PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
Coordenador: Henrique Roriz Aarestrup Alves
Pesquisadores: Hélio Vieira Júnior - Integrante / Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Bruno Borguetti Lara - Integrante / Cristine Leus Tomé - Integrante / Bruna Evangelista - Integrante / Adelita Dias Pereira - Integrante / Cláudia Miranda da Silva Moura Franco - Integrante / Aureir Alves Brito - Integrante / Cristiano dos Santos Torres - Integrante / Hiago José Silveira - Integrante / Isabel de Oliveira Morais - Integrante / Isabela Augusta Andrade Souza - Integrante / Lívia Nunes de Assis - Integrante / Maniela Inório Casado Knapp - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 03/03/2025
Descrição: A Educação Superior de qualidade baseia-se na contemplação da tríade Ensino-Pesquisa-Extensão. Visando a efetivação dos segundo e terceiro pilares, o projeto de pesquisa Representações da Política e do Trabalho no Cinema e na Literatura Brasileira Contemporânea visa também ações na extensão, promovendo não apenas aprendizados com aqueles possuem vínculo com as universidades, mas ainda fortalecer a relação com instituições de ensino e com a comunidade. O projeto analisará 4 obras literárias e 4 produções cinematográficas baseadas nessas obras literárias, a saber: Eles Não Usam Black-tie (1958)(obra literária homônima de Gianfrancesco Guarnieri), Lamarca, o capitão da guerrilha (1994) (obra literária homônima de Emiliano José e Oldack De Miranda), Ainda estou aqui (2025) (obra literária homônima de Marcelo Rubens Paiva), O beijo no asfalto (1980) (obra literária homônima de Nelson Rodrigues), Capitães de areia (1971) (obra literária homônima de Jorge Amado) e Cidade de Deus (2002) (obra literária homônima de Paulo Lins).Este projeto tem como objetivo a leitura e discussão, de forma diacrônica, dessas obras literárias e cinematográficas, na medida em que o percurso de análise deverá traçar um perfil linear das representações da política e das relações de trabalho nelas, tendo em vista seus respectivos contextos histórico-sociais e estéticos. Relações entre cinema e literatura serão também abordadas para que se possa relacionar as duas expressões artísticas com fundamentação teórica pertinente. O projeto terá 1 (um) encontro mensal online, nas tardes das quintas-feiras, as 14 horas, 03 de março de 2025 a 02 de março de 2027. Durante os encontros, todos os membros do projeto serão responsáveis pelos debates sobre as obras, contudo, com a possibilidades de convite à egressos do Programas de Pós-graduação em Letras (PPGLetras/UNEMAT/Sinop). Pretende-se, também, instigar e promover ações de extensão a partir do debate realizado dentro do projeto, com apresentações de Comunicações Orais em eventos de Literatura e/ou de Cinema. Ao final, busca-se perceber, de forma processual, como as percepções e concepções da política e do trabalho foram sendo construídas, de acordo com seus diferentes contextos e as relações de poder que as compuseram.
Coordenador: Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto
Pesquisadores: Kátia de Oliveira Carvalho - Integrante / Carlos Alexandre Manoel - Integrante / Julianna Alves Bahia - Integrante / Adriana Lins Precioso - Integrante / Thiago Monteiro do Carmo - Integrante / Ana Cláudia Servilha Martins Poleto - Integrante / Suelen de Souza Tessari - Integrante / Ana Paula Peixoto - Integrante / Célia Leoní Wiebbelling - Integrante / Francielle da Cruz Vieira Sato - Integrante / Hian Plynio Silva de Sousa - Integrante / Márcia Cristina Bailo Ledesma - Integrante / Márcia Cristina Becker - Integrante / Valéria Renata Fernandes Frare - Integrante / Tamilles Emanuelly Lima de Souza - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 15/08/2024
Descrição: O propósito deste projeto de pesquisa é realizar um estudo analítico acerca das interseccionalidades representadas em narrativas negro-brasileiras e africanas de autoria feminina. Os objetos de análise serão elencados a partir das proposições de pesquisas a serem desenvolvidas por graduandos e mestrandos. Ao desvendar a arquitetura das obras, enfatizaremos seus motivos temáticos centrais e os aspectos formais, em que se evidenciam as interseccionalidades presentes nos objetos selecionados para estudo, que conjugadas com o tratamento poético da linguagem, resultam na composição estética. É possível estabelecer, ainda, relação da forma romanesca e a estrutura da sociedade em que ela se desenvolve; a estruturação dos textos selecionados para estudo gira em torno de um eixo social e desvela a trama das relações que subjugam homens e mulheres negras, expondo-os à dominação e à exploração perversas; além de situá-los no centro das lutas desiguais de classes. O apoio teórico para a realização da pesquisa consistirá em teorias acerca da interseccionalidade, enfatizando questões inerentes à ancestralidade e, por conseguinte, as concepções de memória e identidade. Esperamos com este estudo contribuir para as reflexões sobre Literatura que aborda a formação identitária do povo e de uma nação e suas implicações na perpetuação do racismo estrutural.
Coordenadora: Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos
Pesquisadores: Olandina Della Justina - Integrante / Juliana Freitag Schweikart - Integrante / Caroline Mari de Oliveira - Integrante / Romeu Donatti - Integrante / Suzana Fabrim Aguiar - Integrante / Albina Pereira de Pinho - Integrante / Ana Karoline Maciel Manente - Integrante / Soraia Streg - Integrante / Claudia Ines Sandri Secchi - Integrante / Bruna Emanuelly Signori - Integrante.
