PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS
Linhas de Pesquisa
Estudos Linguísticos
Esta linha se dedica ao estudo de teorias e usos da linguagem na relação sujeito e sociedade, com ênfase no contexto linguístico-cultural da Amazônia, a partir da descrição e análise linguística referentes a texto, discurso, variação e diversidade na interface morfossintático-semântica e fonológica, da constituição identitária, da formação docente e do ensino e aprendizagem de línguas.
Estudos Literários
Esta linha se dedica ao estudo da literatura enquanto objeto artístico, compreendido em suas articulações em contexto nacional e internacional, enquanto agência de formação do leitor nos múltiplos letramentos, considerando as pesquisas dos processos interculturais e identitários de regiões da Amazônia.
Estudos relacionados às práticas de linguagem em contextos sociais diversos, incluindo as presentes no ensino-aprendizagem de primeira língua e línguas adicionais, formação de professores (inicial e continuada) e políticas públicas educacionais, bem como seus impactos no contexto plurilíngue amazônico.
Pesquisas relacionadas à análise e descrição de línguas e linguagens em uso na sociedade. Dedica-se à diversidade linguística que constitui as interações sócio-histórico-culturais do cenário amazônico, em sintonia com o contexto global.
Relações entre literatura, história, memória e sociedade, incluindo análise de obras constituídas como cânone, assim como aquelas consideradas periféricas. Estudo da literatura na contemporaneidade, observando-se a multiplicidade de linguagens, as relações com outras artes, a pluralidade de abordagens teóricas e as variadas tendências críticas. Estudos que focalizam a literatura e a sociedade em face da evolução histórica e cultural, considerando as pesquisas dos processos interculturais e identitários de regiões da Amazônia.
Ensino e difusão da literatura no plano da escola e da sociedade, considerando a formação do leitor nos múltiplos letramentos. Representações da leitura. Literatura contemporânea em suas diversas manifestações. Proposta de novas práticas discursivas no âmbito da oralidade e da escrita. Estudos das relações de produção, circulação e consumo da obra literária.