XXII CONAELL evidencia a potência e versatilidade dos estudos linguísticos e literários na Unemat
Evento reuniu grandes pesquisadores e contou com mais de 500 trabalhos apresentados em GTs
Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
26/09/2025

Nesta semana o Câmpus Universitário de Sinop esteve bem movimentado. Quem achou que o fim das comemorações dos 35 anos da Unemat no município traria calmaria se enganou. De 23 a 25 de setembro esteve em ação o XXII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários – CONAELL. Neste ano o tradicional evento teve como tema “Narrativas de si e do outro em um mundo digitalizado: oportunidades e desafios em Estudos Linguísticos e Literários”.

Mesa de abertura do XXII CONAELL
E muitos foram os momentos marcantes nesta 22ª edição do maior e mais tradicional evento científico da Unemat em Sinop. Pesquisadores de importantes instituições brasileiras e do exterior estiveram desfilando conhecimento em Sinop. E junto a eles os nossos pesquisadores advindos não apenas de Sinop, mas de Alto Araguaia, Cáceres, Pontes e Lacerda, Rondonópolis e Tangará da Serra abrilhantaram o evento com reflexões e sobretudo perspectivas para os estudos linguísticos e literários. Foram tantos temas e tantas histórias que evidenciaram a potência e também a versatilidade desta importante área do conhecimento que só na Unemat é responsável por dois mestrados profissionais, três mestrados acadêmicos e três doutorados acadêmicos.
Apresentações culturais, exposição e lançamento de livros, minicursos, comunicação oral em grupos de trabalho, palestras e conferências. Enfim, como o evento foi muito intenso e diversificado separamos alguns breves momentos marcantes.

Público prestigia apresentação cultural
Pandemia e escola plataformizada
Na quarta-feira, 24 ocorreu a palestra “Repercussões da pandemia na docência” proferida pela professora Shirlene Rohr de Souza, da Unemat Rondonópolis e Alto Araguaia e do PPGLetras/Sinop. Sua exposição foi elucidativa, crítica, reflexiva e provocativa. Ela afirmou que na pandemia: “a adaptação com a tecnologia foi rápida e todos os conceitos de espaço que existiam anteriormente foram derrubados”. Ela explicou que a incorporação das tecnologias digitais foi abrupta e impositiva.
Outra característica acirrada com a pandemia foi a mudança de paradigma no processo formativo pois segundo ela: “A lógica empresarial tomou conta do processo subvertendo a ordem e colocando alunos e professores em segundo plano passando o comando do processo para as Big Tecs”.
A plenária do auditório do Centro de Estudos e Investigações – CEI olhava quase hipnotizada com as informações e reflexões suscitadas na exposição. Mas tão logo se encerrou a palestra entrou em cena a mesa-redonda “A escola plataformizada” em que se fizeram presentes as professoras Adriana Cristina Sambugaro de Mattos Brahim da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Eliane Fernades Azzari da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC/Campinas) e Bárbara Cristina Gallardo da Unemat, Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários, Câmpus de Tangará da Serra.

Mesa-redonda: A escola plataformizada
Cada professora trouxe um painel com profundas reflexões sobre o processo de plataformização da educação acelerado na pandemia e no período pós-pandêmico. A pergunta que norteou a discussão foi: plataformização a serviço de quem? E com pesquisas de suas regiões de atuação iam demonstrando que as plataformas estão transformando a educação em e-commerce por meio da precarização das condições de trabalho, a escassez de recursos pedagógicos, uma sobrecarga de rotinas administrativas e esgotamento emocional levado a cabo pela necessidade de cumprir metas que não dialogam com a realidade escolar. A professora Ana Cristina afirmou que: “Há uma desvalorização da carreira docente por meio de um apagamento da autonomia visto que os processos pedagógicos são decididos por organismos alheios a escola”.
Grupos de Trabalho com recorde de inscritos e apresentações
Outra parte importante do CONAELL foram as apresentações de comunicação oral que ocorreram na manhã e tarde da quinta-feira, 25. Nelas estiveram aptos 534 trabalhos que se distribuíram em 56 Grupos de Trabalho demonstrando a diversidade de temas e abordagens nos estudos linguísticos e literários e nas suas intersecções com a educação, a história, a mídia, as artes, a filosofia, a política e tantas outras abordagens e atravessamentos. Essa edição superou os mais de 400 trabalhos da edição passada. A cada ano o Conaell fica maior e abrange mais participantes de outras instituições.
Os GTs constituíram espaço democrático de apresentação de pesquisas recém iniciadas, em desenvolvimento, ou concluídas, apresentadas por graduandos em iniciação científica, profissionais já graduados em atuação nas escolas e universidades, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores. Todos no mesmo espaço e contribuindo para o crescimento coletivo da ciência da linguagem.
A doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) Lais Sauerbronn apresentou a comunicação oral intitulada “Brás Cubas e a quebra da quarta parede” em que discutiu sobre o uso dessa estratégia na adaptação da obra literária Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis para o cinema. Laís elogiou o evento dizendo: “Muito bem organizado e diversificado, as discussões no GT em excelente nível. Pude colher contribuições para meu estudo e vi que todos estavam muito empenhados em suas pesquisas”.
A acadêmica da 3ª fase de Letras da Unemat Daniele Cristina Machado revelou que: “Participar do Conaell foi uma experiência maravilhosa de muito aprendizado e isso se deu desde o desenvolvimento do resumo até a apresentação no GT, as orientações recebidas foram fundamentais para não desanimar e nem desistir. Meu coração está muito grato pela oportunidade de ter vivenciado esse momento”.
Theylla Milhomem Pinheiro da 4ª fase de Letras também se empolgou com o Conaell: “Gostei muito do evento. A organização, os horários e todo o planejamento estavam perfeitamente alinhados, e fui muito bem recebida. As palestras e conferências foram incríveis, muita coisa nova e impactante. Minha apresentação de comunicação no GT foi perfeita e aprendi muito com essa experiência. Com certeza, participarei dos próximos”.
O XXII CONAELL contou com uma ampla comissão organizadora composta por docentes do curso de Letras da Unemat. A coordenação geral esteve a cargo da professora Ana Carolina de Laurentiis Brandão, docente do curso de licenciatura em Letras de Sinop e dos programas de pós-graduação PPGLetras/Sinop e PPGL/Cáceres.

Professora Ana Carolina de Laurentiis Brandão - Coordenadora Geral do XXII CONAELL
Agora vai ser difícil superar a síndrome de abstinência que recai sobre todos os que viveram o Conaell. Isso mesmo. Conaell não se participa se vive! Que o XXIII seja ainda mais grandioso e impactante!

Exposição de livros

Mesa-redonda com professores Mariano Dubim - UNLP/Argentina, Eliane Azzari - PUC/Campinas e Bárbara Gallardo - Unemat
Assessoria de Comunicação - Unemat
Contato:
imprensa@unemat.br
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