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Início: 02/12/2023
Descrição: A pesquisa tem como objetivo analisar as políticas públicas educacionais de formação docente e o ensino e a aprendizagem de línguas (portuguesa e inglesa) e avaliação na Educação Básica na rede estadual de ensino no Mato Grosso, mais especificamente no contexto da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Sinop, instituída recentemente, em 2022, em pleno período, pois, de implementação. A DRE de Sinop é um dos 14 órgãos descentralizados da SEDUC, que circunscreve 16 municípios, 57 escolas e aproximadamente 3.553 professores. Desses, 421 são docentes de Língua Portuguesa e 118 de Língua Inglesa. É um estudo qualitativo-interpretativista de base etnográfica, com uso de técnicas de coleta de dados como: questionários online, entrevistas semiestruturadas e narrativas, presencial e online, como também análise de documentos orientativos, formação continuada de docentes e ensino e aprendizagem de línguas na Educação Básica. Envolve, também, a elaboração e desenvolvimento de propostas interventivas inovadoras.
Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Lins Precioso
Pesquisadores: Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Henrique Roriz Aarestrup Alves - Integrante / Giselli Liliani Martins - Integrante / Helenice Joviano Roque de Faria - Integrante / Jesuíno Arvelino Pinto - Integrante / Bruna Sousa dos Santos - Integrante / Ingridy Tainara Macedo da Costa Stignhen - Integrante / Igor Marangon - Integrante / Maria Carolina Barbosa Cardoso - Integrante / Maria Célia Neves Vansovski - Integrante / Maria Lucia Pires Carneiro Umbelino - Integrante / Aline Cardoso Mota de Assis - Integrante / Gabriel Buriolla Perez - Integrante / Ednaldo Saran - Integrante / Ana Lúcia Ponciano Ribeiro - Integrante / Queli Cristina Rezende Macêdo - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 02/10/2023
Descrição: Este projeto terá como base norteadora de suas pesquisas o mito como elemento estrutural da literatura (FRYE, 2000), além de sua presença em outros textos artísticos como o cinema e a pintura. A poética do mito será investigada na sua especificidade sob o aspecto da pré-história da literatura, como uma unidade sincrética e um processo de evolução que se traduz em imagens e arquétipos poéticos muito recorrentes nos textos da atualidade, suas intertextualidades, seus efeitos parodísticos e seus desdobramentos nas vertentes do fantástico e do maravilhoso. Para investigação desses efeitos de sentido dos textos na contemporaneidade, teremos como arcabouço teórico as proposições de Linda Huthcheon nas obras Uma teoria da paródia (1985) e a Poética do Pós-modernismo (1991); os fundamentos da semiótica greimasiana e os desdobramentos atuais do fantástico, estranho e maravilhoso.
Coordenador: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto
Pesquisadores: Shirlene Rohr de Souza - Integrante / Benjamin Rodrigues Ferreira Filho - Integrante / Liliane Lenz dos Santos - Integrante / Andréia Neves de Souza - Integrante / Angela Maria da Silva Elias - Integrante / Luciana Raimunda de Lana Costa - Integrante / Izabel Da Silva Ricci - Integrante / Sandra França Meira - Integrante / Emanuelly Mariana Trindade Guimarães - Integrante / Josiane Santiago de Lima Pereira - Integrante / Felipe Alves Oliveira - Integrante / Fabiane Alves da Silva - Integrante / Ellen da Silva Cavalcanti - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 01/06/2024
Descrição: Esta etapa do projeto, a última de cinco previstas em função do volume de trabalho, visa finalizar organização e disponibilização do acervo do jornalista, publicitário e escritor Ricardo Ramos. Nas quatro etapas anteriores, com financiamento do CNPq, foram realizados estudos sobre seus contos, crônicas, novela e romance e organizado parcialmente seu acervo. Entre 2020 a 2022, as atividades que exigiam acesso e contato direto com o acervo foram prejudicadas pela Pandemia do COVID-19 e, em 2023, os atrasos na entrega do novo prédio do Centro de Comunicação e Popularização da Pesquisa, espaço destinado ao Programa de Pós-graduação em Estudos Literários/PPGEL que deveria abrigar, entre outros, os acervos atualmente existentes ou em tramitação na Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT Campus de Tangará da Serra, também interferiram no andamento do projeto. Mesmo com certos percalços em relação às metas estabelecidas, o Projeto atingiu todos os resultados previstos para aquela etapa e, nesse momento, necessita oferecer acesso on-line aos documentos hoje existentes no acervo físico e dar continuidade ao trabalho de organização e análise em andamento, pois o Projeto possui uma interface com a literatura e o ensino. O proponente desse projeto passou a atuar na linha de Pesquisa Leitura, Literatura e Ensino com várias orientações em nível de Graduação, Mestrado e Doutorado. Vale ressaltar que a divisão do trabalho por etapas se fez necessário devido a quantidade de documentos existentes atualmente no acervo que se encontra à disposição do proponente deste projeto.
