, Unidade de Referência Tecnológica, Sistema de Produção, Produção Sustentável, diferenças em diferenças.

Páginas: 120

Resumo: A Unidade de Referência Tecnológica (URT) é uma modalidade de transferência de tecnologia (TT) que demonstra uma aplicação prática do sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), sendo um dos impactos esperados o aumento da taxa de adesão dos sistemas integrados. Este estudo avaliou o impacto da presença da URT na adoção do sistema ILP em Mato Grosso, utilizando o modelo de Diferenças em Diferenças (DD) com entrada escalonada e o estimador de Callaway e Sant'Anna (2021). Esse estimador calcula o Efeito Médio de Tratamento sobre os Tratados (Average Treatment Effect on the Treated – ATT), combinando a ponderação pelo inverso da probabilidade (Inverse Probability Weighting – IPW) com ajuste de regressão. Os resultados mostram que a presença da URT em um município aumentou a área destinada ao ILP em cerca de 11 mil hectares em comparação à situação contrafactual, ou seja, na ausência da URT. Quando os municípios limítrofes são considerados como área de influência da URT, o ATT estimado sugere um aumento adicional de aproximadamente 3.300 hectares. Em termos proporcionais, a presença da URT elevou em 11 pontos percentuais a área agrícola ocupada com ILP em relação à situação sem tratamento. No entanto, quando a análise foi estendida para a área de influência, o ATT não foi significativo. Conclui-se que a presença da URT contribuiu significativamente para a expansão da área de ILP nos municípios estudados, confirmando a eficácia dessa modalidade de transferência tecnológica na promoção de sistemas de produção sustentáveis. A análise SWOT e o modelo Canvas não identificaram impedimentos relevantes para a execução da URT, e sua implementação foi viabilizada por meio de parcerias, sem geração de receitas ou custos diretos.

Membros da Banca:

Presidente - LINDOMAR PEGORINI DANIEL - UNEMAT

Membro Interno - WYLMOR CONSTANTINO TIVES DALFOVO - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - JOAQUIM MANOEL DA SILVA - UNEMAT

Membro Externo à Instituição - FLAVIO JESUS WRUCK - EMBRAPA

Membro Externo à Instituição - PATRICK CALVANO KUCHLER - UERJ

Data: 17/04/2025 Hora: 14:00

Local: meet.google.com/hqw-juxx-ieb

Título: DA PESQUISA À PRODUÇÃO ESTABELECIDA: ANÁLISE DO NIVEL DE MATURIDADE TECNOLOGICA (TRL) EM AGRONEGOCIO NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

Palavras-chave: Manufacturing Readiness Levels; Propriedade Intelectual; Transferência de tecnologia.

Páginas: 122

Resumo: O objetivo dessa dissertação foi mapear e analisar o nível de maturidade tecnológica (TRL) dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos grupos de pesquisa, e apresentar as tecnologias desenvolvidas no Portfólio Tecnológico, na área do agronegócio na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Enquanto metodologia de pesquisa, foi de natureza quali-quantitativa, com objetivo descritivo e explicativo. Quanto ao tipo, pesquisa de análise documental. Para isso, o universo de pesquisa foi a UNEMAT, a amostra foi constituída pelos 13 campi da instituição, sendo objeto de análise as publicações de projetos e relatórios de pesquisas vinculadas à área do agronegócio e a vitrine tecnológica da Agencia de Inovação da Instituição. A análise foi conduzida utilizando a Escala de Nível de Maturidade Tecnológica (TRL), conforme o Modelo de Inovação e Negócios da Embrapa Agroenergia, que variam desde a pesquisa básica (TRL 1) até a implementação comercial (TRL 9), permitindo a classificação objetiva do estágio tecnológico das pesquisas. Já, para construir o capítulo de revisão teórica, foi realizado um estudo com uso da técnica bibliométrica na base Web of Science, com busca de “Technology Readiness Levels” (TRL) OR “Manufacturing Readiness Levels” (MRL), para identificar publicações ao longo dos últimos 10 anos, com o intuito de conhecer as frequências anual de publicações de artigos, autores, afiliações, países, áreas, idiomas e, frequência de citações e apontamento de estudos mais citados por outros autores. A pesquisa utilizou dados institucionais e da Vitrine Tecnológica da UNEMAT para identificar 179 grupos de pesquisa, dos quais 72 focam em inovações para o agronegócio, abrangendo diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico. Os resultados mostram uma concentração de pesquisas nos níveis iniciais (TRL 1-5), com destaque para os campi de Nova Xavantina, Sinop, Cáceres e Tangará da Serra. A maioria dos grupos de pesquisa se encontra em fases de concepção teórica, formulação experimental e validação em ambiente controlado, com um número menor progredindo para protótipos em ambientes relevantes. Não foram identificadas tecnologias nos níveis mais avançados (TRL 6-9) nos grupos de pesquisa, indicando desafios na transição para aplicações comerciais.

