PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS

PROJETOS DE PESQUISA

Antropofagia e identidade na representação do indígena na literatura brasileira

Coordenador: Danglei de Castro Pereira
Linha de Pesquisa: Estudos Literários
Ano de início: 2016
Instituição Financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF)
 
Descrição: A proposta de pesquisa investiga formas de materialização da identidade nacional na representação do indígena na literatura brasileira. Levamos em consideração a presença de elementos antropófagos na tradição literária brasileira via representação da figura indígena nas obras: A carta de Pero Vaz de Caminha, O guarani, Simá: romance histórico do alto Amazonas, Macunaíma e Maíra. Neste percurso, entendemos como necessário apresentar considerações sobre a arte moderna, dando enfoque às considerações de Baudelaire (1999), Ocatavio Paz (1972, 1994), bem como recuperar posicionamentos críticos de Adorno (1992), Rosenfeld (1991), Berman (1987) e Luckas (1995), entre outros. A proposta de investigação discute os recursos estilísticos que delimitam os elementos constituintes da identidade cultural no Brasil e a expressão das matrizes formativas desta identidade à luz do conceito de antropofagia em Oswald de Andrade por meio da materialidade do indígena nos textos que compõe o corpus desta investigação.

Cultura Popular e Literatura Infantil: diálogos, territórios e fronteiras

Sigla: CPLI

Coordenadora: Shirlene Rohr de Souza

Pesquisadores: Benjamin Rodrigues Ferreira Filho (UFR, Colaborador), Tatiane Silva Santos, Fabiana Souza de Andrade

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 01/05/2022 a 01/05/2024


Descrição do projeto: A pesquisa Cultura popular e literatura infantil: diálogos, territórios e fronteiras investiga as interseções entre a cultura popular e a literatura infantojuvenil. Como delimitação de corpus, toma-se os fabliaux (In: SCOTT, 1995; BOCCACCIO, 1996) e os contos da tradição oral publicados por Charles Perrault (2015; 1989) e pelos Irmãos Grimm (2013; 2015), para estudar o tratamento dado a esse material na Literatura Brasileira, principalmente, com ênfase nas obras narrativas de Ricardo Azevedo e Angela Lago e outros; também as parlendas, material poético da cultura popular, serão analisadas à luz de obras de autores diversos, dentre os quais Sergio Caparelli (Tigres no Quintal) e Manoel Bandeira (Belo Belo, Libertinagem e Estrela da Manhã), Ciça. O objetivo é constituir um traçado crítico-teórico que demonstre que as aproximações e os distanciamentos entre a linguagem que caracteriza os conteúdos do grande repertório da tradição popular (lendas, parlendas, contos, ditados etc.) e a linguagem da literatura infantil e juvenil pode ter motivos histórico-sociais. Parte-se da hipótese de que as aproximações se deram por uma coincidência: ao mesmo período em que se reconhecia a infância como uma fase específica, com necessidades e particularidades distintas da vida adulta, surgia um grande pelas culturas identitárias dos povos, em suas mais profundas tradições. A pesquisa pretende empreender estudos que contemplem a poesia e a narrativa. Na base teórica, conta-se com Formas simples (1976), de André Jolles, A morfologia do conto maravilhoso (1984), de Vladimir Propp, A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1993), de Mikhail Bakhtin, Os gêneros do discurso (1980), de Tzevan Todorov, História social da criança e da família (1981), de Philippe Ariès, e outros. Como resultado, pretende-se ampliar as discussões sobre os aspectos que aproximam cultura popular e literatura infantil.

Educação literária: o PNLD no contexto escolar mato-grossense

Coordenadora: Rosana Rodrigues da Silva

Pesquisadores: Adriana Lins Precioso, Antonio Aparecido Mantovani, Mayara Regina de Araújo, Jesuino Arvelino Pinto, Andressa Evellyn de Freitas, Antonio Cesar Gomes da Silva e Renata de Melo Souza

Período: 01/05/2022 a 01/05/2024

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Descrição do Projeto: Este projeto está voltado à pesquisa de livros distribuídos pelo PNLD (literário) no último triênio, no município de Sinop-MT, por meio do levantamento e análise de obras das literaturas indígenas, africanas, afro-brasileiras e mato-grossenses, a fim de propor metodologias para o trabalho em sala de aula, colaborando, desse modo, para a educação literária de crianças e jovens, em acordo com as orientações da BNCC.

Estética: Questões de Filosofia e Literatura

Sigla do Projeto: EQFL

Coordenador(a):  Madalena Aparecida Machado

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2021


Descrição do Projeto: O presente projeto visa empreender uma reflexão sobre a origem da Estética de cunho filosófico, sua influência nas artes, na literatura. O resultado de tal reflexão repercutirá no modo de compreensão da literatura do tempo presente, o que certamente auxiliará no desvendamento do texto criativo, no que tange ser denominado de literatura de cunho estético ou um mero entretenimento.

Formas e sentidos da poesia contemporânea produzida em Mato Grosso

Sigla: FSPC

Coordenadora: Marta Helena Cocco

Pesquisadores: Everton Barbosa Almeida, Rosana Rodrigues da Silva, Carolina Tito Camarço

Período: 01/03/2022 a 01/03/2024

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Descrição do Projeto: O projeto se baseia em uma pesquisa bibliográfica a partir de um recorte da produção de seis poetas de expressividade na literatura regional que ainda não foram contemplados nas antologias comentadas anteriores ?Nossas vozes, nosso chão?. Além da produção do volume 4 da Antologia, serão produzidos artigos e, posteriormente, um ensaio sobre a poesia contemporânea envolvendo todos os autores já estudados. O material produzido será disponibilizado em pdf gratuito no site da Universidade, para subsidiar estudos da comunidade interna e externa.

