PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA EM REDE NACIONAL

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR

Obrigatórias

  • Fundamentos e Práticas de Educação Inclusiva
  • Inovação e TDIC na educação
  • Metodologia da Pesquisa Cientifica

 Eletivas

  • Práxis na Educação Inclusiva e na Educação Especial
  • Acessibilidade e Design Inclusivo de Recursos Educacionais
  • Avaliação de pessoa com deficiência intelectual
  • Avaliação numa perspectiva inclusiva e participativa
  • Braille: código tátil de leitura e escrita
  • Contextualização e conceito da deficiência auditiva/surdez
  • Contextualização e conceito da deficiência física
  • Contextualização e conceito da deficiência intelectual
  • Contextualização e conceito de Transtornos Globais do Desenvolvimento
  • Contextualização e conceito das altas habilidades/superdotação
  • Cultura da Paz e Educação Inclusiva: aspectos teóricos e metodológicos
  • Deficiência e acesso ao ensino universitário
  • Deficiência visual: conhecimento necessário para a prática pedagógica
  • Desafios da Educação Inclusiva: aspectos de fronteira em Mato Grosso
  • Desenho Universal para a Aprendizagem
  • Desenvolvimento e aprendizagem da Libras (língua brasileira de sinais)
  • Desenvolvimento humano, sexualidade e família
  • Design Educacional: Conceitos e estratégias para o desenvolvimento de cursos e recursos educacionais
  • Diversidade e cultura inclusiva
  • Educação Inclusiva e igualdade de gênero
  • Educação Inclusiva: notas sobre o trabalho pedagógico na área do Transtorno do Espectro Autista
  • Educação,  Trabalho e Envelhecimento da Pessoa com Deficiência
  • Emoção, vulnerabilidade e inclusão
  • Emoções, vulnerabilidades e educação inclusiva (UNESP).
  • Ensino Colaborativo no Apoio à Inclusão Educacional
  • Ensino, aprendizagem e desenvolvimento da pessoa com deficiência
  • Escola Pública, Diversidade e Prática Pedagógica
  • Escolarização do estudante com altas habilidades/superdotação
  • Estudos Avançados sobre a Surdez e a Educação das Pessoas Surdas
  • Expressões femininas na Arte e na Sociedade
  • Gestão democrática e projeto pedagógico
  • Ingresso e a permanência dos EPAEE no ensino superior
  • Legislação, ética e trabalho docente
  • Linguística aplicada: formação de professores e educação inclusiva
  • Metodologia da Pesquisa II: Produto educacional como resultado do processo de pesquisa
  • Metodologia da Pesquisa II: Recurso Educacional
  • Metodologias de Ensino Colaborativas, Acolhimento e Cuidado na Educação Inclusiva
  • Plano de ensino individualizado e ensino colaborativo nas diferentes áreas da Educação Especial
  • Políticas públicas: Educação Especial e Inclusiva
  • Princípios da Educação Inclusiva em Direitos Humanos
  • Seminário de Dissertação e Extensão Curricular
  • Seminários de dissertação Unesp
  • Sorobã
  • Tecnologia Assistiva: estratégias e recursos
  • Técnicas de Revisão de Literatura e Pesquisa em Bases de Dados de Excelência
  • Tópicos especiais: comunicação alternativa nos TGD
  • Tópicos específicos: acessibilidade e desenho universal
  • Transtornos do Neurodesenvolvimento e Aprendizagem Escolar
  • Uso de Tecnologias Digitais como Espaços Educativos