Coordenador: Prof. Dr. Genivaldo Rodrigues Sobrinho
Pesquisadores: Adriana Lins Precioso - Integrante / Jesuíno Arvelino Pinto - Integrante / Letícia Bazeleski Dias - Integrante / Alessandra Carla Cassol Dal Maso - Integrante / Kátia Gisele de Oliveira Lângaro - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 05/10/2024
Descrição: Este projeto preconiza uma investigação que considera os estudos decoloniais das literaturas de língua portuguesa em África: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, bem como na literatura brasileira de autoria negra. A abordagem crítica dessas narrativas a partir de suas ambientações possibilita a verificação das tensões impostas às personagens e dos fatores implícitos na tessitura dos textos que afluem para uma compreensão dos diálogos que se estabelecem entre estes países, assim como os fatores que os ratificam. Com efeito, buscar-se-á a fundamentação no que postulam Leite (2004), Chaves (1999) Abdala Jr. (2003), Chaves e Macedo (2006), Noa (2015), Augel (2007), cujas obras apresentam estudos basilares acerca dessas literaturas e sua importância para a compreensão dos processos de formação política e desenvolvimento literário dos países africanos de língua portuguesa. No que concerne à literatura negra brasileira, o aporte teórico-crítico se volta para nomes como Duarte (2011), Cuti (2010), Fonseca (2019), Bernardino-Costa; Grosfoguel e Maldonado-Torres (2019), entre outros.
Coordenador: Prof. Dr. Lucio Jose Dutra Lord
Pesquisadores: Cristinne Leus Tomé - Integrante / Priscilla Caroline Grandi Lopes - Integrante / Alexandra Magalhães Frighetto - Integrante / Rejane Nubia Gossler Lima - Integrante / Lenice Lins Corrêa - Integrante / Evelize Aparecida Lazarin Previdelli - Integrante / Geiza Gimenes Saraiva - Integrante / Vitória Carrillo Romero Beber - Integrante / Paulo Ricardo Martins dos Santos - Integrante.
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Início: 01/11/2024
Descrição: O presente projeto investiga o discurso trazido pelo Programa Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência (PIBID) e discute as disputas estabelecidas na definição da formação inicial de professores. O estudo é realizado a partir da Análise de Discurso de linha francesa foucaultiana, e toma como material investigativo a documentação referente ao Programa (editais, portarias e informações veiculadas no site da CAPES). Revisão da literatura e análise documental são métodos propostos para a realização deste estudo. Dentre os objetivos que o estudo busca alcançar está a contribuição para com as discussões e propostas de melhoria da formação ofertada pelos cursos de licenciatura.
Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Freitag Schweikart
Pesquisadores: Olandina Della Justina - Integrante / Leandra Ines Seganfredo Santos - Integrante / Miguel Rodrigues Netto - Integrante / Natália Cortim da Silva - Integrante / Glasiela Carrara Trevisan - Integrante / Veronica Almeida Santos - Integrante / Karina Ketlyn Sabino - Integrante / Ana Aparecida Morais de Almeida - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 01/09/2024
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar a compreensão que professores da área de linguagens, mais especificamente Língua Inglesa, têm de suas habilidades e competências para o ensino do inglês e para o uso das tecnologias digitais nos processos pedagógicos. Parte-se da concepção de habilidade e competência apresentados nos documentos oficiais que orientam a educação básica, como a (BNCC), e a formação inicial de professores (BNC) e, para além destes uma ampliação do embasamento teórico com vistas à compreensão dos contextos sociais, históricos e culturais em que estes profissionais estão inseridos. O foco nas habilidades e competências do professor de inglês, baseadas nos documentos oficiais que orientam a educação, se faz necessário para compreender os aspectos que norteiam seu fazer docente, principalmente diagnosticar os possíveis reflexos da pandemia nas ações docentes. Após o advento pandêmico, os recursos tecnológicos para informação e comunicação, além de outros usos, deram um salto exponencial. Na educação, com jogos, aplicativos e plataformas educacionais, não é diferente, e é possível então que novas necessidades de formação tenham emergido do desafio de ministrar aulas em meio a um universo tecnológico exponencialmente crescente, dessa forma é basilar um diagnóstico desse panorama com o intuito de promover ações que aprimorem a formação inicial e contínua. Os procedimentos metodológicos deste estudo estão ancorados na pesquisa qualitativa com base etnográfica.
Coordenadora: Profa. Dra. Madalena Aparecida Machado
Pesquisadores: Aroldo José Abreu Pinto - Integrante / Marisa Gama-Khalil - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 01/08/2024
Descrição: Este projeto pretende uma interpretação da obra literária O gigante enterrado (2017) , com vistas à associação ao pensamento de Tomás de Aquino (1224/5-1274). Ao discutirmos a alma dos personagens muito mais que a travessia empreendida, teremos a oportunidade de nos aproximarmos da poética do escritor Kazuo Ishiguro, vencedor do prêmio Nobel de Literatura de 2017. Ao compreendermos como a literatura é atravessada por outros saberes como a filosofia, almejamos uma investigação que consiga suporte para uma amostragem da literatura na contemporaneidade.
Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen
Pesquisadores: Heidmann, Grasiela Veloso dos Santos - Integrante / Luciane Lucyk - Integrante / Adriana Martins de Alcantara Labres - Integrante.
