Internacionalização

Pesquisadora da UNEMAT apresenta trabalho em universidade Argentina

Por Miguel Rodrigues Netto - Setor de Comunicação Institucional
27/09/2024

Universidade Nacional de Rosário, Argentina. (Foto: Arquivo)

A pesquisadora do Câmpus Universitário de Sinop Ana Aparecida Morais de Oliveira participou no último dia 20 de setembro da VII Jornadas Nacionales de Estudios Regionales y Mercados de Trabajo (VII Jornadas Nacionais de Estudos Regionais e Mercados de Trabalho. O evento ocorreu na Universidade Nacional de Rosário, província de Santa Fé, República Argentina.

 

Ana apresentou a comunicação oral intitulada “Transformações do mundo do trabalho e tecnologia digital na prática docente e as repercussões para o jovem do ensino médio e universitário”. A pesquisa que retrata aspectos inerentes ao trabalho mediado pela tecnologia em meio as repercussões da pandemia de Covid-19 foi desenvolvido no âmbito do projeto de pesquisa Juventude, políticas públicas e ensino de sociologia: conexões e diálogos.

 

O estudo contou com a participação das mestrandas de sociologia Celina Elias Gomes Gonçalves, Graziele Paceliuka De Cáprio Cardovani e Osmara Evangelista Barbosa além do professor Miguel Rodrigues Netto. Todos integram o projeto de pesquisa. As Jornadas de Estudos de Mercado de Trabalho ocorrem tradicionalmente na Faculdade de Ciências Econômicas e Estatística da Universidade Nacional de Rosário – UNR. A pesquisadora Ana Aparecida Morais de Oliveira é técnica da educação superior da Unemat e está em qualificação em nível de doutorado na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, junto ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico. Ela é bolsista da Capes e está realizando período sanduíche na Universidade Nacional de Entre Ríos, na cidade de Paraná, Argentina.

 

Conforme o estudo as transformações ocorridas no trabalho foram acirradas pelo período pandêmico em que as plataformas digitais foram utilizadas para mediar o ensino. Mas mesmo com o controle da Covid-19, muitos hábitos inaugurados nesta época continuaram o que contribuiu para a intensificação desse trabalho pela imensa variedade de tarefas geradas a partir do uso das plataformas.

 

Sobre a Universidade que sediou o evento

 

A Universidade Nacional de Rosário – UNR, se tornou universidade em 1968, porém as atividades universitárias na cidade remontam ao início do século XX. Hoje a UNR é uma das maiores e mais respeitadas universidades da Argentina. Pública, gratuita e imersa na realidade social de Rosário e da província de Santa Fé, ela contribui significativamente para as pesquisas de vanguarda não só na Argentina, mas em toda América Latina.

 

Pesquisadora apresenta estudo na Universidade Nacional de Rosário


Assessoria de Comunicação - Unemat

Contato:
imprensa@unemat.br

Compartilhe!