Formação Continuada

Unemat promove aula inaugural de Especialização em Docência na Educação Infantil

Curso integra política pública nacional com 3000 vagas em todo país

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
25/07/2025

Aula inaugural no anfiteatro da Unemat/Sinop (Foto: Miguel Rodrigues Netto)

Nesta quinta-feira, 24 de julho, a Universidade do Estado de Mato Grosso – Unemat deu início a mais um grande projeto de formação continuada em Sinop. Estamos nos referindo ao curso de pós-graduação lato sensu em nível de especialização em Docência na Educação Infantil que teve aula inaugural no anfiteatro da Unemat.

 

O curso é uma política pública do governo federal vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB do Ministério da Educação – MEC e consiste em valiosa formação continuada voltada a professores, coordenadores, diretores e técnicos de apoio que estejam inseridos no contexto da educação infantil. A proposta é coordenada nacionalmente pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e oferta ao todo 300 vagas nas cinco regiões do país.

 

No centro-oeste a proposta está sob coordenação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, e tem a participação da Universidade Federal de Goiás – UFG, Universidade Federal de Catalão – UFCAT, Universidade de Brasília – UnB, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, Universidade Federal de Rondonópolis – UFR e da Unemat.

 

O polo da Unemat em Sinop contempla a turma 10 da região centro-oeste e conta com 59 pós-graduandas dos municípios de Sinop, Vera, Santa Carmem, Sorriso, Nova Ubiratã e Guarantã do Norte. O curso é coordenado pela professora Irene Carillo Romero Beber e prevê uma carga horária de 360 horas dividido em 09 componentes curriculares a ser integralizada em 16 meses de curso.

 

A aula inaugural começou com a apresentação da performance O guarda-chuva da professora com Jaqueline Diel e teve a conferência com a professora Jaqueline Pasuch que integra o Fórum Mato-Grossense de Educação Infantil e o Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil – MIEIB. A professora que é aposentada da carreira docente da Unemat de Sinop continua em plena militância pelo direito das crianças e das profissionais que atuam na educação infantil. Ela disse que tem um sonho e que este curso materializa o materializa um pouco “que cada professora que atua lá na creche tenha o direito de ser Doutora em educação e continuar na creche, se quiser”. Ela recordou a trajetória de lutas na universidade e fora dela e vibrou com a concretização de uma política pública de formação continuada tão reivindicada pelo setor.

 

A mesa de autoridades foi composta pelo Diretor Político-Pedagógico e Financeiro do Câmpus de Sinop Júlio Cezar Beltrame Benatti; Secretária Municipal de Educação de Sinop Salete Vicente Rodrigues; Representante da Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem Edneuza Alves Trugillo; Presidente do Conselho Municipal de Educação de Sinop Roberto Alves de Arruda; Coordenadora do Curso de Especialização Irene Carillo Romero Beber; Representante da Undime Rúbia Naves; Representante da Uncme Tânia Nunes e Representante dos cursistas Vânia Cristina Marques. O evento contou também com a presença da vereadora de Sinop Sandra Donato.

 

Mosaico: No alto à direita: professora Jaqueline Pasuch em palestra, 

foto maior: cursistas, abaixo à esquerda: performance da professora Jaqueline Diel

 

Todos saudaram e parabenizaram os participantes. A Secretária de Educação de Sinop Salete Rodrigues ressaltou que a caminhada deve ser conjunta para se atingir o objetivo de melhorar a qualidade da educação. O DPPF professor Júlio Benatti ressaltou que a formação continuada é fundamental para se atualizar porque o contexto educacional muda depressa e é preciso estar preparado para isto. A professora Irene ressaltou que “vocês não serão apenas cursistas e sim multiplicadores de conhecimento em suas unidades escolares”.

 

O curso de pós-graduação em nível de especialização em Docência na Educação Infantil vem fortalecer ainda mais a proposta de expansão de formação continuada em curso na Unemat em Sinop. Considerando os níveis de especialização, mestrado e doutorado são mais de dez opções a disposição da comunidade que também conta com outros dez cursos de graduação que fazem a formação inicial em licenciatura ou bacharelado.

 

É a Unemat prestes a completar 35 anos de atuação em Sinop e continuamente inovando para continuar transformando não só o município, mas toda a região.

 


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!