PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS

PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO

REPRESENTAÇÕES DA POLÍTICA E DO TRABALHO NO CINEMA E NA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Coordenador: Henrique Roriz Aarestrup Alves


Pesquisadores: Hélio Vieira Júnior - Integrante / Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Bruno Borguetti Lara - Integrante / Cristine Louis Tomé - Integrante / Bruna Evangelista - Integrante / Adelita Dias Pereira - Integrante / Cláudia Miranda da Silva Moura Franco - Integrante / Aureir Alves Brito - Integrante / Cristiano dos Santos Torres - Integrante / Hiago José Silveira - Integrante / Isabel de Oliveira Morais - Integrante / Isabela Augusta Andrade Souza - Integrante / Lívia Nunes de Assis - Integrante / Maniela inório Casado Knapp - Integrante. 


Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 03/03/2025


DescriçãoA Educação Superior de qualidade baseia-se na contemplação da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão. Visando a efetivação dos segundo e terceiro pilares, o projeto de pesquisa Representações da Política e do Trabalho no Cinema e na Literatura Brasileira Contemporânea visa também ações na extensão, promovendo não apenas aprendizados com aqueles possuem vínculo com as universidades, mas ainda fortalecer a relação com instituições de ensino e com a comunidade. O projeto analisará 4 obras literárias e 4 produções cinematográficas baseadas nessas obras literárias, a saber: Eles Não Usam Black-tie (1958)(obra literária homônima de Gianfrancesco Guarnieri), Lamarca, o capitão da guerrilha (1994) (obra literária homônima de Emiliano José e Oldack De Miranda), Ainda estou aqui (2025) (obra literária homônima de Marcelo Rubens Paiva), O beijo no asfalto (1980) (obra literária homônima de Nelson Rodrigues), Capitães de areia (1971) (obra literária homônima de Jorge Amado) e Cidade de Deus (2002) (obra literária homônima de Paulo Lins).Este projeto tem como objetivo a leitura e discussão, de forma diacrônica, dessas obras literárias e cinematográficas, na medida em que o percurso de análise deverá traçar um perfil linear das representações da política e das relações de trabalho nelas, tendo em vista seus respectivos contextos histórico-sociais e estéticos. Relações entre cinema e literatura serão também abordadas para que se possa relacionar as duas expressões artísticas com fundamentação teórica pertinente. O projeto terá 1 (um) encontro mensal online, nas tardes das quintas-feiras, as 14 horas, 03 de março de 2025 a 02 de março de 2027. Durante os encontros, todos os membros do projeto serão responsáveis pelos debates sobre as obras, contudo, com a possibilidades de convite à egressos do Programas de Pós-graduação em Letras (PPGLetras/UNEMAT/Sinop). Pretende-se, também, instigar e promover ações de extensão a partir do debate realizado dentro do projeto, com apresentações de Comunicações Orais em eventos de Literatura e/ou de Cinema. Ao final, busca-se perceber, de forma processual, como as percepções e concepções da política e do trabalho foram sendo construídas, de acordo com seus diferentes contextos e as relações de poder que as compuseram.

MEMÓRIA E RES(EX)ISTÊNCIAS: a interseccionalidade de classe, raça e gênero em narrativas negro-brasileiras e africanas de autoria feminina

Coordenador: Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto

Pesquisadores: Kátia de Oliveira Carvalho - Integrante / Carlos Alexandre Manoel - Integrante / Julianna Alves Bahia - Integrante / Adriana Lins Precioso - Integrante / Thiago Monteiro do Carmo - Integrante / Ana Cláudia Servilha Martins Poleto - Integrante / Suelen de Souza Tessari - Integrante / Ana Paula Peixoto - Integrante / Célia Leoní Wiebbelling - Integrante / Francielle da Cruz Vieira Sato - Integrante / Hian Plynio Silva de Sousa - Integrante / Márcia Cristina Bailo Ledesma - Integrante / Márcia Cristina Becker - Integrante / Valéria Renata Fernandes Frare - Integrante / Tamilles Emanuelly Lima de Souza - Integrante.

Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 15/08/2024


Descrição: O propósito deste projeto de pesquisa é realizar um estudo analítico acerca das interseccionalidades representadas em narrativas negro-brasileiras e africanas de autoria feminina. Os objetos de análise serão elencados a partir das proposições de pesquisas a serem desenvolvidas por graduandos e mestrandos. Ao desvendar a arquitetura das obras, enfatizaremos seus motivos temáticos centrais e os aspectos formais, em que se evidenciam as interseccionalidades presentes nos objetos selecionados para estudo, que conjugadas com o tratamento poético da linguagem, resultam na composição estética. É possível estabelecer, ainda, relação da forma romanesca e a estrutura da sociedade em que ela se desenvolve; a estruturação dos textos selecionados para estudo gira em torno de um eixo social e desvela a trama das relações que subjugam homens e mulheres negras, expondo-os à dominação e à exploração perversas; além de situá-los no centro das lutas desiguais de classes. O apoio teórico para a realização da pesquisa consistirá em teorias acerca da interseccionalidade, enfatizando questões inerentes à ancestralidade e, por conseguinte, as concepções de memória e identidade. Esperamos com este estudo contribuir para as reflexões sobre Literatura que aborda a formação identitária do povo e de uma nação e suas implicações na perpetuação do racismo estrutural.

POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS, FORMAÇÃO DOCENTE, ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTO AMAZÔNICO MATO-GROSSENSE

Coordenadora: Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

Pesquisadores: Olandina Della Justina - Integrante / Juliana Freitag Schweikart - Integrante / Caroline Mari de Oliveira - Integrante / Romeu Donatti - Integrante / Suzana Fabrim Aguiar - Integrante / Albina Pereira de Pinho - Integrante / Ana Karoline Maciel Manente - Integrante / Soraia Streg - Integrante / Claudia Ines Sandri Secchi - Integrante / Bruna Emanuelly Signori - Integrante.

Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade


Início: 02/12/2023


Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar as políticas públicas educacionais de formação docente e o ensino e a aprendizagem de línguas (portuguesa e inglesa) e avaliação na Educação Básica na rede estadual de ensino no Mato Grosso, mais especificamente no contexto da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop, instituída recentemente, em 2022, em pleno período, pois, de implementação. A DRE de Sinop é um dos 14 órgãos descentralizados da SEDUC, que circunscreve 16 municípios, 57 escolas e aproximadamente 3.553 professores. Desses, 421 são docentes de Língua Portuguesa e 118 de Língua Inglesa. É um estudo qualitativo-interpretativista de base etnográfica, com uso de técnicas de coleta de dados como: questionários online, entrevistas semiestruturadas e narrativas, presencial e online, como também análise de documentos orientativos, formação continuada de docentes e ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica. Envolve, também, a elaboração e desenvolvimento de propostas interventivas inovadoras.

MATIZES DO MITO, DO FANTÁSTICO E DO MARAVILHOSO EM TEXTOS DA CONTEMPORANEIDADE FASE 2

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Lins Precioso

Pesquisadores: Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Henrique Roriz Aarestrup Alves - Integrante / Giselli Liliani Martins - Integrante / Helenice Joviano Roque de Faria - Integrante / Jesuíno Arvelino Pinto - Integrante / Bruna Sousa dos Santos - Integrante / Ingridy Tainara Macedo da Costa Stignhen - Integrante / Igor Marangon - Integrante / Maria Carolina Barbosa Cardoso - Integrante / Maria Célia Neves Vansovski - Integrante / Maria Lucia Pires Carneiro Umbelino - Integrante / Aline Cardoso Mota de Assis - Integrante / Gabriel Buriolla Perez - Integrante / Ednaldo Saran - Integrante / Ana Lúcia Ponciano Ribeiro - Integrante / Queli Cristina Rezende Macêdo - Integrante.

Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 02/10/2023


Descrição: Este projeto terá como base norteadora de suas pesquisas o mito como elemento estrutural da literatura (FRYE, 2000), além de sua presença em outros textos artísticos como o cinema e a pintura. A poética do mito será investigada na sua especificidade sob o aspecto da pré-história da literatura, como uma unidade sincrética e um processo de evolução que se traduz em imagens e arquétipos poéticos muito recorrentes nos textos da atualidade, suas intertextualidades, seus efeitos parodísticos e seus desdobramentos nas vertentes do fantástico e do maravilhoso. Para investigação desses efeitos de sentido dos textos na contemporaneidade, teremos como arcabouço teórico as proposições de Linda Huthcheon nas obras Uma teoria da paródia (1985) e a Poética do Pós-modernismo (1991); os fundamentos da semiótica greimasiana e os desdobramentos atuais do fantástico, estranho e maravilhoso.

