PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM LETRAS
Grupos de Pesquisa
Líder: Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0829520550442862
Busca contribuir com estudos na área das TDICs
na educação, tecnologia assistiva, na educação básica, profissionalizante e
superior. Pesquisas desenvolvidas: A influência do uso do computador no
processo de memória em jovens, adultos e idosos (FAPEMAT); Projeto EDUTA
(FAPEMAT). Em desenvolvimento: O uso das estratégias de aprendizagem em
diferentes ambientes virtuais de aprendizagem e sua relação com o papel
professor/tutor UEL/UNEMAT (CNPQ); Desenvolvimento, uso e avaliação (do uso) de
tecnologias assistivas por pessoas com deficiência considerando os ambientes e
as interações sócias (Pesquisa em Rede aprovado pela FAPEMAT/FINEP-
UFMT/UNEMAT/UFLA); Laboratórios de Informática das Escolas Públicas Estaduais
Mato-Grossenses: análise discursiva da realidade educacional(FAPEMAT);
Mapeamento sistemático de uso de tecnologia assistiva nos processos
educacionais inclusivos de pessoas com deficiência (FAPEMAT). Certificado pelo CNPq desde 2002.
Líder: Profa. Dra. Adriana Lins Precioso
Vice Líder: Profa. Dra. Ana Cláudia Servilha Martins Poleto
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0266736987864550
Repercussão em MT: Dados os aspectos que interferem diretamente na produção científica no estado de Mato Grosso, dos geográficos aos ideológicos, considera-se que o presente grupo possa fazer emergir o debate, já iniciado por algumas instituições, acerca da valorização do produto literário mato-grossense e suas relações com o corpus nacional. Para que se estabeleça o contato entre o que se produz e a repercussão dos resultados, faz-se mister a participação em eventos regionais, nacionais e internacionais, tais como EMEL, COLE, ANPOL, ABRALIC, CONAELL. Além disso, eventos locais deverão ser organizados pelo grupo para levar a público os resultados e integrar demais pesquisadores da área. Além dos eventos, os participantes, na qualidade de pesquisadores e estudantes, deverão encaminhar artigos para revistas especializadas, de circulação nacional, obedecendo aos critérios estabelecidos pela CAPES. (Certificado pelo CNPq desde 2007)
Líder: Prof. Dr. Lucio José Dutra Lord
Vice Líder: Profa. Dra. Cristinne Leus
Tomé
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2411680971478969
O GEdEL foi instituído em 2002 com a Linha de Pesquisa: O Sujeito do Conhecimento com o propósito de estudar a linguagem e o discurso dos sujeitos que atuam na educação primando pela relação universidade-escola e demais sujeitos sociais. Nos anos posteriores, as seguintes Linhas de Pesquisa integraram o Grupo: Estudo das relações entre linguagem, formação docente e ensino-aprendizagem de línguas e literaturas; Estudo das relações entre linguagem, instituição e sociedade; Teorias da Linguagem e Ensino. Em 2013 passou a integrar a Linha de Pesquisa Linguagem, história, sociedade e tecnologia do Curso de Letras (FACHLIN) e, em 2016, a Linha de Pesquisa Estudos Linguísticos - Análise do Discurso do Mestrado Acadêmico de Letras (FACHLIN). A Análise do Discurso fundada por Michel Pêcheux embasa o referencial teórico do Grupo em sua articulação com outras teorias. Certificado pelo CNPq desde 2002.
Líder: Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos
Vice Líder: Profa. Dra. Olandina Della Justina
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2075211673593166
O grupo pretende ser um fórum
de discussão permanente pautado nos estudos e desenvolvimento de pesquisas em
Linguística Aplicada (LA) e Sociolinguística. A ênfase em LA centra-se sobre a
formação docente, ensino-aprendizagem de línguas e estudos da linguagem no Mato
Grosso e, consequentemente, para a região Centro-Oeste e Brasil. Em
Sociolinguística prioriza-se refletir sobre as variedades linguísticas da
língua portuguesa e línguas minoritárias faladas em Mato Grosso. Os objetivos
se estendem a ações que envolvem a orientação de trabalhos de graduação,
especializações em lato e stricto sensu, organização de eventos, apresentações
conjuntas em eventos e atualização permanente em relação à produção científica
nacional e internacional. Pretende promover o desenvolvimento de projetos
interinstitucionais e interdepartamentais acerca das temáticas atuais
circulantes, bem como, em uma perspectiva interdisciplinar, oportunizar troca
de informações com interessados nos estudos da área. Certificado pelo CNPq desde 2009.
Líder: Prof. Dr.
Junior Cesar Ferreira de Castro
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/808322
O GEPPOCON visa discutir a
poesia lírica contemporânea pela formação do sujeito lírico fora de si.
Busca-se uma investigação pela teoria da lírica e nas tendências contemporâneas
enquanto processo de criação e atualização de formas. É composto por membros
internos e externos para analisar poemas dos países de língua portuguesa, em
especial, Brasil e Portugal, tendo-se como resultado a publicação em anais
científicos, capítulos de livros/e-book e, ainda, a criação do colóquio do
grupo para debater que o ato de tornar novo não se limita a uma forma fixa
fechada, mas na despoetização do poema. Certificado pelo CNPq em 2024.
