MENU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE NACIONAL
Dissertações e Teses do Programa
Publicações no ano de 2024
Data da defesa da Dissertação: 26/09/2024
Aluno: ANIELI BARBOSA
Orientador: NILCE MARIA DA SILVA
Titulo: Alfabetização e letramento de estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Estudo do Método IntraAct Brasil
Data da defesa da Dissertação: 24/09/2024
Aluno: ELESSANDRA FERREIRA DE OLIVEIRA SILVA
Orientador: IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Titulo: O COENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Experiência vivenciada em duas salas de aula no município de Sinop - MT
Data da defesa da Dissertação: 16/09/2024
Aluno: EDNA RODRIGUES MARQUES
Orientador: IRENE CARRILLO ROMERO BEBER
Titulo: Políticas Públicas de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva: Um estudo de caso de São Miguel do Araguaia - GO
Data da defesa da Dissertação: 05/09/2024
Aluno: ELIANA BARBOSA DA SILVA BARRETO
Orientador: ARIELE MAZOTI CRUBELATI MUSIALAK
Titulo: ENSINO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE JUARA -MATO GROSSO: ANÁLISES ACERCA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Data da defesa da Dissertação: 05/09/2024
Aluno: VANIA CRISTINA MARQUES
Orientador: ROBSON ALEX FERREIRA
Titulo: AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA DIGITAL COMO PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ESTUDANTES COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO
Data da defesa da Dissertação: 31/07/2024
Aluno: ESTÊVÃO BARBOSA DOS SANTOS
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: OS SABERES DE EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA ESCOLAR: A PRÁXIS DO EDUCADOR EM CENA PELA HISTÓRIA DE VIDA NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Data da defesa da Dissertação: 18/07/2024
Aluno: FABRICIA LIDIANE CAMILO PEDROSO
Orientador: IVONE JESUS ALEXANDRE
Titulo: ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Data da defesa da Dissertação: 18/07/2024
Aluno: FABRICIA LIDIANE CAMILO PEDROSO
Orientador: IVONE JESUS ALEXANDRE
Titulo: ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL POR MEIO DE ATIVIDADES DE CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA
Data da defesa da Dissertação: 28/05/2024
Aluno: PRISCILA MARENGO SEGRILLO
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: Práticas colaborativas entre professores das salas de Atendimento Educacional Especializado e Sala Comum, numa perspectiva da educação inclusiva
Data da defesa da Dissertação: 28/05/2024
Aluno: PRISCILA MARENGO SEGRILLO
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: Práticas colaborativas entre professores das salas de Atendimento Educacional Especializado e Sala Comum, numa perspectiva da educação inclusiva
Publicações no ano de 2022
Data da defesa da Dissertação: 30/11/2022
Aluno: FERNANDA SPENAZZATO SEGER
Orientador: ALBINA PEREIRA DE PINHO
Titulo: FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM HABILIDADES METAFONOLÓGICAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Data da defesa da Dissertação: 27/10/2022
Aluno: PÉRICLES BAPTISTA GOMES
Orientador: SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Titulo: O ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): A UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO PEDAGÓGICO
Data da defesa da Dissertação: 27/10/2022
Aluno: PÉRICLES BAPTISTA GOMES
Orientador: SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Titulo: O ADOLESCENTE COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): A UTILIZAÇÃO DE UM APLICATIVO MÓVEL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO PEDAGÓGICO
Data da defesa da Dissertação: 21/10/2022
Aluno: LEILA ADRIELI ROESLER ROHENKOHL
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: Altas Habilidades/Superdotação: oficinas formativas para identificação destes alunos em uma escola da rede pública de Sorriso-MT
Data da defesa da Dissertação: 21/10/2022
Aluno: LEILA ADRIELI ROESLER ROHENKOHL
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: Altas Habilidades/Superdotação: oficinas formativas para identificação destes alunos em uma escola da rede pública de Sorriso-MT
Data da defesa da Dissertação: 17/10/2022
Aluno: POLIANA ACS TEODORO
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCO NA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Data da defesa da Dissertação: 17/10/2022
Aluno: POLIANA ACS TEODORO
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: FOCO NA CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
Data da defesa da Dissertação: 14/10/2022
Aluno: KELE APARECIDA DE SOUZA
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: As Práticas Educativas com Estudantes com Deficiência Visual e as Possibilidades de Aprendizagem Ativa nos Contextos de Exclusão
Data da defesa da Dissertação: 14/10/2022
Aluno: KELE APARECIDA DE SOUZA
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: As Práticas Educativas com Estudantes com Deficiência Visual e as Possibilidades de Aprendizagem Ativa nos Contextos de Exclusão