Interseccionalidades: a condição da mulher em narrativas de autoras brasileiras e africanas em língua portuguesa da atualidade

Coordenador: Antonio Aparecido Mantovani

Pesquisadores: Genivaldo Rodrigues Sobrinho,  Aline Cristina Souza Santos, Glaucia Ribeiro Lima

Colaboradores: Gisele Cristina Kraeski, Maria Luiza de Medeiros Monteiro e Rosana Varela

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2020

 

Descrição do Projeto: Este projeto propõe o estudo da condição da mulher representada em narrativas literárias de autoras brasileiras e africanas em língua portuguesa publicadas a partir de 1960. Voltaremos nossa atenção à luta das mulheres na conquista de um espaço externo à casa numa sociedade ainda com resquícios patriarcais que conferiu a ela o papel de “o outro”, um ser sob a dominação masculina. Segundo Beaouvoir (1970), isso se deve, em parte, ao fato de que a definição do feminino se restringe à questão do gênero. Contribuirão para nossas discussões, entre outros, os estudos de Lúcia Osana Zolin (2003) e Zinani (2013) sobre a representação da mulher na literatura. Ressalta-se que o cânone tradicional brasileiro sobretudo até 1970 (que pouco se diferencia dos africanos aqui em tese), é de ordem masculinista.

LEI Nº 11.645/2008 NO MUNICÍPIO DE SINOP/MT: PERSPECTIVAS EMANCIPATÓRIAS E DECOLONIAIS NO ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Coordenadora: Ana Cláudia Servilha Martins Poleto - Bolsita Pós-doc (Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico)

Pesquisadores:  Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto - Membro e Supervisor (UNEMAT).

Linha de pesquisa: Estudos Literários

Ano de início: 2022.

Instituição Financiadora: Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico

 

Descrição: A temática afro-brasileira e indígena, no contexto da educação escolar de Mato Grosso, ainda atravessa invisibilidades e negligências, mesmo com a promulgação da Lei no 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história, literatura e culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas de educação básica do país. No ínterim, a importância da pesquisa justifica-se pela busca de análises acerca de como a lei tem sido instituída em Sinop/MT, considerando os avanços e os desafios da temática no âmbito das escolas públicas do referido município.

Letramentos na educação básica: produção de leitura de contos e de escrita de hipercontos e caderno de memórias.

Sigla do Projeto: LEB

Coordenadora: Marta H. Cocco

Pesquisadores: Aroldo José de Abreu Pinto, Angela Maria de Jesus Sena, Juliana Oliveira Costa e Santos

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2019 - 2021

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição do Projeto: Este é um projeto baseado em intervenções em duas salas de aula de língua portuguesa de escolas da educação básica, doravante grupos 01 e 02, com o propósito de, a partir de práticas de leitura e de escrita, contribuir com o processo de letramento dos alunos. As práticas serão desenvolvidas como atividades sequenciais, seguindo o norteamento metodológico de Rildo Cosson (2018), tendo como ponto de partida textos de diferentes gêneros, especialmente contos e crônicas, com ênfase para os autores Gabriel de Matos e Icleia Rodrigues de Lima, que produzem e publicam em Mato Grosso, em que a memória, individual ou coletiva, é o tema central. Ainda na perspectiva sequencial, após as produções de leitura, os alunos serão motivados a produzirem as memórias de sua trajetória escolar (grupo 01), e hipercontos (grupo 02), não com a finalidade de atenderem às expectativas estilísticas dos gêneros, mas de aprimorarem as capacidades de produção leitora e de escrita.

Literatura, criança e ancestralidade: vozes indígenas e africanas

Sigla: LCA

Coordenadora: Shirlene Rohr de Souza

Pesquisadores: Benjamin Rodrigues Ferreira Filho, Tatiane Silva Santos, Fabiana Souza de Andrade

Período: 01/05/2022 a 01/05/2024

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Descrição do projeto: Esta pesquisa parte da hipótese de que a pintura, na obra de Ricardo Guilherme Dicke, repercute um movimento artístico que harmoniza arte erudita, conhecimento de origem popular e vivências cotidianas, resultando em um conjunto marcado por um regionalismo potente, projetado para um espaço de diálogo com a grande Arte Universal. Neste sentido, pretende-se desenvolver duas premissas: a primeira trata do diálogo que o escritor trava com os Mestres da pintura. A segunda refere-se à relação existente entre o sertão - sua gente e suas paisagens - e as telas pintadas pelo próprio Dicke, com destaque para alguns elementos (gatos, lua), recorrentes também na ficção do autor. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, de Método Indutivo, com vários autores na base teórica, tais como: Bakhtin, Arendt, Adorno, Kant, Hugo, MacLuhan e outros.

