MENU
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE NACIONAL
ESTRUTURA CURRICULAR
ESTRUTURA CURRICULAR
Obrigatórias
- Fundamentos e Práticas de Educação Inclusiva
- Inovação e TDIC na educação
- Metodologia da Pesquisa Cientifica
Eletivas
- A Práxis na Educação Inclusiva e na Educação Especial
- Acessibilidade e Design Inclusivo de Recursos Educacionais
- Avaliação de pessoa com deficiência intelectual
- Avaliação numa perspectiva inclusiva e participativa
- Braille: código tátil de leitura e escrita
- Contextualização e conceito da deficiência auditiva/surdez
- Contextualização e conceito da deficiência física
- Contextualização e conceito da deficiência intelectual
- Contextualização e conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento
- Contextualização e conceito das altas habilidades/superdotação
- Cultura da Paz e Educação Inclusiva: aspectos teóricos e metodológicos
- Deficiência e acesso ao ensino universitário
- Deficiência visual: conhecimento necessário para a prática pedagógica
- Desafios da Educação Inclusiva: aspectos de fronteira em Mato Grosso
- Desenho Universal para a Aprendizagem
- Desenvolvimento e aprendizagem da Libras (língua brasileira de sinais)
- Desenvolvimento humano, sexualidade e família
- Design Educacional: Conceitos e estratégias para o desenvolvimento de cursos e recursos educacionais
- Diversidade e cultura inclusiva
- Educação Inclusiva e igualdade de gênero
- Educação Inclusiva: notas sobre o trabalho pedagógico na área do Transtorno do Espectro Autista
- Educação, Trabalho e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência
- Emoção, vulnerabilidade e inclusão
- Emoções, vulnerabilidades e educação inclusiva (UNESP).
- Ensino Colaborativo no Apoio à Inclusão Educacional
- Ensino, aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência
- Escola Pública, Diversidade e Prática Pedagógica
- Escolarização do estudante com altas habilidades/superdotação
- Estudos Avançados sobre a Surdez e a Educação das Pessoas Surdas
- Expressões femininas na Arte e na Sociedade
- Gestão democrática e projeto pedagógico
- Ingresso e a permanência dos EPAEE no ensino superior
- Legislação, ética e trabalho docente
- Linguística aplicada: formação de professores e educação inclusiva
- Metodologia da Pesquisa II: Produto educacional como resultado do processo de pesquisa
- Metodologia da Pesquisa II: Recurso Educacional
- Metodologias de Ensino Colaborativas, Acolhimento e Cuidado na Educação Inclusiva
- Plano de ensino individualizado e ensino colaborativo nas diferentes áreas da Educação Especial
- Políticas públicas: Educação Especial e Inclusiva
- Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos
- Seminário de Dissertação e Extensão Curricular
- Seminários de dissertação Unesp
- Sorobã
- Tecnologia Assistiva: estratégias e recursos
- Técnicas de Revisão de Literatura e Pesquisa em Bases de Dados de Excelência
- Tópicos especiais: comunicação alternativa nos TGD
- Tópicos específicos: acessibilidade e desenho universal
- Transtornos do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem Escolar
- Uso de Tecnologias Digitais como Espaços Educativos