Data da defesa da Dissertação: 13/10/2022
Aluno: MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA FIGUEREDO
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: O Ensino da Língua Portuguesa como segunda Língua a Estudantes Surdos na Perspectiva do Ensino Colaborativo
Data da defesa da Dissertação: 13/10/2022
Aluno: MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA FIGUEREDO
Orientador: MARION MACHADO CUNHA
Titulo: O Ensino da Língua Portuguesa como segunda Língua a Estudantes Surdos na Perspectiva do Ensino Colaborativo
Data da defesa da Dissertação: 30/09/2022
Aluno: MARIA APARECIDA DE SOUZA SANTOS
Orientador: SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Titulo: MODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA A COLABORAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ACOMPANHAMENTO E SUPORTE PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA CIPA/MT
Data da defesa da Dissertação: 30/09/2022
Aluno: MARIA APARECIDA DE SOUZA SANTOS
Orientador: SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Titulo: MODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA A COLABORAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ACOMPANHAMENTO E SUPORTE PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA CIPA/MT
Data da defesa da Dissertação: 29/09/2022
Aluno: ALTIDAS LUIZA GUEDES INÁCIO
Orientador: ALBINA PEREIRA DE PINHO
Titulo: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Data da defesa da Dissertação: 29/09/2022
Aluno: ALTIDAS LUIZA GUEDES INÁCIO
Orientador: ALBINA PEREIRA DE PINHO
Titulo: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Data da defesa da Dissertação: 28/09/2022
Aluno: DANIELY GIMENES VOLPINI RIALTO
Orientador: ALBINA PEREIRA DE PINHO
Titulo: AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Data da defesa da Dissertação: 28/09/2022
Aluno: DANIELY GIMENES VOLPINI RIALTO
Orientador: ALBINA PEREIRA DE PINHO
Titulo: AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVAS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Data da defesa da Dissertação: 22/09/2022
Aluno: ROSIVANE SOUSA PEREIRA
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ
Data da defesa da Dissertação: 22/09/2022
Aluno: ROSIVANE SOUSA PEREIRA
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: UM ESTUDO SOBRE A EXPERIÊNCIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE SANTARÉM-PARÁ
Data da defesa da Dissertação: 21/09/2022
Aluno: REBECA FERREIRA CARVALHO
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A BOLÍVIA, REGIÃO DO PANTANAL MATO-GROSSENSE
Data da defesa da Dissertação: 21/09/2022
Aluno: REBECA FERREIRA CARVALHO
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FRONTEIRA DO BRASIL COM A BOLÍVIA, REGIÃO DO PANTANAL MATO-GROSSENSE
Data da defesa da Dissertação: 16/09/2022
Aluno: MAIBY GISELE WAGNER
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: A SUBJETIVIDADE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ACOLHIMENTO E A ESCUTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Data da defesa da Dissertação: 16/09/2022
Aluno: MAIBY GISELE WAGNER
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: A SUBJETIVIDADE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS INCLUSIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ACOLHIMENTO E A ESCUTA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Data da defesa da Dissertação: 06/09/2022
Aluno: VALMIR DIAS DE MORAIS
Orientador: SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Titulo: A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL CEGUEIRA
Data da defesa da Dissertação: 06/09/2022
Aluno: VALMIR DIAS DE MORAIS
Orientador: SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Titulo: A TECNOLOGIA ASSISTIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL CEGUEIRA
Data da defesa da Dissertação: 25/08/2022
Aluno: JULIANA CRISTINA SCHMIDT SCHONS
Orientador: SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Titulo: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIA ATIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA VALORIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DE TODOS OS ESTUDANTES.
Data da defesa da Dissertação: 25/08/2022
Aluno: JULIANA CRISTINA SCHMIDT SCHONS
Orientador: SANDRA LUZIA WROBEL STRAUB
Titulo: GAMIFICAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL: METODOLOGIA ATIVA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA VALORIZAÇÃO DAS POTENCIALIDADES DE TODOS OS ESTUDANTES.
Data da defesa da Dissertação: 13/07/2022
Aluno: BERENICE MARIA DALLA COSTA DA SILVA
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: Educação Inclusiva e a Gestão Escolar: ações e práticas no processo de inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais
Data da defesa da Dissertação: 13/07/2022
Aluno: BERENICE MARIA DALLA COSTA DA SILVA
Orientador: LUCIO JOSE DUTRA LORD
Titulo: Educação Inclusiva e a Gestão Escolar: ações e práticas no processo de inclusão dos estudantes com necessidades educativas especiais