Matizes do mito, do fantástico e do maravilhoso em textos da contemporaneidade

Coordenadora: Adriana Lins Precioso

Pesquisadores: Leandro Passos – Três Lagoas/MS, Rosana de Barros Varela – UNEMAT/SINOP, Kátia Aparecida Pimentel – UNEMAT/SINOP

Beatriz Valdeviezo Boffo– UNEMAT/SINOP, Luana Grassi da Silva – UNEMAT/SINOP, Kátia Karolina de Almeida– UNEMAT/SINOP, Ana Cláudia Fagundes da Silva– UNEMAT/SINOP, Bruno Borguetti Lara– UNEMAT/SINOP, Giselli Liliani Martins– UNEMAT/SINOP, Sandra Maria Alves de Souza– UNEMAT/SINOP, Sonaira Teixeira – UNEMAT/SINOP, Rosilda Vaz de Souza– UNEMAT/SINOP, Camilla Guedes Tiburcio Pazim– UNEMAT/SINOP, Rosana Rodrigues da Silva– UNEMAT/SINOP, José da Silva Araújo Júnior – UNEMAT/SINOP, Solange Correia de Lima - UNEMAT/SINOP

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: Setembro 2020 a setembro 2023

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição do Projeto: Este projeto terá como base norteadora de suas pesquisas “o mito como elemento estrutural da literatura” (FRYE, 2000), além de sua presença em outros textos artísticos como o cinema e a pintura. A “poética do mito” será investigada na sua especificidade sob o aspecto da pré-história da literatura, como uma unidade sincrética e um processo de evolução que se traduz em  imagens e arquétipos poéticos muito recorrentes nos textos da atualidade, suas intertextualidades, seus efeitos parodísticos e seus desdobramentos nas vertentes do fantástico e do maravilhoso. Para investigação desses efeitos de sentido dos textos na contemporaneidade, teremos como arcabouço teórico as proposições de Linda Huthcheon nas obras Uma teoria da paródia (1985) e a Poética do Pós-modernismo (1991); os fundamentos da semiótica greimasiana e os desdobramentos atuais do fantástico, estranho e maravilhoso.

Montagem do Acervo Literário Ricardo Dicke

Coordenador(a):  Madalena Aparecida Machado

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2022

 

Descrição do Projeto: O Projeto Montagem do Acervo Literário Ricardo Dicke, tem por objetivo completar o acervo cujo total de livros é de 2760 (Dois mil setecentos e sessenta) dos quais 200 (Duzentos) foram adquiridos com recursos do CNPq/2015; 250 (Duzentos e cinquenta) adquiridos com recursos de projeto aprovado pelo Edital 003/2019-SECEL-MT; 56 (Cinquenta e seis) adquiridos por pesquisador da obra e doados ao Acervo. Este projeto tem por objetivo maior garantir a posse e ao mesmo tempo fazer de Mato Grosso, especificamente a UNEMAT, uma referência de pesquisa literária no que diz respeito à obra de Ricardo Guilherme Dicke (1937-2008), seja de sua biblioteca particular, seja de suas obras de criação. Um dos maiores escritores do Estado, reconhecido nacional e internacionalmente, Dicke deixa um legado importantíssimo para a cultura de Mato Grosso. O Acervo de Ricardo Dicke além de ser uma fonte inesgotável de pesquisa, é um legado da cultura, da literatura acumulados por Ricardo Dicke ao longo de décadas que se manterão no território mato-grossense, multiplicando as possibilidades de acesso das pessoas menos favorecidas, alunos, professores da rede pública e privada, pesquisadores na graduação e pós-graduação que se interessem pela cultura, literatura, sociologia, religião, filosofia, artes, línguas, possíveis de se encontrar no Acervo Dicke. Com recursos para a compra da totalidade dos livros, daremos início à disponibilização de forma ampla e democrática do Acervo. Após sua institucionalização passa-se ao trabalho de biblioteconomia para que, assim, haja o acesso irrestrito ao acervo.

Multiletramentos na formação do futuro professor de Letras

Sigla do Projeto: MFPL

Coordenador: Everton Almeida Barbosa

Pesquisadores: Marta Helena Cocco

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2020

Instituição Financiadora: UNEMAT


Descrição do Projeto: Este é um projeto de pesquisa com interface no ensino, a respeito do letramento acadêmico, cujos experimentos iniciais já estão em desenvolvimento no curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Tangará da Serra. O projeto surgiu da constatação de que uma percentagem significativa de acadêmicos inicia o curso sem condições de acompanhar as propostas curriculares do Projeto Político Pedagógico, por não terem desenvolvido determinadas aptidões e constituído um repertório razoável de leituras durante a educação básica. Baseia-se no estudo e experimentação de estratégias para desenvolvimento de habilidades e competências em detrimento da tradicional formação por aprendizagem de conteúdos. A concepção do projeto foi norteada pelo conceito de letramento apresentado por Magda Soares e acrescido do conceito de multiletramentos de Roxane Rojo; pela abordagem dialógica e interacionista de língua de Bakhtin e pela perspectiva de ensino de literatura preconizada pela Estética da Recepção, entre outros caminhos teóricos voltados à melhoria da qualidade da formação docente. Os métodos de aplicação do projeto vão desde diagnósticos iniciais de avaliação de produção de leitura e de escrita de vários gêneros discursivos, de diagnóstico das condições socioeconômicas por meio de questionário, do histórico da vida estudantil na educação básica por meio de memorial e de avaliação do manuseio de algumas ferramentas digitais. Os planos de intervenção serão elaborados a partir dos diagnósticos, de modo coletivo ou específico, realizando- se, ao final, outro diagnóstico que demonstre eventual evolução dos acadêmicos.

Narrativas pós-coloniais dos países africanos de língua oficial portuguesa

Sigla do Projeto: NPCPCLO

Coordenador(a): Genivaldo Rodrigues Sobrinho

Pesquisadores: Genivaldo Rodrigues Sobrinho e Antonio Aparecido Mantovani

Colaboradores: Margarida Karpolski, Maura Maria Ribeiro, Adrieli Teixeira ECleide Nascimento de Carvalho Camargo.

