PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS

CONVÊNIOS E PARCERIAS NACIONAIS E INTERNACIONAIS

NACIONAIS

PARCERIA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO COM A UNIVERSDADE DE SÃO PAULO - USP

O PPGLetras mantém parceria com a Universidade de São Paulo desde a implantação do mestrado com a cessão do Prof. Dr. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida para compor o quadro de docentes permanentes do programa. Entre outras atividades, o professor, além de ter atuado na implantação do Doutorado, participa de Bancas de seleção, reuniões do Conselho do Programa, ministrar disciplinas, assume orientação e coorientação de discentes no Mestrado e Doutorado, faz assessorias, além de participar na organização de eventos do Programa. Visando garantir todas as atividades, a UNEMAT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-reitoria de Finanças, garante aporte financeiro anual.


PARCERIA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO COM AUNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - UEG/CAMPUS CORA CORALINA

O PPGLetras mantém parceria com a Universidade Estadual de Goiás - UEG/Campus Cora Coralina com a cessão da Profa. Dra. Marília Vieira Silva Pereira para compor o quadro de docentes permanentes do programa. Entre outras atividades, a docente, além de ter atuado na implantação do Doutorado, participa de Bancas de seleção, reuniões do Conselho do Programa, ministrar disciplinas, assume orientação e coorientação de discentes no Mestrado e Doutorado, faz assessorias, além de participar na organização de eventos do Programa. Visando garantir todas as atividades, a UNEMAT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-reitoria de Finanças, garante aporte financeiro anual.


PARCERIA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO COM A UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO - CAMPUS BARRA DO GARÇAS

Parceria estabelecida para a cessão do Prof. Dr. Júnior César Ferreira de Castro como docente permanente do Programa. Entre outras atividades, o professor, além de ter atuado na implantação do Doutorado, participa de Bancas de seleção, reuniões do Conselho do Programa, ministrar disciplinas, assume orientação e coorientação de discentes no Mestrado e Doutorado, faz assessorias, além de participar na organização de eventos do Programa. Visando garantir todas as atividades, a UNEMAT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-reitoria de Finanças, garante aporte financeiro anual.


PARCERIA DE COOPERAÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICO COM A UNIVERSIDADE FEDERAL FRONTEIRA SUL - UFFS


Parceria estabelecida para a cessão dos professores Marcelo Jacó Krug e Cristiane Horst como docentes permanentes do Programa. Entre outras atividades, os professores, além de ter atuado na implantação do Doutorado, participa de Bancas de seleção, reuniões do Conselho do Programa, ministrar disciplinas, assume orientação e coorientação de discentes no Mestrado e Doutorado, faz assessorias, além de participar na organização de eventos do Programa. Visando garantir todas as atividades, a UNEMAT, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Pró-reitoria de Finanças, garante aporte financeiro anual.

INTERNACIONAIS

ACORDO DE COOPERAÇÃO INTERUNIVERSITARIA ENTRE A UNIVERSITÁ DEGLI STUDI DI PERUGIA E A UNIVERSIDADE DO ESTADO DE МАTО GROSSO 

O Acordo foi implementado em 04 de julho de 2024, com duração de 05 anos. Destina-se à realização de um programa comum de colaboração científica e didática, como também de atividades de intercâmbio de pessoal docente e pesquisador e/ou estudantes de graduação e de pós-graduação. Esta colaboração poderá concretizar-se em todos os campos e as disciplinas de interesse comum.  As Partes contraentes irão favorecer a troca recíproca de notícias, publicações e outros materiais de pesquisa e documentação. A  colaboração poderá realizar-se nas seguintes modalidades: a) Intercâmbio de visitas de docentes e pesquisadores empenhados nas atividades de pesquisa; b) Intercâmbio de estudantes de graduação e de pós-graduação para atividades científicas integradas; c) Intercâmbio de publicações e documentação científicas e didáticas; d) organização conjunta de encontros e seminários; e) Outras formas de cooperação: projetos comuns de pesquisa, elaboração de produtos didáticos inovadores, apoio para criação de uma estrutura de pesquisa, atividades de docência e qualquer outra relacionada à mobilidade dos docentes, pesquisadores em geral e também dos estudantes.