ACERVO DE RICARDO RAMOS: DISPONIBILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE 1980 A 1992 ETAPA FINAL

Coordenador: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto

Pesquisadores: Shirlene Rohr de Souza - Integrante / Benjamin Rodrigues Ferreira Filho - Integrante / Liliane Lenz dos Santos - Integrante / Andréia Neves de Souza - Integrante / Angela Maria da Silva Elias - Integrante / Luciana Raimunda de Lana Costa - Integrante / Izabel Da Silva Ricci - Integrante / Sandra França Meira - Integrante / Emanuelly Mariana Trindade Guimarães - Integrante / Josiane Santiago de Lima Pereira - Integrante / Felipe Alves Oliveira - Integrante / Fabiane Alves da Silva - Integrante / Ellen da Silva Cavalcanti - Integrante.

Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 01/06/2024


Descrição: Esta etapa do projeto, a última de cinco previstas em função do volume de trabalho, visa finalizar organização e disponibilização do acervo do jornalista, publicitário e escritor Ricardo Ramos. Nas quatro etapas anteriores, com financiamento do CNPq, foram realizados estudos sobre seus contos, crônicas, novela e romance e organizado parcialmente seu acervo. Entre 2020 a 2022, as atividades que exigiam acesso e contato direto com o acervo foram prejudicadas pela Pandemia do COVID-19 e, em 2023, os atrasos na entrega do novo prédio do Centro de Comunicação e Popularização da Pesquisa, espaço destinado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Literários/PPGEL que deveria abrigar, entre outros, os acervos atualmente existentes ou em tramitação na Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Campus de Tangará da Serra, também interferiram no andamento do projeto. Mesmo com certos percalços em relação às metas estabelecidas, o Projeto atingiu todos os resultados previstos para aquela etapa e, nesse momento, necessita oferecer acesso on-line aos documentos hoje existentes no acervo físico e dar continuidade ao trabalho de organização e análise em andamento, pois o Projeto possui uma interface com a literatura e o ensino. O proponente desse projeto passou a atuar na linha de Pesquisa Leitura, Literatura e Ensino com várias orientações em nível de Graduação, Mestrado e Doutorado. Vale ressaltar que a divisão do trabalho por etapas se fez necessário devido a quantidade de documentos existentes atualmente no acervo que se encontra à disposição do proponente deste projeto.

LITERATURA, RESISTÊNCIA E DIVERSIDADE: estudos decoloniais em narrativas das literaturas africanas de língua portuguesa e negra brasileira

Coordenador: Prof. Dr. Genivaldo Rodrigues Sobrinho

Pesquisadores: Adriana Lins Precioso - Integrante / Jesuíno Arvelino Pinto - Integrante / Letícia Bazeleski Dias - Integrante / Alessandra Carla Cassol Dal Maso - Integrante / Kátia Gisele de Oliveira Lângaro - Integrante.

Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 05/10/2024


Descrição: Este projeto preconiza uma investigação que considera os estudos decoloniais das literaturas de língua portuguesa em África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, bem como na literatura brasileira de autoria negra. A abordagem crítica dessas narrativas a partir de suas ambientações possibilita a verificação das tensões impostas às personagens e dos fatores implícitos na tessitura dos textos que afluem para uma compreensão dos diálogos que se estabelecem entre estes países, assim como os fatores que os ratificam. Com efeito, buscar-se-á a fundamentação no que postulam Leite (2004), Chaves (1999) Abdala Jr. (2003), Chaves e Macedo (2006), Noa (2015), Augel (2007), cujas obras apresentam estudos basilares acerca dessas literaturas e sua importância para a compreensão dos processos de formação política e desenvolvimento literário dos países africanos de língua portuguesa. No que concerne à literatura negra brasileira, o aporte teórico-crítico se volta para nomes como Duarte (2011), Cuti (2010), Fonseca (2019), Bernardino-Costa; Grosfoguel e Maldonado-Torres (2019), entre outros.