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários 

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto: Este projeto preconiza uma investigação que considera as relações literárias do pós-colonialismo em três países do macrossistema literário de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A atenção se volta à abordagem de narrativas da pós-independência dessas ex-colônias portuguesas são ambientadas procura verificar as tensões impostas às personagens e quais fatores implícitos na tessitura dos textos afluem para uma compreensão dos diálogos que se estabelecem entre estes países, assim como os fatores que os ratificam. Com efeito, buscar-se-á a fundamentação no que postulam Leite (2004), Chaves (1999) Abdala Jr. (2003), Chaves e Macedo (2006), Noa (2015), Augel (2007), entre outros, cujas obras apresentam estudos basilares acerca dessas literaturas e sua importância para a compreensão dos processos de formação e desenvolvimento literário dos países africanos de língua portuguesa.

O registro das memórias como instrumento de ação: literatura e resistência

Coordenadora:  Profa. Dra. Tatiane Silva Santos

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2022

Pesquisadores: Profa. Dra. Tatiane Silva Santos (coordenadora), Profa. Dra. Shirlene Rohr de Souza (integrante), Tania Maria da Silva Maia (integrante)


Descrição do Projeto: “O registro das memórias como instrumento de ação: literatura e resistência” parte da reflexão apontada por Lejeune (2008) de que o diário é um instrumento de ação, para apontar as potencialidades deste tipo de escrita. Buscamos, com esta pesquisa, responder as seguintes questões: como o texto memorialístico pode romper antigos tabus acerca de quem pode ser escritor em nossa sociedade? Qual a importância do diário para o escritor? Como ocorre o registro do processo de escrita frente aos acontecimentos do cotidiano relatado nestes tipos de texto? Para responder a estes e outros questionamentos levantados ao longo da investigação, partimos da produção da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977) que mostra em seu diário a imagem de uma mulher com diferentes qualificativos: escritora, catadora, mãe, cantora, compositora, leitora, crítica e moradora da favela do Canindé, ao contrário do que a mídia e grande parte da crítica tentaram em muitos momentos mostrar: uma visão única que, na maioria das vezes, esconde os múltiplos talentos da autora. Partindo dos estudos de Lejeune (2008), Didier (2001), Mbembe (2018), Gonzalez (2020), Gomes e Pereira (2001), Perpétua (2014), analisaremos a escrita do texto memorialístico em nosso país e as questões raciais que permeiam as críticas e a divulgação deste gênero nossa sociedade.

Representações da Política na Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea

Coordenador(a): Henrique Roriz Aarestrup Alves

Pesquisadores: Hélio Vieira Júnior - Integrante / Helenice Joviano Roque de Faria - Integrante / Daiane Lourenço de Andrade Pereira - Integrante / Cristine Louis Tomé - Integrante / Ana Clara Wohnrat Romeiro - Integrante / Bruna Vanda Weizenmann - Integrante / Ana Carolina Fazzio Soares - Integrante / Valter Zanin - Integrante / Rafaela Ketlyn Moreira Dahmer - Integrante / Dayane Floretino Ferreira de Moura - Integrante / rosana barbosa Moreira - Integrante.

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

Ano de início: 2023

 

Descrição do Projeto: Este trabalho pretende abordar sete obras literárias (O alienista, de Machado de Assis; Numa e a Ninfa, de Lima Barreto; O quinze, de Raquel de Queirós; O que é isso companheiro?, de Fernando Gabeira; Pedaços da fome, de Maria Carolina de Jesus; O crime do cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz; Torto Arado, de Itamar Vieira Jr.) com o intuito de analisar como a política está nelas representadas, ou seja, como as relações sociais que configuram o que se pode conceituar como política aparecem nos textos literários escolhidos. Nessas relações podem-se constatar violência física e simbólica e relações de poder tanto em nível microfísico e interpessoal quanto em nível mais amplo em que instituições sociais entram também em cena, estabelecendo, assim, uma rede de relações que são, inclusive, responsáveis pelos modos de subjetivação que formam os sujeitos, de acordo com Michel Foucault (2003).

Vozes subalternas: as relações entre literatura, história, política e sociedade em narrativas afro-brasileiras e africanas de autoria feminina

Coordenador(a):  Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto

Pesquisadores: Carlos Alexandre Manoel / Julianna Alves Bahia / Paulo Marchiori Corte / Tatiane Carvalho da Costa / Thiago Monteiro do Carmo

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2021

 

Descrição do Projeto: O propósito deste projeto de pesquisa é realizar um estudo analítico acerca das relações entre literatura, história, política e sociedade a partir de narrativas afro-brasileiras e africanas de autoria feminina. Os objetos de análise serão elencados a partir das proposições de pesquisas a serem desenvolvidas por graduandos e mestrandos. Ao desvendar a arquitetura das obras, enfatizaremos seus motivos temáticos centrais e os aspectos formais, em que o diálogo com a realidade e a presença de um herói coletivo confirmam o conflito social como base central, que conjugado com o tratamento poético da linguagem, resulta na composição estética. É possível estabelecer, ainda, relação da forma romanesca e a estrutura da sociedade em que ela se desenvolve; a estruturação dos textos selecionados para estudo gira em torno de um eixo social e desvela a trama das relações que subjugam o homem, expondo-o à dominação e à exploração perversas; além de situá-lo no centro das lutas desiguais de classes. O apoio teórico para a realização da pesquisa consistirá em teorias de extração sociológica, passando por uma visada diacrônica de estudos teóricos que estabelecem a relação do texto teórico com a História e a política, e, por conseguinte, as concepções de memória e identidade. Esperamos com este estudo contribuir para as reflexões sobre Literatura que aborda a formação identitária do povo e de uma nação.