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Início: 20/03/2024
Descrição: Nesta proposta de pesquisa, que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista, objetivamos refletir sobre a língua portuguesa e línguas minoritárias faladas em Sinop-MT, por meio da paisagem linguística, no intuito de fornecer uma imagem sociocultural e linguística mais completa sobre a vinda de grupos migrantes ao município de Sinop-MT. Neste contexto, cabe refletir, mais especificamente, sobre as conceitualizações de territorializações e territorialidades linguísticas com um escopo mais atento aos contatos linguísticos em voga nas interações cotidianas. Compreende-se que a análise dos aspectos materiais e iconográficos do espaço público observados neste município nos permite entender melhor a visibilidade e a invisibilidade dos vários grupos em questão, assim como reconhecer o espaço limitado para expressar a diversidade linguística e étnica, acessível para aqueles que habitam este espaço geográfico. Para tanto, por meio deste projeto, buscaremos observar o comportamento linguístico dos falantes, com ênfase em contatos de variedades, línguas minoritárias e história do português em contexto de migração, especialmente de sulistas. Sendo assim, o presente projeto pretende identificar o estado de variação linguística na comunidade local, que se apresenta plurilíngue e multidialetal, para apresentar, à comunidade científica e para a população desta região brasileira, um pouco mais da riqueza linguística em terras do Centro-Oeste, mais especificamente, do estado de Mato Grosso, propiciando a ampliação do conhecimento acerca da identidade linguística e sociocultural deste espaço geográfico.
Coordenadora: Profa. Dra. Rosana Rodrigues da Silva
Pesquisadores: Adriana Lins Precioso - Integrante / Genivaldo Rodrigues Sobrinho - Integrante / Leandro Faustino Polastrini - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 24/05/2024
Descrição: Este projeto pretende contribuir para os estudos no campo de conhecimento teórico e crítico que envolvem o tema da educação literária. A partir do estudo das representações culturais em obras literárias, a pesquisa considera as relações entre literatura e sociedade, com vistas no contexto em que se inserem autor, obra e público- leitor. Serão compreendidas como objetos de análise obras não-canonizadas, das literaturas produzidas por autores indígenas; obras de autores afro-brasileiros e obras produzidas em Mato Grosso, observadas em contextos de produção e circulação que possibilitem refletir acerca dos conceitos de identidade e cultura. Por essa abordagem, que inclui a diversidade cultural na proposição de metodologias para o estudo da literatura em sala de aula, pretende-se colaborar para a educação literária de crianças e jovens leitores em formação, de modo crítico e inclusivo.
Coordenadora: Profa. Dra. Shirlene Rohr de Souza
Pesquisadores: Benjamin Rodrigues Ferreira Filho - Integrante / Tatiane Silva Santos - Integrante / Fabiana Souza de Andrade - Integrante / Ariane Morais Santos - Integrante / Camilli Meira Santos Silva - Integrante / Graciele Rosa de Jesus - Integrante / Eliane Pereira da Silva - Integrante / Daniela Dias Guimarães Proença - Integrante / Leiva Amorim de Oliveira Guimarães - Integrante / George André Silva Ribeiro - Integrante / Abigail Martins de Souza Almeida - Integrante / Andrielle da Silva Ricardo Clester - Integrante / Daiane Alves de Amorim - Integrante / Valdinei Caes - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 01/05/2024
Descrição: A pesquisa toma as formas verbais mais tradicionais da cultura popular parlendas, adivinhas, ditados populares, trava-línguas, fábulas, contos, lendas para investigar os percursos das formas simples na cultura e identificar os pontos de interação com a literatura. As tradições orais são amplamente conhecidas como manifestações culturais de um povo, no entanto, o percurso dessas tradições é acidentado, com deslocamentos dos ritos sérios e segregados das elites na cultura oficial, para os ritos coletivos e irreverentes do povo na cultura popular e, daí, para as reduções pasteurizadas e individualistas da cultura de massas. A investigação será nutrida de estudos críticos, com aporte em fontes variadas (artigos, teses, dissertações, obras especializadas sobre os temas do exame). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, já que se propõe a analisar os fenômenos que deslocam as formas simples dentro da cultura e a compreender os movimentos sub-reptícios que impulsionam essas mudanças: do sério para o irreverente; do irreverente para o produto de consumo. No atual estágio, sob a égide da cultura de massas, as tradições orais, antes palco de compartilhamentos coletivos, como as brincadeiras de roda na rua, tornam-se eventos individualizados e remotos, com apoio de mídias digitais. A pesquisa ainda verifica a forma como essas mudanças são notadas na literatura, mais especialmente na literatura destinada a crianças e jovens leitores. Na base teórica da investigação conta-se com: Formas simples (1976), de André Jolles; A morfologia do conto maravilhoso (1984) e Raízes do conto maravilhoso (2002), de Vladimir Propp, A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1993) e Marxismo e filosofia da linguagem (1996), de Mikhail Bakhtin; A dialética do esclarecimento (1985), de Adorno e Horkheimer; e A condição humana (2004), de Hannah Arendt, dentre outros.
Coordenadora: Profa. Dra. Vanessa Fabiola Silva de Faria
Pesquisadores: Ana Maria Macedo - Integrante / Lidemberg Rocha de Oliveira - Integrante / Cristinne Leus Tomé - Integrante / Jullya Marini de Oliveira Silva - Integrante / Roberta Bezerra da Silva - Integrante / Hélio Vieira Junior - Integrante / Adilson Ângelo da Silva - Integrante / Ivoneide Patu da Silva - Integrante / Gabriella Pereira de Lima - Integrante / Alice Sthefani Gomes Gonçalves - Integrante / Rodnei Gomes Serafim - Integrante / Juliana Martins Ribeiro da Silva - Integrante / Thiago Fernando Dos Santos - Integrante / Aureir Alves de Brito - Integrante / Milton Mauad de Carvalho Camera Filho - Integrante.