PIBID E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA ANÁLISE DO DISCURSO

Coordenador: Prof. Dr. Lucio Jose Dutra Lord

Pesquisadores: Cristinne Leus Tomé - Integrante / Priscilla Caroline Grandi Lopes - Integrante / Alexandra Magalhães Frighetto - Integrante / Rejane Nubia Gossler Lima - Integrante / Lenice Lins Corrêa - Integrante / Evelize Aparecida Lazarin Previdelli - Integrante / Geiza Gimenes Saraiva - Integrante / Vitória Carrillo Romero Beber - Integrante / Paulo Ricardo Martins dos Santos - Integrante.

Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade


Início: 01/11/2024


Descrição: O presente projeto investiga o discurso trazido pelo Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) e discute as disputas estabelecidas na definição da formação inicial de professores. O estudo é realizado a partir da Análise de Discurso de linha francesa foucaultiana, e toma como material investigativo a documentação referente ao Programa (editais, portarias e informações veiculadas no site da CAPES). Revisão da literatura e análise documental são métodos propostos para a realização deste estudo. Dentre os objetivos que o estudo busca alcançar está a contribuição para com as discussões e propostas de melhoria da formação ofertada pelos cursos de licenciatura.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - FASE II

Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Freitag Schweikart

Pesquisadores: Olandina Della Justina - Integrante / Leandra Ines Seganfredo Santos - Integrante / Miguel Rodrigues Netto - Integrante / Natália Cortim da Silva - Integrante / Glasiela Carrara Trevisan - Integrante / Veronica Almeida Santos - Integrante / Karina Ketlyn Sabino - Integrante / Ana Aparecida Morais de Almeida - Integrante.

Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 01/09/2024


Descrição: O projeto tem como objetivo investigar a compreensão que professores da área de linguagens, mais especificamente Língua Inglesa, têm de suas habilidades e competências para o ensino do inglês e para o uso das tecnologias digitais nos processos pedagógicos. Parte-se da concepção de habilidade e competência apresentados nos documentos oficiais que orientam a educação básica, como a (BNCC), e a formação inicial de professores (BNC) e, para além destes uma ampliação do embasamento teórico com vistas à compreensão dos contextos sociais, históricos e culturais em que estes profissionais estão inseridos. O foco nas habilidades e competências do professor de inglês, baseadas nos documentos oficiais que orientam a educação, se faz necessário para compreender os aspectos que norteiam seu fazer docente, principalmente diagnosticar os possíveis reflexos da pandemia nas ações docentes. Após o advento pandêmico, os recursos tecnológicos para informação e comunicação, além de outros usos, deram um salto exponencial. Na educação, com jogos, aplicativos e plataformas educacionais, não é diferente, e é possível então que novas necessidades de formação tenham emergido do desafio de ministrar aulas em meio a um universo tecnológico exponencialmente crescente, dessa forma é basilar um diagnóstico desse panorama com o intuito de promover ações que aprimorem a formação inicial e contínua. Os procedimentos metodológicos deste estudo estão ancorados na pesquisa qualitativa com base etnográfica.

A LITERATURA EM DIÁLOGO COM A FILOSOFIA

Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Aparecida Machado

Pesquisadores: Aroldo José Abreu Pinto - Integrante / Marisa Gama-Khalil - Integrante.

Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 01/08/2024


Descrição: Este projeto pretende uma interpretação da obra literária O gigante enterrado (2017) , com vistas à associação ao pensamento de Tomás de Aquino (1224/5-1274). Ao discutirmos a alma dos personagens muito mais que a travessia empreendida, teremos a oportunidade de nos aproximarmos da poética do escritor Kazuo Ishiguro, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2017. Ao compreendermos como a literatura é atravessada por outros saberes como a filosofia, almejamos uma investigação que consiga suporte para uma amostragem da literatura na contemporaneidade.

CONTATOS LINGUÍSTICOS, TERRITORIALIZAÇÕES E TERRITORIALIDADES LINGUÍSTICAS VISTOS SOB O ENFOQUE DAS PAISAGENS LINGUÍSTICAS EM SINOP-MT

Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen

Pesquisadores: Heidmann, Grasiela Veloso dos Santos - Integrante / Luciane Lucyk - Integrante / Adriana Martins de Alcantara Labres - Integrante.

Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade


Início: 20/03/2024


Descrição: Nesta proposta de pesquisa, que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista, objetivamos refletir sobre a língua portuguesa e línguas minoritárias faladas em Sinop-MT, por meio da paisagem linguística, no intuito de fornecer uma imagem sociocultural e linguística mais completa sobre a vinda de grupos migrantes ao município de Sinop-MT. Neste contexto, cabe refletir, mais especificamente, sobre as conceitualizações de territorializações e territorialidades linguísticas com um escopo mais atento aos contatos linguísticos em voga nas interações cotidianas. Compreende-se que a análise dos aspectos materiais e iconográficos do espaço público observados neste município nos permite entender melhor a visibilidade e a invisibilidade dos vários grupos em questão, assim como reconhecer o espaço limitado para expressar a diversidade linguística e étnica, acessível para aqueles que habitam este espaço geográfico. Para tanto, por meio deste projeto, buscaremos observar o comportamento linguístico dos falantes, com ênfase em contatos de variedades, línguas minoritárias e história do português em contexto de migração, especialmente de sulistas. Sendo assim, o presente projeto pretende identificar o estado de variação linguística na comunidade local, que se apresenta plurilíngue e multidialetal, para apresentar, à comunidade científica e para a população desta região brasileira, um pouco mais da riqueza linguística em terras do Centro-Oeste, mais especificamente, do estado de Mato Grosso, propiciando a ampliação do conhecimento acerca da identidade linguística e sociocultural deste espaço geográfico.

EDUCAÇÃO LITERÁRIA EM NOVOS CONTEXTOS CULTURAIS: DA LEITURA À CRÍTICA

Coordenadora: Profa. Dra. Rosana Rodrigues da Silva

Pesquisadores: Adriana Lins Precioso - Integrante / Genivaldo Rodrigues Sobrinho - Integrante / Leandro Faustino Polastrini - Integrante.

Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 24/05/2024


Descrição: Este projeto pretende contribuir para os estudos no campo de conhecimento teórico e crítico que envolvem o tema da educação literária. A partir do estudo das representações culturais em obras literárias, a pesquisa considera as relações entre literatura e sociedade, com vistas no contexto em que se inserem autor, obra e público- leitor. Serão compreendidas como objetos de análise obras não-canonizadas, das literaturas produzidas por autores indígenas; obras de autores afro-brasileiros e obras produzidas em Mato Grosso, observadas em contextos de produção e circulação que possibilitem refletir acerca dos conceitos de identidade e cultura. Por essa abordagem, que inclui a diversidade cultural na proposição de metodologias para o estudo da literatura em sala de aula, pretende-se colaborar para a educação literária de crianças e jovens leitores em formação, de modo crítico e inclusivo.

AS TRADIÇÕES ORAIS E SEUS DESLOCAMENTOS DENTRO DA CULTURA E DA LITERATURA

Coordenadora: Profa. Dra. Shirlene Rohr de Souza

Pesquisadores: Benjamin Rodrigues Ferreira Filho - Integrante / Tatiane Silva Santos - Integrante / Fabiana Souza de Andrade - Integrante / Ariane Morais Santos - Integrante / Camilli Meira Santos Silva - Integrante / Graciele Rosa de Jesus - Integrante / Eliane Pereira da Silva - Integrante / Daniela Dias Guimarães Proença - Integrante / Leiva Amorim de Oliveira Guimarães - Integrante / George André Silva Ribeiro - Integrante / Abigail Martins de Souza Almeida - Integrante / Andrielle da Silva Ricardo Clester - Integrante / Daiane Alves de Amorim - Integrante / Valdinei Caes - Integrante.

Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade


Início: 01/05/2024


Descrição: A pesquisa toma as formas verbais mais tradicionais da cultura popular parlendas, adivinhas, ditados populares, trava-línguas, fábulas, contos, lendas para investigar os percursos das formas simples na cultura e identificar os pontos de interação com a literatura. As tradições orais são amplamente conhecidas como manifestações culturais de um povo, no entanto, o percurso dessas tradições é acidentado, com deslocamentos dos ritos sérios e segregados das elites na cultura oficial, para os ritos coletivos e irreverentes do povo na cultura popular e, daí, para as reduções pasteurizadas e individualistas da cultura de massas. A investigação será nutrida de estudos críticos, com aporte em fontes variadas (artigos, teses, dissertações, obras especializadas sobre os temas do exame). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, já que se propõe a analisar os fenômenos que deslocam as formas simples dentro da cultura e a compreender os movimentos sub-reptícios que impulsionam essas mudanças: do sério para o irreverente; do irreverente para o produto de consumo. No atual estágio, sob a égide da cultura de massas, as tradições orais, antes palco de compartilhamentos coletivos, como as brincadeiras de roda na rua, tornam-se eventos individualizados e remotos, com apoio de mídias digitais. A pesquisa ainda verifica a forma como essas mudanças são notadas na literatura, mais especialmente na literatura destinada a crianças e jovens leitores. Na base teórica da investigação conta-se com: Formas simples (1976), de André Jolles; A morfologia do conto maravilhoso (1984) e Raízes do conto maravilhoso (2002), de Vladimir Propp, A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1993) e Marxismo e filosofia da linguagem (1996), de Mikhail Bakhtin; A dialética do esclarecimento (1985), de Adorno e Horkheimer; e A condição humana (2004), de Hannah Arendt, dentre outros.

DA IMPOLIDEZ AO EXTREMO DA VIOLÊNCIA VERBAL: DEFINIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DOS DISCURSOS DE ÓDIO NAS MÍDIAS DIGITAIS NO BRASIL

Coordenadora: Profa. Dra. Vanessa Fabiola Silva de Faria

Pesquisadores: Ana Maria Macedo - Integrante / Lidemberg Rocha de Oliveira - Integrante / Cristinne Leus Tomé - Integrante / Jullya Marini de Oliveira Silva - Integrante / Roberta Bezerra da Silva - Integrante / Hélio Vieira Junior - Integrante / Adilson Ângelo da Silva - Integrante / Ivoneide Patu da Silva - Integrante / Gabriella Pereira de Lima - Integrante / Alice Sthefani Gomes Gonçalves - Integrante / Rodnei Gomes Serafim - Integrante / Juliana Martins Ribeiro da Silva - Integrante / Thiago Fernando Dos Santos - Integrante / Aureir Alves de Brito - Integrante / Milton Mauad de Carvalho Camera Filho - Integrante.

Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade


Início: 02/01/2025


Descrição: A proliferação dos discursos de ódio tem se intensificado com a expansão das mídias digitais, permitindo a rápida circulação de mensagens que promovem preconceito e discriminação. Em ambientes online, esses discursos tornam-se ainda mais perigosos em função de seu amplo alcance, dificultando a regulação e amplificando tensões ideológicas e sociais. A polarização política, especialmente entre posições conservadoras e progressistas, contribui para o acirramento desses conflitos, configurando as redes sociais como arenas de ataques verbais e violência simbólica. Inserido neste contexto, este projeto tem como objetivo analisar e categorizar os discursos de ódio nas mídias digitais no Brasil, com foco na polarização entre progressismo e conservadorismo. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de natureza documental, mobilizará a Fraseologia (cf. Stubbs, 2001) e a Análise Textual Discursiva (cf. Adam, 2011), bem como o conceito de ethos discursivo (cf. Amossy; 2005, 2017; Maingueneau, 2008) como as principais ferramentas teórico-metodológicas. O estudo examinará como esses discursos variam de forma sutil, indo da impolidez até a violência verbal extrema. A proposta é investigar enunciados proferidos em plataformas digitais, como Twitter e Facebook, observando a presença de padrões fraseológicos recorrentes que configuram a agressividade verbal. A pesquisa busca identificar de que forma as tensões ideológicas entre progressismo e conservadorismo materializam-se discursivamente, utilizando estratégias que vão desde eufemismos até ofensas diretas. Além disso, será considerada a interseccionalidade como ferramenta analítica para compreender como diferentes marcadores sociais, como gênero, raça e classe, interagem nos discursos de ódio, revelando formas específicas de violência verbal contra grupos marginalizados. O corpus será composto por enunciados coletados durante períodos de intensa atividade política, como campanhas eleitorais e debates públicos, mapeando a circulação desses discursos em ambientes altamente polarizados. Espera-se que esta pesquisa contribua para o avanço dos estudos sobre discurso de ódio ao proporcionar uma categorização mais detalhada das suas manifestações, oferecendo uma análise sobre as formas de violência simbólica presentes no ambiente digital brasileiro.