A mão (in)visível da norma: as concepções de norma entre corretores de redação - Norma

Coordenadora: Profa. Dra. Vanessa Fabíola Silva de Faria

Pesquisadores: Ana Maria Macedo; Terezinha Della Justina; José Henrique Botelho Neves; Diana Matos da Silva; Aloma Daiany Saraiva Varela de Farias (SEDUC/RN); Lidemberg Rocha de Oliveira (Instituto de Formação Superior Profissional Presidente Kennedy/ RN).

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2023

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: Este projeto objetiva investigar como as concepções de norma linguística, subjacentes às tarefas de correção de redações no modelo ENEM, impactam as notas das demais competências da redação. Parte-se da hipótese de que, mesmo professores já experientes na área, ao lidar com redações muito mal escritas do ponto de vista da competência I (a que trata da norma escrita culta), avaliam as demais competências sob a mesma régua, ou seja, admite-se a possibilidade de uma influência da nota na competência I sob as demais, na perspectiva do corretor e não da grade de correções.

As narrativas de professores de língua portuguesa sobre os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo ensino e aprendizagem no contexto da Educação Básica mato-grossense

Coordenadora: Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho

PesquisadoresEdenira Matos dos Reis (Mestranda PROFLETRAS)Edenira Matos dos Reis (Mestrando PPGLetras)Adriana Aparecida Carvalho Pereira (SEDUC/MT)Karina de Oliveira Lucio (SEDUC/MT)Mariana da Silva Tomadon (UNEMAT)Marília Spingolon (SEDUC/MT); Márcia Vacario (SEDUC/MT); Rosangela Peccinini Lazaretti (SEDUC/MT).

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos.

Ano de início: 2023.

Instituição Financiadora: UNEMAT


Descrição: Este projeto de pesquisa vincula-se à Linguística Aplicada, cujo objetivo consiste em analisar, por meio de narrativas de professores de Língua Portuguesa (doravante LP), os usos educacionais das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino e aprendizagem da Educação Básica mato-grossense. O ensino de Língua Portuguesa aliado ao uso das TDIC caracteriza-se uma ação de elevada relevância no atual cenário movido pelas mudanças socioculturais contemporâneas. Essa assertiva nos mobiliza a refletir que as aceleradas transformações geradas pela globalização e pelas políticas públicas impulsionaram inúmeros desafios nas práticas de ensino, na atuação dos docentes de Língua Portuguesa e, por consequência, nos processos de aprendizagem dos estudantes. Diante desse cenário, este estudo indaga: Como os usos educativos das TDIC no processo ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa da Educação Básica, no contexto mato-grossense, emergem nas narrativas docentes? Trata-se de uma pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, instrumentada com narrativas escritas e entrevistas narrativas com docentes de LP da Educação Básica do contexto mato-grossense. Espera-se que o resultado da pesquisa aponte novas perspectivas de usos educativos das TDIC no ensino e aprendizagem de LP em atenção às necessidades dos estudantes e também à melhoria qualitativa da educação linguística ofertada nas escolas contemporâneas.

Competências e habilidades do professor de língua inglesa para o uso das tecnologias digitais nas práticas docentes

Sigla do Projeto: CHPLI

Coordenador(a): Profa. Dra. Juliana Freitag Schweikart 

Equipe: Profa. Dra. Olandina Della Justina; Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos, Profa. Dra. Ana Carolina de Laurentiis Brandão

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto: O projeto tem como objetivo investigar a compreensão que professores de língua inglesa têm de suas habilidades e competências para o ensino do inglês e para o uso das tecnologias digitais nos processos pedagógicos. Parte-se da concepção de habilidade e competência apresentados nos documentos oficiais que orientam a educação básica, como a (BNCC), e a formação inicial de professores (BNC) e, para além destes uma ampliação do embasamento teórico com vistas à compreensão dos contextos sociais, históricos e culturais em que estes profissionais estão inseridos. O foco nas habilidades e competências do professor de inglês, baseadas nos documentos oficiais que orientam a educação, se faz necessário para compreender os aspectos que norteiam seu fazer docente, principalmente diagnosticar os reflexos da pandemia nas ações docentes. É possível que novas necessidades de formação tenham emergido do desafio de ministrar aulas em modalidade remota, dessa forma é basilar um diagnóstico desse panorama com o intuito de promover ações que aprimorem a formação inicial e contínua. Os procedimentos metodológicos deste estudo estão ancorados na pesquisa qualitativa com base etnográfica.