Líder: Profa. Dra. Ana
Carolina de Laurentiis Brandão
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1502876527847653
O GPNEL reúne pesquisadores interessados na Pesquisa Narrativa enquanto caminho teórico-metodológico para se discutir questões relacionadas ao ensino-aprendizagem de línguas. Abarca estudos que se valem de narrativas de experiência/histórias de vida de professores, aprendizes e demais atores que dão forma a contextos de ensino-aprendizagem de línguas, desenvolvidos dentro do escopo da Linguística Aplicada. O GPNEL tem como objetivos explorar o valor e a potencialidade de metodologias e métodos narrativos diversos, e compreender aspectos do ensino-aprendizagem línguas a partir de narrativas de experiência acerca desse processo. O grupo entende a narrativa de experiência, seja ela oral, escrita, visual, sinalizada ou multimodal, como espaço profícuo de investigação, reflexão, problematização e resistência. Certificado pelo CNPq em 2025.
Líder: Profa. Dra. Shirlene Rohr de Soza
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6193869310730677
O grupo visa investigar mudanças sociais e políticas, tendo como referência suas implicações nas relações de poder, na estrutura social, na constituição e organização do espaço, da memória e da produção cultural. Inclui pesquisas com as seguintes temáticas: Estado e sociedade; atores sociais, ação coletiva; direito, acesso à justiça, segurança; mobilidade social, ocupacional e espaço; trabalho, flexibilização, novas reconfigurações nas relações de trabalho e gênero; territorialidade, migrações; classes sociais; exclusão social; memória, cultura, literatura; produção e organização social da informação. Como repercussão imediata o GP participará de palestras, cursos de formação, eventos no Brasil e no exterior, produzirá publicações e produções técnico-científica. Além disso, as atividades do GP estarão centradas no desenvolvimento do projeto de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Humanidades que irá capacitar licenciados e professores da Educação da Rede Pública de Ensino. Certificado pelo CNPq desde 2017.
Líder: Prof. Dr. Aroldo José Abreu Pinto
Vice Líder: Jesuino Arvelino Pinto
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3924794138215956
O Grupo realiza pesquisas em nível de Mestrado e Doutorado em literatura e ensino e literatura e sociedade no Estado de Mato Grosso. Também possui projeto na área financiado pelo CNPq e coordenado pelo Prof. Aroldo José Abreu Pinto. Somente em 2023, o grupo publicou cerca de 20 artigos e/ou capítulos de livros em revistas especializadas e coletâneas na área de Literatura e Ensino, além de publicar a obra Leitura da Literatura em Sala de Aula: propostas de abordagem (https://online.fliphtml5.com/ojjvy/eehr/) e o volume 27 da Revista Alere - Dossiê Leitura, Literatura e Ensino: reentrâncias da produção de sentido. Certificado pelo CNPq desde 2006.
Líder: Profa. Dra. Madalena Aparecida Machado
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4479565623971754
Difundir a pesquisa em Literatura produzida em Mato Grosso; Divulgar os trabalhos de pesquisa do grupo em congressos, simpósios, encontros, seminários de Literatura; Publicar artigos referente ao resultados de pesquisa do grupo; Planejar e executar ações do grupo que se efetivem em eventos científicos; Propor discussões referentes ao regionalismo na Literatura Brasileira feita em Mato Grosso. Implantamos em 2010 um evento científico voltado à Literatura cuja denominação é CICLO DE DEBATES SOBRE PESQUISA EM LITERATURA. Em 2023 realizamos a VII edição. Em 2023 também promovemos o evento CONGRESSO LITERÁRIO NACIONAL RICARDO DICKE. Edição da Revista Fronteira Digital; Acompanhamento dos alunos do grupo interessados em realizar o Mestrado e Doutorado em Estudos Literários na UNEMAT; Os membros do grupo orientam alunos de graduação e/ou pós-graduação, ministra disciplinas e participa de bancas de qualificação e defesa; emite pareceres para revistas científicas e/ou editoras acadêmicas.
Líder: Profa. Dra. Shirlene Rohr de Soza
Link: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1301715489295160
As contribuições no âmbito social poderão ser de várias ordens. As áreas de ciências humanas envolvidas, tal como a Literatura, buscará, por meio de trabalho de pesquisa e extensão, divulgar ao máximo as reflexões e análises aqui desenvolvidas, a fim de oportunizar aos educadores, da cidade de Tangará da Serra e região, pensarem e repensarem a função da literatura infantojuvenil como atividade fundamental do processo educacional, tendo em vista a formação de cidadãos críticos com habilidade para considerar e refletir de forma complexa, não linear, sobre o mundo e sua dinâmica. Com participações em eventos programados busca-se abrir espaços e caminhos para se construir coletivamente maior qualidade educacional na cidade e região circunvizinha. Entende-se que qualquer investimento em educação traz, conforme já se constatou na história do mundo, a médio e a longo prazo, um retorno muito maior do que os valores investidos. Certificado pelo CNPq desde 2009.