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Início: 02/01/2025
Descrição: A proliferação dos discursos de ódio tem se intensificado com a expansão das mídias digitais, permitindo a rápida circulação de mensagens que promovem preconceito e discriminação. Em ambientes online, esses discursos tornam-se ainda mais perigosos em função de seu amplo alcance, dificultando a regulação e amplificando tensões ideológicas e sociais. A polarização política, especialmente entre posições conservadoras e progressistas, contribui para o acirramento desses conflitos, configurando as redes sociais como arenas de ataques verbais e violência simbólica. Inserido neste contexto, este projeto tem como objetivo analisar e categorizar os discursos de ódio nas mídias digitais no Brasil, com foco na polarização entre progressismo e conservadorismo. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de natureza documental, mobilizará a Fraseologia (cf. Stubbs, 2001) e a Análise Textual Discursiva (cf. Adam, 2011), bem como o conceito de ethos discursivo (cf. Amossy; 2005, 2017; Maingueneau, 2008) como as principais ferramentas teórico-metodológicas. O estudo examinará como esses discursos variam de forma sutil, indo da impolidez até a violência verbal extrema. A proposta é investigar enunciados proferidos em plataformas digitais, como Twitter e Facebook, observando a presença de padrões fraseológicos recorrentes que configuram a agressividade verbal. A pesquisa busca identificar de que forma as tensões ideológicas entre progressismo e conservadorismo materializam-se discursivamente, utilizando estratégias que vão desde eufemismos até ofensas diretas. Além disso, será considerada a interseccionalidade como ferramenta analítica para compreender como diferentes marcadores sociais, como gênero, raça e classe, interagem nos discursos de ódio, revelando formas específicas de violência verbal contra grupos marginalizados. O corpus será composto por enunciados coletados durante períodos de intensa atividade política, como campanhas eleitorais e debates públicos, mapeando a circulação desses discursos em ambientes altamente polarizados. Espera-se que esta pesquisa contribua para o avanço dos estudos sobre discurso de ódio ao proporcionar uma categorização mais detalhada das suas manifestações, oferecendo uma análise sobre as formas de violência simbólica presentes no ambiente digital brasileiro.
Coordenador: Prof. Dr. Everton Almeida
Barbosa
Pesquisadores: Marta Helena
Cocco
Linha de Pesquisa: Literatura,
História, Memória e Sociedade
Ano de início: 2022
Descrição: Este é um projeto de pesquisa com interface no ensino, a respeito do letramento acadêmico, cujos experimentos iniciais já estão em desenvolvimento no curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Tangará da Serra. O projeto surgiu da constatação de que uma percentagem significativa de acadêmicos inicia o curso sem condições de acompanhar as propostas curriculares do Projeto Político Pedagógico, por não terem desenvolvido determinadas aptidões e constituído um repertório razoável de leituras durante a educação básica. Baseia-se no estudo e experimentação de estratégias para desenvolvimento de habilidades e competências em detrimento da tradicional formação por aprendizagem de conteúdos. A concepção do projeto foi norteada pelo conceito de letramento apresentado por Magda Soares e acrescido do conceito de multiletramentos de Roxane Rojo; pela abordagem dialógica e interacionista de língua de Bakhtin e pela perspectiva de ensino de literatura preconizada pela Estética da Recepção, entre outros caminhos teóricos voltados à melhoria da qualidade da formação docente. Os métodos de aplicação do projeto vão desde diagnósticos iniciais de avaliação de produção de leitura e de escrita de vários gêneros discursivos, de diagnóstico das condições socioeconômicas por meio de questionário, do histórico da vida estudantil na educação básica por meio de memorial e de avaliação do manuseio de algumas ferramentas digitais. Os planos de intervenção serão elaborados a partir dos diagnósticos, de modo coletivo ou específico, realizando- se, ao final, outro diagnóstico que demonstre eventual evolução dos acadêmicos.
Coordenadora: Profa.
Dra. Tatiane Silva Santos
Linha de Pesquisa:
Literatura, História, Memória e Sociedade
Ano de início: 2022
Pesquisadores: Shirlene Rohr de
Souza (integrante), Tania Maria da Silva Maia (integrante)
Descrição: “O registro das memórias como instrumento de ação: literatura e resistência” parte da reflexão apontada por Lejeune (2008) de que o diário é um instrumento de ação, para apontar as potencialidades deste tipo de escrita. Buscamos, com esta pesquisa, responder as seguintes questões: como o texto memorialístico pode romper antigos tabus acerca de quem pode ser escritor em nossa sociedade? Qual a importância do diário para o escritor? Como ocorre o registro do processo de escrita frente aos acontecimentos do cotidiano relatado nestes tipos de texto? Para responder a estes e outros questionamentos levantados ao longo da investigação, partimos da produção da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977) que mostra em seu diário a imagem de uma mulher com diferentes qualificativos: escritora, catadora, mãe, cantora, compositora, leitora, crítica e moradora da favela do Canindé, ao contrário do que a mídia e grande parte da crítica tentaram em muitos momentos mostrar: uma visão única que, na maioria das vezes, esconde os múltiplos talentos da autora. Partindo dos estudos de Lejeune (2008), Didier (2001), Mbembe (2018), Gonzalez (2020), Gomes e Pereira (2001), Perpétua (2014), analisaremos a escrita do texto memorialístico em nosso país e as questões raciais que permeiam as críticas e a divulgação deste gênero nossa sociedade.
Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Freitag Schweikart
Pesquisadoras: Olandina Della Justina (Integrante); Leandra Ines Seganfredo Santos (Integrante), Ana Carolina de Laurentiis Brandão (Integrante).
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Ano de início: 2022
Descrição: O projeto tem como objetivo investigar a compreensão que professores de língua inglesa têm de suas habilidades e competências para o ensino do inglês e para o uso das tecnologias digitais nos processos pedagógicos. Parte-se da concepção de habilidade e competência apresentados nos documentos oficiais que orientam a educação básica, como a (BNCC), e a formação inicial de professores (BNC) e, para além destes uma ampliação do embasamento teórico com vistas à compreensão dos contextos sociais, históricos e culturais em que estes profissionais estão inseridos. O foco nas habilidades e competências do professor de inglês, baseadas nos documentos oficiais que orientam a educação, se faz necessário para compreender os aspectos que norteiam seu fazer docente, principalmente diagnosticar os reflexos da pandemia nas ações docentes. É possível que novas necessidades de formação tenham emergido do desafio de ministrar aulas em modalidade remota, dessa forma é basilar um diagnóstico desse panorama com o intuito de promover ações que aprimorem a formação inicial e contínua. Os procedimentos metodológicos deste estudo estão ancorados na pesquisa qualitativa com base etnográfica.
Coordenadora: Profa. Dra. Cristiane Horst
Pesquisadores: Cléo Vilson Altenhofen - Coordenador / Fernanda von Mühlen - Integrante / Amanda Timmen Mello - Integrante / Mamadú Saliu Djaló - Integrante / João Machado - Integrante / Mônica Schreiner - Integrante / Brenda Novaes Buschle - Integrante / Ana Luiza Schneider - Integrante / Daniel Abud Marques Robbin - Integrante.
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Início: 2024
Descrição: Trata-se de projeto que conta com Bolsa Produtividade do CNPq e que tem por objetivo aprofundar o estudo das relações entre e de uso, manutenção e perda do plurilinguismo e de línguas de imigração, e seu papel na descrição da variação e mudança linguística. O foco central do estudo recai nas migrações e contatos linguísticos do Hunsrückisch, abordado pelo macroprojeto ALMA-H (Atlas Linguístico-Contatual das Minorias Alemãs na Bacia do Prata), que serve de base para a pesquisa. O estudo orienta-se pelos pressupostos teóricos da geolinguística no sentido amplo, como área de estudo das relações entre língua e espaço.
Coordenadora: Profa. Dra. Marília Silva Vieira Pereira
Pesquisadores: Rodrigo Gomes Firmino Ribeiro - Integrante
/ Aline Érika Andrade de Freitas - Integrante.
Linha de Pesquisa: Práticas
de Linguagem e Sociedade
Início: 2022
Descrição: As pesquisas
sociolinguísticas (LOPES, 1998, 2003a, 2003b, 2004, 2007 e outras) têm
demonstrado que a forma pronominal a gente está implementada no Português
Brasileiro (doravante PB), figurando como alternativa ao pronome nós. Ao tratar
dessa temática, o presente artigo apresenta parte de uma pesquisa mais ampla
acerca da variação dos pronomes-sujeito nós e a gente em um corpus escrito de
Goiás. Para esta pesquisa, julgou-se pertinente investigar quando a forma
pronominal inovadora começou a ser utilizada pelos na variedade goiana. Para
tanto, será realizada uma busca de cartas escritas em Goiás, nos séculos XIX e
XX. Dessa maneira, observados os períodos, almeja-se ainda verificar em que
tipos de cartas a forma esteve mais presente e se a variante nós era mais
recorrente. A pesquisa está calcada nos estudos da Teoria Variacionista de base
laboviana (LABOV, 1978, 2008; WEINER; LABOV, 1983; WEINREICH; LABOV; HERZOG,
2006), da Sociolinguística Histórica e nas pesquisas sobre gramaticalização
clássica, a fim de investigar a variação pronominal primeira pessoa do plural
no Português Brasileiro (CASTILHO, 1997, 2016; LOPES, 1998, 2003a, 2003b, 2004;
VIANNA; LOPES, 2015, dentre outros).
Coordenadora: Profa. Dra. Marilena Inácio de Souza
Pesquisadores:
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Início: 2022
Descrição: Não é de hoje que convivemos com a disseminação discursiva de “pequenas frases”. Desde os tempos imemoriais, “frases” foram separadas de seus contextos e/ou co-textos originais e dadas a circular isoladamente, como se fossem enunciados acima e fora dos textos comuns. Na nossa sociedade, o fenômeno sempre ocorreu, mas talvez se tenha intensificado no mundo contemporâneo. A mídia é, provavelmente, o seu principal veículo e, por conseguinte, o gestor mais eficiente: manchetes, “olhos”, frases da semana, títulos e intertítulos de artigos e de reportagens etc. Ancorados na Análise de Discurso de orientação francesa, em especial, nos recentes trabalhos de Dominique MAINGUENEAU (2006; 2007; 2010; 2011; 2014), buscaremos, por um lado, descrever e analisar o funcionamento linguístico-discursivo de um conjunto de “pequenas frases”, cujas mobilizações discursivas vem ultrapassando não só as fronteiras do discurso de origem, mas também as fronteiras do tempo e do espaço. Por outro, evidenciar o trabalho de direcionamento de sentidos do sujeito enunciador/mídia que, ao trazer enunciados destacados, de um fundo textual, como destaques enunciativos de um grande número de acontecimentos históricos, redireciona os sentidos daquilo que enuncia, sem, no entanto, evidenciar esse direcionamento. Não se trata de examinar em que medida o sentido “original” desses enunciados teria sido reafirmado e/ou alterado, mas de observar o incessante trabalho de recontextualização, em função dos interesses dos sujeitos enunciadores que os convocam em seus discursos. Isso explica o fato de não podermos cercear, tampouco delimitar os sentidos inscritos nas “pequenas frases”, muitas de suas manifestações resultam de injunções históricas e inconscientes, das quais, às vezes, só após algum tempo de sua “acontecimentalização” discursiva conseguimos fazer uma interpretação pertinente.