Destacabilidade e enunciação aforizante na mídia contemporânea brasileira: alguns efeitos possíveis

Coordenadora: Profa. Dra. Marilena Inácio de Souza

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: Não é de hoje que convivemos com a disseminação discursiva de “pequenas frases”. Desde os tempos imemoriais, “frases” foram separadas de seus contextos e/ou co-textos originais e dadas a circular isoladamente, como se fossem enunciados acima e fora dos textos comuns.  Na nossa sociedade, o fenômeno sempre ocorreu, mas talvez se tenha intensificado no mundo contemporâneo. A mídia é, provavelmente, o seu principal veículo e, por conseguinte, o gestor mais eficiente: manchetes, “olhos”, frases da semana, títulos e intertítulos de artigos e de reportagens etc. Ancorados na Análise de Discurso de orientação francesa, em especial, nos recentes trabalhos de Dominique MAINGUENEAU (2006; 2007; 2010; 2011; 2014), buscaremos, por um lado, descrever e analisar o funcionamento linguístico-discursivo de um conjunto de “pequenas frases”, cujas mobilizações discursivas vem ultrapassando não só as fronteiras do discurso de origem, mas também as fronteiras do tempo e do espaço. Por outro, evidenciar o trabalho de direcionamento de sentidos do sujeito enunciador/mídia que, ao trazer enunciados destacados, de um fundo textual, como destaques enunciativos de um grande número de acontecimentos históricos, redireciona os sentidos daquilo que enuncia, sem, no entanto, evidenciar esse direcionamento. Não se trata de examinar em que medida o sentido “original” desses enunciados teria sido reafirmado e/ou alterado, mas de observar o incessante trabalho de recontextualização, em função dos interesses dos sujeitos enunciadores que os convocam em seus discursos. Isso explica o fato de não podermos cercear, tampouco delimitar os sentidos inscritos nas “pequenas frases”, muitas de suas manifestações resultam de injunções históricas e inconscientes, das quais, às vezes, só após algum tempo de sua “acontecimentalização” discursiva conseguimos fazer uma interpretação pertinente.

Edição e estudo de textos literários e não literários em língua portuguesa

Coordenador: Prof. Dr. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida

Pesquisadores: Manoel Mourivaldo Santiago Almeida e colegas doutras Instituições 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos e Estudos Literários

Ano de início: 2015

Instituição Financiadora: CNPQ e FAPESP

 

Descrição:Este projeto, guiado pela base teórico-metodológica proposta para Filologia ou Crítica Textual, tem como objetivos (i) realizar edição crítica e estabelecimento ou fixação de obras literárias de língua portuguesa do período arcaico ao século XXI e (ii) desenvolver trabalhos de reprodução e estudo linguístico-filológico de manuscritos e impressos portugueses (documentos públicos e particulares não literários), datados de diferentes etapas da história da língua. Atualmente, este projeto dialoga com mais três também em andamento na USP - instituição de origem do pesquisador - na Fundação Biblioteca Nacional-RJ e na Universidade de Santiago de Compostela (USC). São eles: Projeto de História do Português Paulista (USP), Arqueologia do Livro Na Biblioteca Nacional (FBN) e Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (USC).

Estudo sobre a formação de professores para a educação inclusiva na América do Sul: estágio atual e desafios futuros

Coordenador: Prof. Dr. Lucio José Dutra Lord

Pesquisadores: Albina Pereira de Pinho Silva, Marion Machado Cunha, Neusa Inês Philippsen, Priscilla Caroline Grandi Lopes, Berenice Maria Dalla Costa da Silva, Rosivane Sousa Pereira, Rebeca Ferreira Carvalho, Maiby Gisele Wagner, Andressa Bessa Machado Lima, Everton Ricardo Nascimento, Elisângela Hoffmann, Rita de Cássia da Silva Oliveira, Cynthia Moraes Aristimunho.

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2021

Descrição: O estudo utiliza a metodologia da revisão sistemática da literatura, e visa identificar o estágio atual e os principais desafios das políticas de formação de professores na perspectiva da educação inclusiva na América do Sul.

Estudos terminológicos e linguístico-culturais de anglicismos em uso na linguagem dos esportes, comércio, mídia e redes sociais

Sigla do Projeto: ESTERLINC

Coordenador(a): Profa. Dra. Olandina Della Justina

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto: O projeto de pesquisa será conduzido por meio de uma perspectiva interdisciplinar que congrega pesquisadores de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Educação Física e Sociologia do Esporte para estudar as concepções de usuários do Português do Brasil (PB) e as características de palavras e expressões oriundas da língua inglesa. Tais termos compõem o acervo linguístico de contextos diversos, incluindo os esportivos, comerciais, midiáticos e de redes social em que a linguagem assume características particulares. Tem como propósito descobrir as concepções dos usuários, sentidos e formatos que  as palavras com origem em língua inglesa assumem ao serem usados por falantes do PB. O apoio teórico considerará os escritos sobre as áreas em questão e atenta para a compreensão linguístico-cultural de uso dos termos que servirão também à composição de publicações no campo dos estudos terminológicos.

Formação docente e ensino e aprendizagem de línguas adicionais em contexto amazônico: fenômenos favoráveis e adversos (Fase II)

Coordenadora: Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

Pesquisadores: Olandina Della Justina; Juliana Freitag Schweikart; Joelinton Fernando de Freitas

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco problematizar a formação linguística, a formação docente e o processo ensino e aprendizagem de línguas adicionais em contexto amazônico. Almeja, ainda, promover discussões colaborativas acerca de fenômenos favoráveis e adversos que envolvem tal processo. Os procedimentos metodológicos deste estudo baseiam-se na pesquisa qualitativa, configurando-se em uma pesquisa de campo, bem como uma pesquisa de natureza aplicada, que objetiva gerar conhecimentos práticos, dirigidos à solução de problemas específicos.