Membros da Banca:

Presidente - SIRLENE APARECIDA TAKEDA BRESCIANI - UNEMAT

Membro Interno - ANA MARIA DE LIMA - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - FERNANDO SELLERI SILVA - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - IVOR PROLO - UNEMAT

Membro Externo à Instituição - CLAUDIA CRISTINA AULER DO AMARAL SANTOS - UFT

Data: 28/02/2025 Hora: 14:00

Local: meet.google.com/jzz-dhcs-mnn

Título: DIRETRIZES PARA GESTÃO E CONTROLE DA PROPRIEDADE INTELECTUAL PARA INOVAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE MULTICAMPI  

Palavras-chave: Gestão de ativos intelectuais; Invenções acadêmicas; Empreendedorismo acadêmico.

Páginas: 117

Resumo: As universidades desempenham um papel central no estímulo ao desenvolvimento e à inovação,alinhando suas pesquisas às necessidades regionais. O estudo teve como objetivo desenvolveras diretrizes para a gestão e controle da Propriedade Intelectual (PI) de uma universidademulticampi do Estado de Mato Grosso visando promover a inovação. Para a conduçãometodológica empregou-se o método Design Science Research, seguindo as etapas: i)levantamento do problema, etapa realizada em colaboração com a Agência de Inovação daUniversidade do Estado de Mato Grosso (AGINOV); ii) revisão da literatura: para acompreensão dos modelos teóricos existentes para a gestão de PI; iii) localização de artefatospor meio da análise de documentos relacionados à gestão da PI e entrevistas com representantesdos Núcleos de Inovação Tecnológicos (NIT) de universidades multicampi; iv) soluçõessatisfatórias: proposição e validação do artefato por meio da realização de um grupo focal. Osresultados obtidos na pesquisa evidenciam os distintos processos de gestão da PIimplementados nas universidades selecionadas, estabelecendo um elo entre os Núcleos deInovação e os diferentes campi. A partir das evidências coletadas foi delineada uma propostade processo para gestão da PI na universidade com a criação de um Comitê de Inovação naunidade multicampi, com o objetivo de articular e impulsionar as atividades relacionadas àinovação. Ficou evidenciado, por meio do processo de gestão delineado, que o Comitê deInovação fornece o suporte necessário aos pesquisadores no que tange a questões de gestão econtrole de PI e fomento ao empreendedorismo, no campus que participou do teste piloto.

Membros da Banca:

Presidente - GEOVANA ALVES DE LIMA FEDATO - UNEMAT

Membro Interno - LIZ VANESSA LUPI GASPARINI - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - FERNANDO SELLERI SILVA - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - IVOR PROLO - UNEMAT

Membro Externo à Instituição - SILVIA ANGELICA DOMINGUES DE CARVALHO - UNESP

Membro Externo à Instituição - WILLIANS RIBEIRO MENDES - IFMT

Data: 25/02/2025 Hora: 14:00

Local: Sala A2, UNEMAT CAMPUS AQUARELA

Título: PROPOSTA DE POLÍTICA DE INOVAÇÃO EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO: UMA ADAPTAÇÃO DO GUIA DE ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DA POLÍTICA DE INOVAÇÃO DAS ICTS

Palavras-chave: Universidade empreendedra; gestão da inovação; IES

Páginas: 61

Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo realizar um relatório técnico conclusivo com a proposição de uma política de inovação voltada para centros universitários privados. Para tal objetivo foi realizado levantamento dos itens do guia de orientação para elaboração da política de inovação das ICTS, além da análise situacional de ações que fomentam o empreendedorismo e inovação na instituição de ensino na qual o estudo foi realizado e, por último, comparou-se políticas de inovação já existentes em instituições de ensino de caráter administrativo privado. O trabalho teve uma abordagem qualitativa e seu objetivo foi exploratório e descritivo. Quanto aos procedimentos metodológicos, foi realizada uma revisão sistemática acerca dos núcleos de inovação tecnológicas e políticas de inovação em instituições de ensino. O segundo passo foi realizar uma análise documental das políticas de inovação existentes em instituições de ensino privadas extraindo seus objetivos, diretrizes e ações realizadas. Por último foi realizado um estudo de caso na Unifasipe entendendo potenciais tecnológicos da instituição. Os principais resultados evidenciam uma lacuna teórica sobre políticas de inovação em instituições de ensino superior privadas, bem como a elaboração da proposta da política de inovação para o centro universitário Unifasipe considerando a realidade regional, a administração da instituição e os cursos de graduação que a mesma oferece.

Membros da Banca:

Presidente - CAMYLA PIRAN STIEGLER LEITNER - UNEMAT

Membro Interno - WALESKA MALVINA PIOVAN MARTINAZZO - UNEMAT

Membro Externo ao Programa - IVOR PROLO - UNEMAT

Membro Externo à Instituição - ADRIANO MARCOS RODRIGUES - FASIP

Membro Externo à Instituição - ANTONIO DO SOCORRO FERREIRA PINHEIRO - UFOPA