Coordenador: Prof. Dr. Manoel
Mourivaldo Santiago Almeida
Pesquisadores: Manoel
Mourivaldo Santiago Almeida e colegas doutras Instituições
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Ano de início: 2021
Descrição: Este projeto, guiado pela base teórico-metodológica proposta para Filologia ou Crítica Textual, tem como objetivos (i) realizar edição crítica e estabelecimento ou fixação de obras literárias de língua portuguesa do período arcaico ao século XXI e (ii) desenvolver trabalhos de reprodução e estudo linguístico-filológico de manuscritos e impressos portugueses (documentos públicos e particulares não literários), datados de diferentes etapas da história da língua. Atualmente, este projeto dialoga com mais três também em andamento na USP - instituição de origem do pesquisador - na Fundação Biblioteca Nacional-RJ e na Universidade de Santiago de Compostela (USC). São eles: Projeto de História do Português Paulista (USP), Arqueologia do Livro Na Biblioteca Nacional (FBN) e Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (USC).
Coordenadora: Profa. Dra. Olandina Della Justina
Pesquisadores:
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Início: 2022
Descrição: O projeto de pesquisa será conduzido por meio de uma perspectiva interdisciplinar que congrega pesquisadores de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Educação Física e Sociologia do Esporte para estudar as concepções de usuários do Português do Brasil (PB) e as características de palavras e expressões oriundas da língua inglesa. Tais termos compõem o acervo linguístico de contextos diversos, incluindo os esportivos, comerciais, midiáticos e de redes social em que a linguagem assume características particulares. Tem como propósito descobrir as concepções dos usuários, sentidos e formatos que as palavras com origem em língua inglesa assumem ao serem usados por falantes do PB. O apoio teórico considerará os escritos sobre as áreas em questão e atenta para a compreensão linguístico-cultural de uso dos termos que servirão também à composição de publicações no campo dos estudos terminológicos.
Coordenador: Prof. Dr. Junior Cesar Ferreira de Castro
Pesquisadores: Luciano da Silva Pereira - Integrante / Maxwell Gomes Miranda - Integrante / Franciely Tavares Couto Fernandes - Integrante / Marcos Abraao Rodrigues de Novais - Integrante / Luiz Gustavo Muniz Rodrigues - Integrante / Marcos Eustáquio de Paula Neto - Integrante / Rosângela Soares de Almeida Ribeiro - Integrante / Fabrício Carlos Clemente - Integrante / Leandro José do Nascimento - Integrante / Michaelly Dias dos Santos - Integrante.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 2024
Descrição: O projeto tem como tema de pesquisa a dialética entre a tradição, a ruptura e o novo na configuração da poesia lírica contemporânea portuguesa e brasileira pela relação histórica, sociocultural e crítica do texto literário vinda deste inovador projeto poético atual. É necessário entender como os poetas convocam a tradição e o retorno à poesia moderna para compreender o materializar da história, do tempo e da memória pelo dialogismo intertextual, prosaico ou pluridiscursivo da palavra na formação do sujeito lírico. Logo, a relevânciado projeto está em traçar todo um estudo enviesado pela teoria da lírica e das suas tendências contemporâneas, buscando inferir que o processo de criação é resultado da atualização de formas onde o passado é retomado no presente como elemento composicional da poética do agora. Tem-se como perspectiva acadêmica, analisar obras literárias/poemas de autores portugueses e brasileiros com ênfase nos princípios teórico-filosóficos da representação e da subjetividade em devir para refletir sobre a natureza da nova arte poética;quanto às perspectivas sociais, o estudo visa contribuir com a emancipação do pensamento, no desenvolvimento da capacidade leitora eda escrita poética dos sujeitos envolvidos. Com efeito, será preciso adotar tanto o conhecimento científico como o método dialético seguido de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, analítico e descritivo (Demo, 1995), uma vez que o objetivo é teorizar que o retorno à tradição e, ao mesmo tempo a sua negação (Paz, 2014) instaura o novo como elementos atualizadores das formas literárias do hoje. Portanto, espera-se como resultado a elaboração, apresentação e publicação de resumos simples e expandidos, artigos em anais científicos e capítulos de livros ou uma coletânea de poemas de autoria própria do grupo de pesquisa, debatendo que esse ato de tornar novo pela relação histórica e sociocultural da poesia lírica contemporânea portuguesa e brasileira não se limita a uma forma fixa fechada,mas na própria despoetização do poema (Barbosa, 1975). A permanência da tradição e a sua ruptura na poética do agora ocorre através da crítica formativa, e o fazer da poesia se configura de conteúdos e um ponto de vista voltado para a objetividade da experiência vivida do sujeito lírico.
Coordenadora: Profa.
Dra. Olandina Della Justina
Pesquisadores: Juliana Freitag Schweikart (Integrante), Leandra Ines Seganfredo Santos (Integrante).