Frases sem textos” e aforizações na mídia contemporânea brasileira: percursos discursivosmídia contemporânea brasileira: alguns efeitos possíveis - DEAMCB

Coordenador(a): Marilena Inácio de Souza

Pesquisadores:

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto: Não é de hoje que convivemos com a disseminação discursiva de “pequenas frases”. Desde os tempos imemoriais, “frases” foram separadas de seus contextos e/ou co-textos originais e dadas a circular isoladamente, como se fossem enunciados acima e fora dos textos comuns.  Na nossa sociedade, o fenômeno sempre ocorreu, mas talvez se tenha intensificado no mundo contemporâneo. A mídia é, provavelmente, o seu principal veículo e, por conseguinte, o gestor mais eficiente: manchetes, “olhos”, frases da semana, títulos e intertítulos de artigos e de reportagens etc. Ancorados na Análise de Discurso de orientação francesa, em especial, nos recentes trabalhos de Dominique MAINGUENEAU (2006; 2007; 2010; 2011; 2014), buscaremos, por um lado, descrever e analisar o funcionamento linguístico-discursivo de um conjunto de “pequenas frases”, cujas mobilizações discursivas vem ultrapassando não só as fronteiras do discurso de origem, mas também as fronteiras do tempo e do espaço. Por outro, evidenciar o trabalho de direcionamento de sentidos do sujeito enunciador/mídia que, ao trazer enunciados destacados, de um fundo textual, como destaques enunciativos de um grande número de acontecimentos históricos, redireciona os sentidos daquilo que enuncia, sem, no entanto, evidenciar esse direcionamento. Não se trata de examinar em que medida o sentido “original” desses enunciados teria sido reafirmado e/ou alterado, mas de observar o incessante trabalho de recontextualização, em função dos interesses dos sujeitos enunciadores que os convocam em seus discursos. Isso explica o fato de não podermos cercear, tampouco delimitar os sentidos inscritos nas “pequenas frases”, muitas de suas manifestações resultam de injunções históricas e inconscientes, das quais, às vezes, só após algum tempo de sua “acontecimentalização” discursiva conseguimos fazer uma interpretação pertinente.


Língua Inglesa para crianças interface à formação de professores: ensino, aprendizagem e experiências formativas

Sigla do Projeto: LICFOR

Coordenadora: Profa. Dra. Olandina Della Justina   

Pesquisadores: Profa. Dra. Juliana Freitag Schweikart, Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: Este projeto de pesquisa, desenvolvido sob a perspectiva da Linguística Aplicada, entrelaça-se com ações extensionistas e é organizado por meio de dois eixos investigativos:1) Formação de professores (inicial e contínua) que poderão atuar futuramente ou que já atuam no ensino de língua inglesa para crianças (LIC) em anos iniciais de escolarização e no ensino fundamental; 2) A criança como aprendiz de língua inglesa constitui o foco do eixo que estuda o ensino-aprendizagem vivenciado pelas crianças. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa é qualitativa e se relaciona  com a pesquisa de base etnográfica e pesquisa-ação. A análise de dados será realizada pelo viés do interpretativismo. As questões de pesquisa que nortearão os estudos e as descobertas, de forma ampla são: 1)    Quais as concepções de professores sobre o ensino-aprendizagem de LIC e enfrentamentos vivenciados por esses profissionais? 2)    Como se caracteriza a formação continua de professores de LIC associadas a ações extensionistas? Como se caracteriza o ensino-aprendizagem de LIC?.

Narrativas visuais na pesquisa e no ensino-aprendizagem: explorando desafios e potencialidades

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Carolina de Laurentiis Brandão

PesquisadoresLetícia Adrielly da Silva (Mestranda PPGL-Cáceres)Ana Paula Alves Souza (Mestranda PPGLetras)Flavio Penteado de Souza (Mestrando PPGLetras)Vanessa Aparecida de Oliveira (TJMT).

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos.

Ano de início: 2023.

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: Este projeto tem como objetivos: (1) discutir o valor e a potencialidade de métodos visuais em pesquisas narrativas desenvolvidas dentro do escopo da Linguística Aplicada (LA) e em iniciativas de formação de professores/pesquisadores; e (2) explorar questões práticas que permeiam o fazer pesquisa narrativa visual em LA e a utilização de métodos visuais em intervenções didático-pedagógicas. Em linhas gerais, a pesquisa narrativa é concebida como qualquer abordagem metodológica que se vale do uso de histórias de vida/narrativas de experiência. Essas narrativas podem ser orais (produzidas em uma entrevista gravada, por exemplo), escritas (produzidas em diários reflexivos escritos, por exemplo) e visuais (produzidas em desenhos, por exemplo). Há um crescente interesse em métodos visuais na LA como forma de melhor entender as experiências de participantes de pesquisa. Valemo-nos de nossas próprias experiências de uso métodos visuais, tais como o desenho e a linha do tempo, em estudos narrativos envolvendo aspectos relacionados a processos de ensino-aprendizagem de línguas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa narrativa sobre o fazer pesquisa narrativa visual. Esperamos ilustrar o valor (formativo, empírico e analítico) de métodos visuais em pesquisas narrativas, bem como suas potencialidades e desafios metodológicos.

Nos confins do Brasil, o que resta da língua de imigração alemã entre os descendentes de alemães em Mato Grosso

Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen

Pesquisadores:  Lenita Maria Körbes Zonin, Leandra Inês Seganfredo-Santos, Joachim Steffen.

