Formação Continuada

Especialização em Juventude encerra o ano com quatro defesas e aprovações em mestrados

Curso qualifica 28 profissionais de diversas áreas do conhecimento

Por Setor de Comunicação Institucional
30/12/2025

Defesas de monografia da Especialização em Juventude e Transformações Sociais Contemporâneas. (Foto: Miguel Rodrigues Netto)

O curso de pós-graduação lato sensu em Juventude e Transformações Sociais Contemporâneas encerrou o ano de 2025 em grande estilo. Neste mês de dezembro ocorreram as primeiras defesas públicas de monografia e a qualidade dos trabalhos apresentados impressionou as bancas que elogiaram muito as produções.

A especialização que surgiu a partir do projeto de pesquisa “Juventude, políticas públicas e ensino de sociologia: conexões e diálogos” teve início em março com a disciplina Fundamentos de Sociologia da Juventude e ao longo do ano propiciou aos 28 pós-graduandos matriculados uma verdadeira imersão ao universo jovem, sob múltiplos aspectos e abordagem multidisciplinar.

Ao longo da formação continuada foi possível ver os acadêmicos apresentando trabalhos em eventos nacionais e internacionais o que reforça a qualidade do curso ofertado aliado a parceria estratégica com docentes de outras instituições como a Universidade Federal de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Educação e a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres. Houve ainda a participação do professor João Henrique Zanelatto da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC que ministrou uma palestra dentro da disciplina Juventude e Mundo do Trabalho ministrada pela professora Ana Aparecida Morais de Oliveira.

Muitos foram os frutos já colhidos a partir deste projeto de pesquisa inovador, pois a temática da juventude é transversal e permite uma abordagem interdisciplinar o que fez do curso de especialização um mosaico de formações com acadêmicos de licenciatura como Letras, Geografia, Pedagogia e Biologia ou de bacharelados como Jornalismo, Administração, Psicologia, Estética e Direito.

Além de publicações e participação em eventos de prestígio acadêmico, o curso também comemora a aprovação de seus acadêmicos em programas de mestrado fazendo a ponte entre a pós-graduação lato e stricto sensu como foi o caso de Jullya Marini aprovada no PPGLetras logo após seu ingresso na especialização. Júlia Mendes também pode comemorar sua aprovação no Mestrado Profissional de Sociologia – ProfSocio o mesmo em que Saionara Marquetto foi aprovada e no caso dela também conseguiu aprovação no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – Profei. A pós-graduanda Aline Cruz Landin se encontra classificada no Mestrado Profissional de Letras – ProfLetras e aguarda o resultado da segunda fase.

Tais resultados só confirmam a qualidade do curso e o compromisso de todos os envolvidos na proposta. Muitos já perguntam sobre a possibilidade de uma segunda turma tamanho o sucesso da ideia o que alegra a coordenação do curso que pretende analisar a possibilidade futuramente.

Primeiras defesas de monografia

O período de defesas públicas de monografia do curso de especialização em Juventude e Transformações Sociais Contemporâneas foi aberto no dia 01 de dezembro pela pós-graduanda e licenciada em Geografia Tainara Fernandes Alencar. Ela defendeu em sessão híbrida a monografia intitulada “As vantagens no uso da plataforma digital Kahoot! Como ferramenta educacional para jovens do ensino médio”.  Seu trabalho foi orientado pelo professor Miguel Rodrigues Netto a banca contou com o professor Bruno Henrique Gomes Alexandre – UNEMAT e Aline Debossan Velozo – UFMT. A temática demonstrou pertinência e atualização ao discorrer sobre a gamificação e o ensino e de como tais instrumentos pode deixar as aulas mais atrativas.

 

Tainara Fernandes Alencar celebra sua conquista ao lado da família

No dia 18 de dezembro foi a vez da pós-graduanda e licenciada em Pedagogia Isabela Vitória Ferreira Borchers fazer a defesa em sessão remota da monografia com o título “Da sala de aula à comunidade: a aprendizagem baseada em projetos. A orientação ficou a cargo de Elisangela Hoffmann que presidiu a banca composta por Elaine Hoffmann e Miguel Rodrigues Netto. O tema abordou a análise de projetos aplicados em sala de aula como ferramenta de aprendizagem e sua importância na formação dos jovens.

 

Banca de Isabela Vitória Borchers que ocorreu de forma remota

No dia 19 de dezembro ocorreram duas defesas de monografia, ambas orientandas do professor Miguel Rodrigues Netto. A primeira ocorreu pela manhã de forma presencial na sala H1 de autoria da pós-graduanda e licenciada em Geografia Antonia Tainara Tores Silva com o título “O protagonismo dos jovens em sua participação no Grêmio Estudantil em uma escola pública de Sinop” e teve a participação dos professores Bruno Henrique Gomes Alexandre – UNEMAT e Deise Cristina Noronha Dornelles – SEDUC/MT. O tema ainda pouco explorado em nível de pós-graduação chamou a atenção do professor Bruno: “parabenizo muito a acadêmica e seu orientador por conseguirem trazer um tema tão importante para a conscientização política dos nossos jovens como o grêmio estudantil e com um viés tão amplo, fiquei com vontade de ler mais sobre o assunto”.

 

Banca Examinadora de Antonia Tainara Torres Silva

No mesmo dia no período noturno a pós-graduanda e bacharela em Estética e Cosmética Theylla Rodrigues Milhomem Pinheiro fez a defesa em sessão híbrida da monografia “Redes sociais e o mundo da estética: contradições da juventude na contemporaneidade”.  A banca realizada de forma híbrida teve a presença de Ana Aparecida Morais de Oliveira – UNEMAT e Grazielle Vital da Silveira – Universidade Federal de Rondonópolis – UFR. O tema foi muito elogiado pela banca por sua pertinência e atualidade. Foi inclusive recomendada sua publicação para que faça parte de futuros acervos de referência para a área.

 

Theylla Pinheiro exibe orgulhosa a ata de defesa ao lado da coordenadora do curso Ana A. Morais de Oliveira

Além das defesas de monografia perante banca examinadora, um diferencial do curso é a submissão de artigo científico em revista qualificada no sistema Qualis Capes pelo pós-graduando com seu orientador o que configura um patamar de excelência acadêmica incomum em cursos lato sensu e que de fato contribui com a formação de pesquisadores já nesta fase da pós-graduação.

As próximas defesas continuarão até o mês de fevereiro de 2026 e na opinião da coordenadora do curso Ana Aparecida Morais de Oliveira, “temos a certeza de que todos os 28 pós-graduandos concluirão o curso”.


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!