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Ano de início: 2022
Descrição: Este projeto de pesquisa, desenvolvido sob a perspectiva da Linguística Aplicada, entrelaça-se com ações extensionistas e é organizado por meio de dois eixos investigativos: 1) Formação de professores (inicial e contínua) que poderão atuar futuramente ou que já atuam no ensino de língua inglesa para crianças (LIC) em anos iniciais de escolarização e no ensino fundamental; 2) A criança como aprendiz de língua inglesa constitui o foco do eixo que estuda o ensino-aprendizagem vivenciado pelas crianças. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa é qualitativa e se relaciona com a pesquisa de base etnográfica e pesquisa-ação. A análise de dados será realizada pelo viés do interpretativismo. As questões de pesquisa que nortearão os estudos e as descobertas, de forma ampla são: 1) Quais as concepções de professores sobre o ensino-aprendizagem de LIC e enfrentamentos vivenciados por esses profissionais? 2) Como se caracteriza a formação continua de professores de LIC associadas a ações extensionistas? Como se caracteriza o ensino-aprendizagem de LIC?.
Coordenador: Prof. Dr. Marcelo Jacó Krug
Pesquisadores: Cristiane Horst - Integrante / Steffen, Martina - Integrante / Joachim Steffen - Integrante / Leonardo Cerno - Integrante / Benjamin Meisnitzer - Integrante / David Paul Gerhard - Integrante / Elena Wendling Ruscheinsky - Integrante.
Linha de Pesquisa: Práticas de Linguagem e Sociedade
Início: 2024
Descrição: Esta pesquisa insere-se no âmbito dos estudos de macro-análise da variação linguística em situações complexas de contato multilíngue, assim como a relação e influências destas situações com fatores extralinguísticos. Constitui objetivo central do projeto, coletar dados linguísticos na região de Missões-Misiones, aplicando os fundamentos teóricos e metodológicos necessários para a constituição de uma base de dados adequada para um atlas linguístico-contatual online, que dê conta de apresentar o complexo linguístico de variedades do alemão e do guarani em contato com o português, o espanhol e o portunhol , na região das Missões e Oeste de SC, no BR, Misiones, na AR e PY. Tal propósito seguiu os pressupostos de uma ciência ampla da variação linguística que reúne, em um mesmo modelo, as categorias sociolinguísticas e o espaço pluridimensional de análise geolinguística, segundo a perspectiva de (Thun 2010), levada a efeito nos atlas linguísticos do Uruguai e do contato Guarani-Espanhol no Paraguai e Altenhofen (2004) em seu Atlas das Minorias Alemãs (ALMA), no BR, AR e PY. Em termos práticos, o projeto segue os seguintes passos: a) fixação de critérios para a constituição de uma base de dados online; b) definição de um questionário dividido em blocos temáticos, menos extenso, com questões linguísticas e extralinguísticas (non multa sed multum); c) avaliação das implicações metodológicas para a coleta questões de pesquisa; d) avaliação, no mesmo sentido, das consequências para a sua cartografia, como instrumento de visualização de relações e resultados; e) realizar a coleta de dados nos pontos selecionados; f) criar um aplicativo para coleta de dados; g) desenvolver a plataforma para inserção e disponibilização do atlas online. Esta pesquisa há de favorecer a descrição e análise do complexo linguístico existente na região Missões-Misiones, assim como revitalizar estudos e variedades minoritárias em contato com as línguas dominantes em regiões transfronteiriças.
Coordenadora: Adriana Lins Precioso
Pesquisadores: Jesuino Arvelino Pinto, Genivaldo Rodrigues Sobrinho, Rosana Rodrigues da Silva, Helenice Joviano Roque de Faria, Ana Claudia Servilha Martins Poleto, Ednaldo Saran, Gabriel Buriolla Perez, Matheus Araujo Prado, Aline Cardoso Mota de Assis, Igor Marangon, Queli Cristina Rezende Macedo, Ana Lucia Ponciano Ribeiro.
Linha de Pesquisa: Literatura, História, Memória e Sociedade
Início: 22/08/2025
Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa é fomentar, estudar e divulgar tipos de literatura que, até bem pouco tempo, não eram considerados textos literários de qualidade por estarem fora dos padrões estabelecidos nos cânones clássicos ocidentais. Sendo assim, a literatura de autoria negra e indígena, a literatura afro-brasileira, a literatura produzida em Mato Grosso, as relações contemporâneas entre artes e suas potencialidades intersemióticas, a poética dos textos multimodais, a literatura LGBTQIA+ entre outros gêneros e temáticas da literatura e das teorias da contemporaneidade ainda encontram resistência nos espaços acadêmicos mais conservadores e são deixados de lado no campo da pesquisa científica. Não se pode negar que há, também na Literatura e nas Artes, uma necessidade de reparação histórica que precisa ser trazida à tona e discutida pela academia, principalmente quando pensamos na obrigatoriedade prevista nas leis Nº 10.639/2003 e na Nº 11.645/2008, as quais tratam da obrigatoriedade o estudo das História e Cultura Africana e Afro-brasileira e também, a indígena. As produções literárias do nosso tempo exigem novos olhares sobre o próprio texto e sobre as formas de abordagem crítica e teórica que acompanhem essas inovações. Pode chegar a parecer uma certa "desobediência" confrontar o cânone, algumas teorias e formas de análise do texto, todavia, não se pode ignorar que a ciência busca e precisa se deslocar para atender as necessidades de cada tempo.