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2021

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa pretende, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Dialetologia Pluridimensional, verificar como se encontra o falar da língua de imigração alemã no Norte de Mato Grosso, mais especificamente na cidade de Sinop, espaço geográfico que integra a Amazônia Legal e que, desde a década de 1970, passou a receber (i)migrantes falantes descendentes de alemães, que migraram, em sua maioria dos estados do Sul do Brasil. Cabe ressaltar que, neste espaço geográfico, a língua alemã passou a concorrer mais intensamente com o português, dessa forma, este estudo tenciona mostrar se há permanência ou não da língua por aqui e como se encontra a competência linguística dos falantes bilíngues e/ou monolíngues de duas faixas etárias, de 18 a 30 anos, e acima de 50 anos. Além disso, pretende-se relacionar as atitudes linguísticas para verificar semelhanças e diferenças em suas percepções, convicções e valores dados à sua respectiva língua minoritária. Para tanto, serão observadas falas espontâneas e aplicado questionário lexical adaptado à situação linguística local.

Questões Urbanas em Linguagens - QUeL

Coordenadora: Cristinne Leus Tomé

Pesquisadores:

Luciane Lucyk – Membro

Simone de Sousa Naedzold – Membro

Débora Pereira Lucas Costa - Membro

Milton Mauad de Carvalho Camera Filho – Colaborador

Maria José Basso Marques - Colaboradora

Regina Uemoto Maciel Martins – Colaboradora

Vanuza Cristina Gomes – Colaboradora

Patrícia Cintra Vasconcelos Rossini – Colaboradora

Bianca Silvino Magalhães – Colaboradora

Flávio Silveira da Costa – Colaborador

Maicon Marcelo Dahmer – Colaborador

Luana Mariá de Souza - Colaboradora

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2020

Instituição Financiadora: UNEMAT


Descrição do ProjetoEste projeto de pesquisa tem como proposta investigar questões urbanas a partir de suas práticas discursivas na proposta teórica da Análise Discursiva com os teóricos Michel Pêcheux e Eni Orlandi considerando também suas discussões/debates com outros teóricos da linguística. Os temas de investigação serão o discurso político, ambiental, educacional, digital, econômico, midiático, religioso e feminino por professores, alunos da graduação e pós-graduação a partir de documentos (cartas, jornais, fotográficas, revistas, etc.), entrevistas em plataformas digitais, leis, contato com instituições, centros e escolas. O campo de estudos terá a delimitação geográfica o norte do Mato Grosso principalmente na atualidade, mas não esquecendo o processo colonizatório como condições de produções para que os discursos de hoje tivessem esses efeitos interpretativos. Todo o semestre a professora coordenadora e membros ofertam cursos teóricos introdutórios e avançados sobre Análise de Discurso para os membros do projeto e comunidade em geral.

Vocabulário do português falado pelos quilombolas Gurutubanos: um estudo funcional do léxico

Sigla do Projeto: VPFQG

Coordenador(a): Profa. Dra. Maria do Socorro Vieira Coelho 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros

 

Descrição do Projeto: O propósito, neste projeto, é estudar o vocabulário do português falado cotidianamente pelos quilombolas gurutubanos/Minas Gerais. Propõe-se realizar uma análise funcional do léxico do português brasileiro contemporâneo usado por esse povo e para tanto, a pesquisa será fundamenta nos pressupostos teóricos e metodológicos do léxico. Quanto aos procedimentos, a metodologia contará com as pesquisas bibliográfica e documental, e quanto à abordagem, com a qualitativa, esta última por seu caráter subjetivo. Discutidas as estreitas relações entre o léxico do português falado pelos gurutubanos e seu universo natural, sócio-histórico e cultural e seguindo a perspectiva organizadas em redes semânticas e de campos léxicos; cada lexia apresentará o conceito, abonação e sua possível etimologia. Pretende-se, também, analisar tais lexias considerando as relações de sentido que as entrelaçam, a hiponímia, a sinonímia, a polissemia, a homonímia e a antonímia. Com o intuito de sistematizar e facilitar a consulta do vocabulário estudado, procedera-se à elaboração e apresentação de um índice remissivo das lexias estudadas.

Vozes encruzilhadas: processos identitários de jovens umbandistas no terreiro e na escola

Coordenadora: Profa. Dra. Geiza Gimenes Saraiva - Bolsita Pós-doc (Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico)

Pesquisadores: Prof. Dr. Lucio José Dutra Lord - Supervisor (UNEMAT) e Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto - Membro (UNEMAT).

Linha de pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2023.

Instituição Financiadora: Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico


Descrição: O projeto de pesquisa busca compreender a articulação da identidade de jovens umbandistas na região da Amazônia norte mato-grossense, considerando a interseção de saberes e discursos que ocorre tanto no terreiro quanto na escola. A Umbanda, uma religião de matriz africana presente no Brasil, enfrenta históricos problemas de racismo e preconceito, que muitas vezes resultam no silenciamento das vozes negras que a praticam. Este estudo propõe uma abordagem etnográfica para coletar narrativas e observar diretamente os jovens umbandistas, analisando como suas identidades são orientadas e negociadas nesses dois contextos. A pesquisa se baseia em teorias discursivas e estudos culturais, reconhecendo que os significados culturais desempenham um papel crucial na construção da identidade. A prática religiosa da Umbanda, que envolve símbolos e rituais, é vista como um componente fundamental na orientação da identidade desses jovens, que se conecta tanto ao espaço territorial quanto à ancestralidade. A pesquisa também se concentra em analisar como o sagrado e a religião se manifestam nos discursos dos jovens umbandistas e como isso afeta suas identidades. A metodologia inclui entrevistas semiestruturadas e observações diretas, seguindo princípios éticos. Os resultados da pesquisa serão analisados com base em procedimentos teórico-analíticos dos estudos discursivos. Este projeto é financiado pela Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico, Edital n 16/2022, vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso, no Programa de Pós-Graduação em Letras, Campus de Sinop.